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Por força de sentido, como devemos tratar da motricidade sendo que ela exige a visão polissêmica, sem a qual não poderíamos estabelecer relações amplas em qualquer nível de reflexão. Talvez seja possível inserir temas filosóficos que possam referendar as questões da motricidade como a atividade humana em sua essência e nela afirmar o conceito de educação física como cultura.
Fenômeno Humano.
Disciplina científica.
Fenômeno Cultural.
Delimitação epistemológica.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, (Brasil, 1997), qual é a concepção de amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais e, afirma como direito de todos o acesso a eles. Além disso, adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a formação de valores e princípios democráticos.
Reflexão e potencialidade.
Cultura Corporal.
Processo educativo.
Construção de uma cidadania plena.
As reflexões sobre o corpo e sua cultura podem explicar as posturas corporais e as evoluções desde o homem primitivo até o atual. Desde a descoberta do primeiro instrumento de trabalho do homem, considerado a mão, desde a postura bípede, das linguagens corporais, tudo pode se explicar através da diversidade dos movimentos e das necessidades do homem. Esta reflexão evolutiva pode ser trabalhada na Educação Física escolar através de expressões corporais como: "dança, jogos, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímicas, e outros que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem historicamente criados e culturalmente desenvolvidos".(COLETIVO DE AUTORES, 1992). Porém, a Educação Física escolar não está sendo desenvolvida desta forma significativa com grande abordagem dos conteúdos. Estes estão resumidos à prática desportiva, principalmente aos esportes coletivos como voleibol, basquetebol, handebol e futebol, limitando a produção de conhecimento corporal e cultural do aluno. Qual foi a causa da mudança, desta relação de esporte e aula de Educação Física?
Sempre havia quem criticasse esta iniciação precoce ao jogo desportivo já que Educação Física era sinônima de esporte.
A Educação Física escolar foi confundida com o esporte de maneira equivocada entre as décadas de 60 e 70 atendendo a interesses políticos que visavam se beneficiar desta condição.
É que mudou-se a forma de ensinar o esporte dentro da escola.
Houve uma supervalorização na produção de conhecimento corporal e cultural do aluno.
Que tipo de habilidades são as que possibilitam ao indivíduo um relacionamento motor com um ou mais objetos, como (pegar, arremessar, chutar), sendo estes alguns exemplos de habilidades motoras fundamentais desse grupo.
Habilidades de locomoção.
De equilíbrio.
Habilidades básicas.
De manipulação.
Qual é a dimensão dentro dos conteúdos da Educação Física na Escola que visa reconhecer e valorizar as atitudes não preconceituosas quanto a habilidade, sexo e religião, respeitar os adversários e colegas, participar das atividades em grupo e valorizar jogos e brincadeiras.
Dimensão atitudinal.
Dimensão Conceitual.
Dimensão procedimental.
N D A.
Qual é a abordagem que busca o desempenho máximo de padrões com comportamento sem considerar as diferenças individuais e as experiências vividas pelos alunos, dentro desta abordagem possibilita-se uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física na educação básica, busca desenvolver as brincadeiras de rua, os jogos com regras, as rodas cantadas etc.
Construtivista-interacionista.
Crítico emancipatória.
Crítico superadora.
Biológica e Cultural.
Qual é a atividade da Educação Física que é uma forma que procura resgatar o movimento humano na sua totalidade, buscando desenvolver suas capacidades físicas e habilidades motoras individualmente, de acordo com as possibilidades do aluno, ela também exige trabalho em grupo, favorecendo odesenvolvimento da criatividade e da socialização, exigindo disciplina, respeito e colaboração (TUBINO, 2000).
A ginástica artística.
O atletismo.
A Luta.
A ginástica geral.
Qual é a modalidade de atividade física definida como uma ação social institucionalizada, convencionalmente regrada, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre duas ou mais partes oponentes ou contra a natureza, cujo objetivo é, através de uma comparação de desempenhos, designar o vencedor ou determinar o recorde; seu resultado é determinado pela habilidade ou estratégia do participante.
Jogos.
Lutas
Esporte.
Ginástica.
Os primeiros anos de vida do ser humano são caracterizados por mudanças marcantes nas dimensões cognitivas, motoras, sociais e afetivas. Para fins de análise, esta visão das várias dimensões é aceita no meio acadêmico, mas ela joga para o profissional que atua diretamente com a educação de crianças a responsabilidade de integrar todo o conhecimento disponível de modo a garantir uma visão global e harmônica de um ser extremamente complexo. No contexto da escola, os problemas levantados nunca são apenas físicos, ou emocionais, ou cognitivos. Conseqüentemente, as soluções não se encontram nem na sala de aula, nem no refeitório, nem no trabalho individual, nem no trabalho em pequenos ou grandes grupos. Onde é que se encontram as soluções para os problemas encontrados nos alunos de acordo com o texto?
No ambiente físico da casa e escola.
Na seleção de inúmeros problemas do auto-conceito e desenvolvimento.
Em todas as instâncias da vida escolar.
Nas relações com as pessoas, com os objetos e meio ambiente.
As competições escolares, internas ou externas, ainda mobilizam discussões no campo da educação física escolar. A Revista Movimento dedicou vários números a essa discussão. O fenômeno esportivo está presente no cotidiano e é inegável o fascínio que exerce entre os estudantes. De modo geral, as propostas para a educação física defendem a não reprodução na escola do esporte de rendimento. De fato, as condições e o tempo semanal destinado às aulas de educação física impossibilitam realizar seriamente o treinamento esportivo. A intensidade, o volume, a cobrança e as expectativas sobre um grupo de alto nível em nenhum momento se assemelham à nossa realidade escolar; portanto, sessões de treinamento de alto nível na aula de educação física não podem existir. Teriam que ser criados horários alternativos de treinamento para grupos selecionados. Contudo, a competição escolar é um recurso de animação. O que é que o treinamento requer para que tenhamos uma competição que agrade os alunos e que é difícil para o professor encontrar em uma sala de aula?
Dentro do processo pedagógico, um grupo seletivo nos treinamentos esportivos.
Um grupo selecionado, motivado, e com capacidades físicas em níveis semelhantes.
Um grupo maior fomentado por sucesso e outro por vivência.
Um grupo seletivo maior, motivado nos treinamentos.
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