Questões de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"...defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem corporal, núcleo central da personalidade...". Darido e Rangel (2005). À qual abordagem se refere a afirmativa?

  • A. Crítico-superadora
  • B. Crítico-emancipatória.
  • C. Psicomotricidade.
  • D. Cultura corporal.
  • E. Construtivista-interacionista.

Em relação à abordagem construtivista, é correto afirmar.

  • A.

    O jogo é considerado o processo inicial da iniciação esportiva, intenção principal desta abordagem.

  • B.

    O jogo tem a função de formar conceitos sobre a obediência e respeito à autoridade.

  • C.

    O jogo é transformado, anulando seus elementos lúdicos e assumindo o esporte o principal meio de ensino.

  • D.

    O jogo assume o papel de conteúdo e ou estratégia; é o principal meio de ensino, pois quando a criança brinca, ela aprende.

  • E.

    O jogo tem a função de melhorar a saúde, contribuindo para um estilo de vida saudável.

Sobre a abordagem crítico-superadora, proposta por um coletivo de autores (1992), podemos afirmar que

  • A.

    é diagnóstica, identificando a avaliação inicial dos alunos nos aspectos motores.

  • B.

    é judicativa, classificando os alunos que possuem mais e menos habilidades.

  • C.

    considera a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sócio-cognitivas dos alunos.

  • D.

    estabelece sempre os conhecimentos do senso comum.

  • E. adota o ensino por etapas, os conteúdos são organizados hierarquicamente de forma a não serem repetidos.

O sistema seriado na escola básica vem sendo questionado já há muito tempo. Contrapondo-se a este sistema, é proposto um currículo com base em ciclos de escolarização. À qual abordagem pertence esta proposta?

  • A. Desenvolvimentista
  • B. Interacionista
  • C. Promoção da saúde.
  • D. Crítico-superadora.
  • E. Psicomotricidade

Ao propor uma atividade que desafia os alunos, em seu ambiente natural, sobre as possibilidades de saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar e trepar, a professora opta por qual abordagem, e os alunos pertencem a qual ciclo de escolarização.

  • A. Abordagem dos PCNs; no 3º. ciclo.
  • B. Abordagem construtivista; no 2º. ciclo.
  • C. Abordagem crítico-superadora; no 1º. ciclo.
  • D. Abordagem crítico-superadora; no 2º. ciclo.
  • E. Abordagem crítico-emancipatória; no 1º. ciclo.

Na abordagem crítico-superadora, quais os fundamentos que devem ser abordados na dança?

  • A.

    Ritmo (cadência e estruturas rítmicas), Espaço (formas, trajetos, volumes, direções, orientações) e Energia (tensão, relaxamento e explosão).

  • B.

    Saltar, rolar, girar, balançar, embalar, lançar e equilibrar.

  • C. Percepção (espacial e temporal), Coordenação (fina e grossa), Equilíbrio (dinâmico e estático), Lateralidade e Ritmo.
  • D.

    Ritmo, musicalidade, cadência, forma, figura, relaxamento e coreografias.

  • E.

    Ritmo, estruturas psicomotoras (percepção espaço-temporal, coordenação, equilíbrio, lateralidade), estruturas expressivas.

Em qual das alternativas abaixo se encontra a temática principal / conteúdos da educação física, eleita pelos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica?

  • A. Dança, jogo, esporte e ginástica.
  • B. Brincadeiras populares, jogo simbólico e jogo de regras.
  • C. Habilidades básicas, habilidades específicas, jogo esporte e dança.
  • D. Conhecimento sobre o corpo, esportes, lutas, jogos, brincadeiras e atividades rítmicas e expressivas.
  • E. Cultura corporal, popular e jogo lúdico.

Em relação aos objetivos propostos nos PCN's para a Educação Física, analise as afirmativas abaixo.

I. Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade na prática dos jogos, lutas e dos esportes, buscando encaminhar os conflitos de forma não-violenta, pelo diálogo e prescindindo da figura do árbitro.

 II. Identificar os limites e as possibilidades do próprio corpo, de forma a poder se iniciarem atividades corporais que envolvam os movimentos de andar, correr, saltar e rolar.

III. Participar de atividades corporais que envolvam os movimentos naturais, como recurso para usufruto do tempo disponível, observando as regras convencionais de convivência relacionadas ao esporte, distinguindo os mais habilidosos.

Em relação às afirmativas acima, é verdadeiro afirmar.

  • A.

    Todas as afirmativas correspondem aos objetivos para o 3º. e o 4º. ciclo.

  • B.

    Nenhuma das afirmativas corresponde aos objetivos para o 3º. e o 4º. ciclo.

  • C.

    A afirmativa I corresponde aos objetivos do 1º. ciclo.

  • D.

    A afirmativa II corresponde aos objetivos do 4º ciclo.

  • E.

    A afirmativa I corresponde aos objetivos do 3º e do 4º ciclo.

Analise as afirmativas abaixo.

I. Melhoria da saúde através das práticas esportivas.

II. Incorporação de valores cooperativos relacionados ao esporte e técnicas corporais.

III. Possui suas bases na filosofia, sociologia e política e busca uma reflexão crítica sobre o ensino do esporte na escola.

Qual das alternativas se refere-se à abordagem crítico-emancipatória?

  • A.

    Apenas a afirmativa I.

  • B.

    Apenas a afirmativa II.

  • C.

    Apenas a afirmativa III.

  • D.

    Todas as afirmativas.

  • E.

    Nenhuma das afirmativas.

Sobre a abordagem desenvolvimentista, é correto afirmar.

  • A.

    A educação física é uma disciplina curricular, que dissemina o conhecimento sobre o fenômeno do movimento humano que ocorre com base em três tipos de aprendizagem: do movimento, através do movimento e sobre o movimento.

  • B.

    A educação física é uma disciplina que pedagogiza os temas da cultura corporal historicamente construído e acumulado pelo homem, através dos temas, esporte, dança, jogo, dança, lutas e expressões rítmicas.

  • C.

    A educação física como disciplina escolar sistematiza conhecimentos sobre a prática do esporte nos processos de aprendizagem e treinamento vinculados ao projeto pedagógico da escola

  • D.

    A educação física é um componente curricular obrigatório vinculado à proposta pedagógica da escola e pedagogiza os temas da cultura de movimento, como o esporte, a dança e outras manifestações regionais.

  • E.

    A educação física é uma área de conhecimento que busca na escola a formação plena do cidadão, utilizando o esporte como meio.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...