Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No Futsal, existem três linhas de defesa. Faça a relação entre elas
Abaixo, assinale a alternativa correspondente à seqüência correta.
III, I e II
I, II e III.
II, I e III.
III, II e I.
II, III e I.
No basquetebol, as ações executadas com a posse de bola cujas funções variadas vão desde o drible até a recuperação da bola após um insucesso, caracterizam as ações de
defesa.
estratégias de jogo.
ataque.
defesa e ataque, simultaneamente.
tática de jogo.
Dentre as afirmativas abaixo, qual delas não corresponde ao processo ensino-aprendizagem das modalidades esportivas (iniciação esportiva)?
Os objetivos devem ser estabelecidos no plano de melhoria das condições gerais desenvolvidas há longo prazo.
Possibilidade do praticante em passar por determinadas situações de jogo, gerando autonomia e criatividade.
Desenvolvimento de habilidades básicas, preparando o praticante para a fase seguinte da iniciação esportiva.
Busca constante da superação do grupo, utilizando tarefas diversificadas e adequadas à idade dos participantes.
A vitória como fator mais importante no processo de iniciação, estimulando os participantes às competições não-oficial e oficial.
No atletismo, no processo de ensino da técnica dos lançamentos, o método mais utilizado é o analítico. Observe as afirmativas sobre esse processo.
I. Introduzir novas técnicas, somente após o pleno domínio, atingindo boas performances da técnica até então utilizada.
II. Utilizar implementos apenas com tamanho e peso oficial.
III. Utilizar uma grande diversificação de exercícios para todas as fases do processo ensino-aprendizagem.
É (são) verdadeira(s)
apenas a afirmativa I.
apenas as afirmativas I e II.
apenas as afirmativas I e II.
apenas a afirmativa III.
apenas as afirmativas II e III.
No ensino da técnica dos saltos no atletismo, são utilizados os métodos analítico e global. Nesse processo, um dos fatores determinantes para a realização de uma boa aprendizagem é
aumentar a freqüência da passada na parte final da corrida de balanço.
saltar demasiadamente para cima.
enfatizar a fase de vôo prematuramente
diminuir a amplitude da passada e aumentar a freqüência no início da corrida.
realizar um apoio na ponta do pé para a realização da fase de vôo.
No atletismo, existem quatro tipos de salto. Faça as relações com os exercícios de corrida, abaixo descritos, utilizando: SD para saldo em distância, SA para salto em altura, ST para salto triplo, SV para salto com vara e SS para todos os saltos.
( ) Corrida em curva.
( ) Corrida com vara, incluindo o skipping baixo, o calcanhar atrás e o skipping alto.
( ) Corridas de aceleração.
( ) Corrida em "J" com 1ª. para a direita e a 2ª. para a direita ou esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
SA – SS – SV – ST.
SA – SV – SS – SA.
SS – SV – SS – SA.
SS – AS – SV – ST.
SA – SV – SS – SD.
Assinale a alternativa correta quanto às responsabilidades do professor em relação ao processo de ensino- aprendizagem das modalidades esportivas.
Manter a motivação e o empenho do grupo, ser claro na proposição de atividades e exercitações, informando as possibilidades de sucesso e insucesso.
Cumprir com o planejamento estabelecido pelo dirigente máximo da instituição, visando exclusivamente à vitória, não devendo ser levado em consideração o processo.
Estabelecer objetivos exclusivamente em relação à faixa etária do grupo, não havendo necessidade de informar sobre os resultados do processo ensino-aprendizagem.
Preocupar-se apenas com os aspectos técnicos e táticos, não se envolvendo com a formação geral do aluno-atleta.
Estimular os alunos-atletas à busca da vitória a qualquer custo, priorizando o lado competitivo e a rivalidade entre equipes.
Segundo Kunz (1994), a Educação Física vem sendo trabalhada nas escolas brasileiras, a partir de quatro concepções básicas que expressam tipos ideais. Marque a alternativa que indica duas dessas concepções.
Militarista e competitivista.
Desenvolvimentista e sócio-sistêmica.
Formativo-recreativa e técnico-esportiva.
Militarista e biológico-funcional.
Crítico-emancipatória e biológica-renovada.
A educação física historicamente, de origens militares e médicas, serviu de mecanismo de manutenção do status quo, predominante na educação brasileira. Os PCNs, ao tratarem sobre a importância social da educação física, esbarram nessa concepção e deixam evidente que
ao longo do processo de aprendizagem, a criança concebe as práticas culturais de movimento como instrumentos para o conhecimento e a expressão de sensações, sentimentos e emoções individuais nas relações com o outro.
os conhecimentos e representações dessa concepção se transformaram ao longo do tempo, tendo ressignificadas as suas intencionalidades e formas de expressão, que constituem o que se pode chamar de cultura corporal.
a concepção de cultura corporal amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e as capacidades a que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso a eles.
o processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, portanto, não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim, a capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada.
a superação da concepção militarista e médica apontam a necessidade de se considerar a dimensão cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos.
A relação professor/aluno é, muitas vezes, negligenciada no processo ensino-aprendizagem. Abaixo, indique a alternativa que possibilita a construção desta relação.
O estabelecimento de normas que disciplinem as ações dos alunos.
O estabelecimento de atividades em grupo em que o professor faça a demonstração inicial, servindo como modelo.
O planejamento deve partir da realidade do aluno, observando as diferenças individuais e considerando dificuldades e intensidade das atividades.
O planejamento inflexível, principalmente no que diz respeito aos objetivos de caráter sócio-emocional.
A aula deve favorecer os alunos a apresentarem suas habilidades, e o professor deve destacar os melhores alunos através de elogios e aos de desempenho fraco, chamar atenção para melhorar a performance.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...