Questões de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a citação de (BRACHT, 1992): "...Entendo que, para aprender educação física enquanto fenômeno, é preciso, num primeiro momento, desvencilhar-se daquilo que desejamos que ela seja". Além disso, é importante atentar para o que nos diz (VIEIRA PINTO, 1979): "O conteúdo de todo conceito é a sua história." Acreditando estar respaldado pela história, Bracht conceitua, mesmo que descritivamente, a educação física como

  • A.

    uma disciplina curricular essencial ao desenvolvimento social, histórico, crítico e motor da criança.

  • B.

    um componente curricular atrelado ao processo de construção histórica do currículo escolar.

  • C.

    uma área de estudo construída historicamente, presente dentro e fora da escola.

  • D.

    uma prática didático-pedagógica, construída historicamente pelos homens.

  • E.

    a prática pedagógica que tem tematizado elementos da esfera da cultura corporal / movimento.

Os conteúdos ligam, de forma indissociável, a sua significação humana e social (LIBÂNEO, 1985). Qual das alternativas só exprime princípios para a seleção dos conteúdos?

  • A.

    Realidade social, nível de informação dos alunos a respeito do esporte, necessidade e interesse dos alunos, aptidão físico- esportiva.

  • B.

    História de vida dos alunos, preparação profissional do professor, manifestações da cultura da região.

  • C.

    Relevância social, necessidades e interesses dos alunos, história de vida dos alunos, respeito à faixa etária.

  • D.

    Relevância social, contemporaneidade, adequação sócio-cognitivista do aluno, simultaneidade dos conteúdos.

  • E.

    Realidade e relevância social, nível de conhecimento dos alunos, necessidade e interesse dos alunos.

O Coletivo de Autores (1992) propõe a superação do sistema seriação e estabelece o sistema de ciclos de escolarização composto de:

  • A.

    1º. Ciclo - Educação Infantil; 2º. Ciclo - 1ª. a 4ª. série do Ensino Fundamental; 3º. Ciclo – 5ª. a 8ª. série do Ensino Fundamental e 4º. Ciclo – Ensino Médio.

  • B.

    1º. Ciclo - Educação Infantil e 1ª. a 3ª. série do Ensino Fundamental; 2º. Ciclo - 4ª. a 6ª. série do Ensino fundamental; 3º. Ciclo – 7ª. e 8ª. série do Ensino Fundamental; 4º. Ciclo – Ensino Médio e 5º. Ciclo - Ensino Superior.

  • C.

    1º. Ciclo - organização da identidade dos dados da realidade; 2º. Ciclo - iniciação à sistematização do conhecimento, 3º. Ciclo - ampliação da sistematização do conhecimento e 4º. Ciclo - aprofundamento da sistematização do conhecimento.

  • D.

    1º. Ciclo - Identificação da realidade; 2º. Ciclo - iniciação ao conhecimento da cultura corporal; 3º. Ciclo - ampliação do conhecimento da cultura corporal e 4º. Ciclo - especialização do conhecimento da cultura corporal.

  • E.

    1º. Ciclo - Identificação da realidade; 2º. Ciclo - iniciação à cultura de movimento; 3º. Ciclo - ampliação da cultura de movimento e 4º. Ciclo - especialização da cultura de movimento.

Sendo o jogo um dos conhecimentos a serem desenvolvidos nas aulas de educação física, o que deve ser considerado para sua utilização, enquanto conteúdo?

  • A.

    A memória lúdica do entorno, em que o aluno vive e a oferta de jogos de outras regiões e países.

  • B.

    Os jogos praticados na região.

  • C.

    Os jogos e as brincadeiras nacionais e internacionais.

  • D.

    A realidade social e cultural dos alunos, as manifestações lúdicas da região e os jogos e brincadeiras de outros países.

  • E.

    Os jogos regionais, a memória lúdica e as brincadeiras populares.

Em uma aula de educação física de jogo, o conteúdo é desenvolvido tecnicamente e emprega-se o pensamento tático. Esta aula é indicada para que ciclo de escolarização, segundo o coletivo de autores?

  • A.

    1º.

  • B.

    2º.

  • C.

    3º.

  • D.

    4º.

  • E.

    Para todos os ciclos.

O professor, baseando-se na concepção crítico-emancipatória, com a intenção de levar os alunos a vivenciarem possibilidades de imprimir o máximo de velocidade numa corrida, sem ter que se comparar com um companheiro ou mesmo com o cronômetro desafiar os alunos a

  • A.

    chegarem por último na corrida.

  • B.

    chegarem primeiro na corrida.

  • C.

    marcharem todos juntos.

  • D.

    não deixarem a fita longa presa ao boné tocar no chão.

  • E.

    não se deixarem ultrapassar na corrida.

Em relação ao futebol, enquanto conteúdo do componente curricular educação física, analise, atentamente, as afirmativas.

I. O futebol, enquanto jogo com suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas.

II. O futebol, enquanto fenômeno cultural e espetáculo.

III. O futebol, enquanto jogo popularmente praticado. Conclui-se que

  • A.

    todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol praticado nos clubes.

  • B.

    todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol como manifestação da cultura corporal presente como conteúdo do componente curricular da educação física.

  • C.

    a afirmativa I refere-se ao trato do futebol praticado nos clubes, e as afirmativas II e III referem-se, exclusivamente, ao trato do esporte escolar.

  • D.

    todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol nas escolas e nos clubes, visando à competição de auto-rendimento.

  • E.

    apenas a afirmativa I refere-se ao trato do futebol, e as afirmativas II e III não devem ser tratadas no clube nem na escola.

De acordo com a LDB, o componente curricular Educação Física deve hoje ser ministrado, obrigatoriamente,

  • A.

    em todas as séries da Educação Básica.

  • B. na Educação Básica.
  • C. nos cursos noturnos.
  • D. por professores de Educação Física.
  • E. em turnos contrários aos da aula.

A Lei Nº 9.394/96, em seu artigo 26, parágrafo 3º, estabelece que a Educação Física seja componente curricular da educação básica e integra a proposta pedagógica da escola. Assinale a alternativa que completa a idéia deste parágrafo.

  • A. Ajusta-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultado nos cursos noturnos.
  • B. Ficando facultado ao aluno do período noturno e trabalhar mais de seis horas.
  • C. Ter mais de trinta anos de idade ou possuir prole.
  • D. Estar incorporado ao serviço militar.
  • E. Encontra-se permanentemente incapacitado fisicamente ou com limites cognitivos

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica, em relação ao jogo, analise as afirmativas abaixo.

I. Apresenta flexibilidade nas regras em relação a número de participantes, espaço e material de jogo.

II. É passível de adaptações e apresenta características, cooperativas, recreativas, competitivas dentre outras.

III. É uma prática competitiva com regras oficiais e necessitam de espaço e material específicos.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todas as afirmativas são corretas.

  • B.

    Apenas a afirmativa III é correta.

  • C.

    Apenas a afirmativa III é correta.

  • D. Nenhuma afirmativa é correta.
  • E.

    Apenas a afirmativa I é correta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...