Questões de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na abordagem desenvolvimentista da Educação Física, proposta por Tani et. al. (1988), o principal objetivo da Educação Física é

  • A.

    aprender a se movimentar para adaptar-se às exigências do cotidiano em termos de desafios motores.

  • B.

    desenvolver as habilidades motoras básicas e específicas, respeitando o contexto sócio-cultural em que está inserido.

  • C.

    adquirir as habilidades motoras, enfatizando o erro como um retrocesso no processo ensino-aprendizagem.

  • D. adquirir habilidades motoras, sem respeitar a taxionomia do desenvolvimento motor.
  • E.

    adquirir habilidades motoras em turmas com mesmo nível de habilidade.

A Educação Física, assumida como componente curricular obrigatória vinculada à proposta pedagógica da escola, preconiza práticas avaliativas que revelam aos alunos

  • A.

    referências para análise da aproximação ou distanciamento do eixo curricular que norteia o projeto pedagógico da escola.

  • B.

    referências de obediência às regras dos esportes na intenção de se adaptar às leis sociais.

  • C.

    modelos e padrões de beleza corporal que devem ser perseguidos como objetivo principal da Educação Física

  • D.

    sua classificação em relação aos aspectos físico-esportivos aos demais alunos do grupo classe.

  • E.

    sua condição física e atlética na intenção de ser encaminhado ao esporte.

"Nenhum aluno poderá ser excluído de qualquer aula ou atividade de Educação Física, devendo ser garantidos as práticas corporais relacionadas ao jogo, esporte, dança, lutas, ginástica, exercitações, dentre outras". A afirmativa refere-se, respectivamente, aos princípios da

  • A. alteridade e da diversidade
  • B. inclusão e da diversidade.
  • C. inclusão e da alteridade.
  • D.

    alteridade e da equifinalidade e formação.

  • E.

    diversidade e alteridade.

A seleção de conteúdos na educação escolarizada deve atender a três dimensões, que são:

  • A.

    física, psicológica e cognitiva.

  • B.

    psicomotoras, sócio-afetivas e físico-esportivas.

  • C. cognitiva, atitudinal e conceitual.
  • D.

    conceitual, procedimental e atitudinal.

  • E.

    conceitual, psicológica e afetiva.

Utilize "R", quando se referir ao esporte de RENDIMENTO, e "C", quando se referir ao esporte CONTEÚDO da Educação Física.

( ) Objetivo máximo de desempenho

( ) Enfatiza o processo de aprendizagem

( ) Preocupa-se com a inclusão

( ) Orientação pela generalidade

 ( ) Ocupa-se na busca do talento

Em seqüência de cima para baixo, assinale a alternativa correta.

  • A. R - C - C - R - R.
  • B. R - C - C – C – R.
  • C. C - C - R - R - R
  • D.

    R - R – C - C - C.

  • E. C - R - C - C - R

Considerando o esporte escolar, leia atentamente.

I. A prática das habilidades técnicas deve se aproximar das situações de jogo, devendo ser decomposta em unidades e não, em elementos (fundamentos).

II. As habilidades técnicas devem ser ensinadas, inicialmente, no contexto generalista e devem responder aos desafios inerentes à dinâmica de cada esporte.

III. No processo inicial (aprendizagem), o método analítico deve ser o único utilizado, pois permite refinar detalhes das habilidades técnicas.

Em relação ao processo de ensino-aprendizagem-treinamento do esporte escolar, assinale a alternativa correta.

  • A. Todas as afirmativas estão corretas.
  • B. Todas as afirmativas estão incorretas.
  • C. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • D. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • E. Apenas a afirmativa III está correta.

Sobre competições, observe as afirmativas abaixo.

 I. Utilização de sistemas de disputa que não conduzam à eliminação imediata após uma derrota, devendo o aluno ter uma permanência prolongada na competição.

II. Atribuição de premiação (medalhas) como fator de incentivo e de classificação diante dos adversários, estimulando a rivalidade como forma de novas conquistas.

III. Estímulo à competição como forma de promover a avaliação do desempenho do aluno e seu desempenho diante dos companheiros e adversários, incentivando-a.

 Assinale a alternativa cuja(s) afirmativa(s) contempla(m) os elementos que devem ser absorvidos pelo esporte escolar.

  • A. Todas as afirmativas.
  • B. Nenhuma das afirmativas.
  • C. Apenas a afirmativa III.
  • D.

    Apenas a afirmativa II.

  • E. Apenas as afirmativas I e III.

A Ginástica é um dos temas tratados pelo componente curricular obrigatório educação física, proposto pela abordagem crítico-superadora. São seus fundamentos

  • A.

    as qualidades físicas

  • B. os fatores psicomotores e de execução.
  • C.

    força, velocidade, resistência, agilidade, flexibilidade e equilíbrio

  • D.

    coordenação, equilíbrio, percepção espaço-temporal, lateralidade e ritmo.

  • E.

    saltar, rolar/girar, balançar/embalar, equilibrar e trepar.

No 1º. Ciclo de ensino, que corresponde à educação infantil até a 3ª. série do ensino fundamental, a ginástica como conteúdo do componente curricular obrigatório da educação física estabelece algumas formas de trabalho. Dentre as alternativas abaixo, qual delas se refere a essas formas?

  • A.

    No reconhecimento de si mesmo e das próprias possibilidades de ação.

  • B.

    Na iniciação da técnica das ginásticas olímpica e rítmica para apresentações em solenidade e competições.

  • C.

    No aperfeiçoamento dos movimentos técnicos da ginástica e composição de séries elementares.

  • D.

    Na elaboração e apresentação de pequenas séries das ginásticas olímpica ou rítmica no ambiente interno da escola.

  • E.

    Na apresentação de séries gímnicas para o público externo.

No 3º. Ciclo de ensino, proposto pela abordagem crítico-superadora, o tema jogo, que envolve, dentre outros, jogos motores e sensoriais, possui conteúdos que implicam

  • A.

    na possibilidade de saltar, equilibrar, balançar e girar em situações de desafio.

  • B.

    na organização técnico-tática e no julgamento de valores na arbitragem destes.

  • C.

    na ação de práticas organizadas conjuntamente entre escola e comunidade.

  • D.

    no conhecimento técnico-científico aprofundado da ginástica, enquanto elemento do jogo numa perspectiva crítica do significado a ela atribuído.

  • E.

    na prática de jogos esportivos, visando à participação em competições.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...