Questões de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Futsal, existem três linhas de defesa. Faça a relação entre elas

Abaixo, assinale a alternativa correspondente à seqüência correta.

  • A.

    III, I e II

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, I e III.

  • D.

    III, II e I.

  • E.

    II, III e I.

No basquetebol, as ações executadas com a posse de bola cujas funções variadas vão desde o drible até a recuperação da bola após um insucesso, caracterizam as ações de

  • A.

    defesa.

  • B.

    estratégias de jogo.

  • C.

    ataque.

  • D.

    defesa e ataque, simultaneamente.

  • E.

    tática de jogo.

Dentre as afirmativas abaixo, qual delas não corresponde ao processo ensino-aprendizagem das modalidades esportivas (iniciação esportiva)?

  • A.

    Os objetivos devem ser estabelecidos no plano de melhoria das condições gerais desenvolvidas há longo prazo.

  • B.

    Possibilidade do praticante em passar por determinadas situações de jogo, gerando autonomia e criatividade.

  • C.

    Desenvolvimento de habilidades básicas, preparando o praticante para a fase seguinte da iniciação esportiva.

  • D.

    Busca constante da superação do grupo, utilizando tarefas diversificadas e adequadas à idade dos participantes.

  • E.

    A vitória como fator mais importante no processo de iniciação, estimulando os participantes às competições não-oficial e oficial.

No atletismo, no processo de ensino da técnica dos lançamentos, o método mais utilizado é o analítico. Observe as afirmativas sobre esse processo.

I. Introduzir novas técnicas, somente após o pleno domínio, atingindo boas performances da técnica até então utilizada.

II. Utilizar implementos apenas com tamanho e peso oficial.

III. Utilizar uma grande diversificação de exercícios para todas as fases do processo ensino-aprendizagem.

É (são) verdadeira(s)

  • A.

    apenas a afirmativa I.

  • B.

    apenas as afirmativas I e II.

  • C.

    apenas as afirmativas I e II.

  • D.

    apenas a afirmativa III.

  • E.

    apenas as afirmativas II e III.

No ensino da técnica dos saltos no atletismo, são utilizados os métodos analítico e global. Nesse processo, um dos fatores determinantes para a realização de uma boa aprendizagem é

  • A.

    aumentar a freqüência da passada na parte final da corrida de balanço.

  • B.

    saltar demasiadamente para cima.

  • C.

    enfatizar a fase de vôo prematuramente

  • D.

    diminuir a amplitude da passada e aumentar a freqüência no início da corrida.

  • E.

    realizar um apoio na ponta do pé para a realização da fase de vôo.

No atletismo, existem quatro tipos de salto. Faça as relações com os exercícios de corrida, abaixo descritos, utilizando: SD para saldo em distância, SA para salto em altura, ST para salto triplo, SV para salto com vara e SS para todos os saltos.

( ) Corrida em curva.

( ) Corrida com vara, incluindo o skipping baixo, o calcanhar atrás e o skipping alto.

( ) Corridas de aceleração.

( ) Corrida em "J" com 1ª. para a direita e a 2ª. para a direita ou esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

  • A.

    SA – SS – SV – ST.

  • B.

    SA – SV – SS – SA.

  • C.

    SS – SV – SS – SA.

  • D.

    SS – AS – SV – ST.

  • E.

    SA – SV – SS – SD.

Assinale a alternativa correta quanto às responsabilidades do professor em relação ao processo de ensino- aprendizagem das modalidades esportivas.

  • A.

    Manter a motivação e o empenho do grupo, ser claro na proposição de atividades e exercitações, informando as possibilidades de sucesso e insucesso.

  • B.

    Cumprir com o planejamento estabelecido pelo dirigente máximo da instituição, visando exclusivamente à vitória, não devendo ser levado em consideração o processo.

  • C.

    Estabelecer objetivos exclusivamente em relação à faixa etária do grupo, não havendo necessidade de informar sobre os resultados do processo ensino-aprendizagem.

  • D.

    Preocupar-se apenas com os aspectos técnicos e táticos, não se envolvendo com a formação geral do aluno-atleta.

  • E.

    Estimular os alunos-atletas à busca da vitória a qualquer custo, priorizando o lado competitivo e a rivalidade entre equipes.

Segundo Kunz (1994), a Educação Física vem sendo trabalhada nas escolas brasileiras, a partir de quatro concepções básicas que expressam tipos ideais. Marque a alternativa que indica duas dessas concepções.

  • A.

    Militarista e competitivista.

  • B.

    Desenvolvimentista e sócio-sistêmica.

  • C.

    Formativo-recreativa e técnico-esportiva.

  • D.

    Militarista e biológico-funcional.

  • E.

    Crítico-emancipatória e biológica-renovada.

A educação física historicamente, de origens militares e médicas, serviu de mecanismo de manutenção do status quo, predominante na educação brasileira. Os PCNs, ao tratarem sobre a importância social da educação física, esbarram nessa concepção e deixam evidente que

  • A.

    ao longo do processo de aprendizagem, a criança concebe as práticas culturais de movimento como instrumentos para o conhecimento e a expressão de sensações, sentimentos e emoções individuais nas relações com o outro.

  • B.

    os conhecimentos e representações dessa concepção se transformaram ao longo do tempo, tendo ressignificadas as suas intencionalidades e formas de expressão, que constituem o que se pode chamar de cultura corporal.

  • C.

    a concepção de cultura corporal amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e as capacidades a que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso a eles.

  • D.

    o processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, portanto, não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim, a capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada.

  • E.

    a superação da concepção militarista e médica apontam a necessidade de se considerar a dimensão cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos.

A relação professor/aluno é, muitas vezes, negligenciada no processo ensino-aprendizagem. Abaixo, indique a alternativa que possibilita a construção desta relação.

  • A.

    O estabelecimento de normas que disciplinem as ações dos alunos.

  • B.

    O estabelecimento de atividades em grupo em que o professor faça a demonstração inicial, servindo como modelo.

  • C.

    O planejamento deve partir da realidade do aluno, observando as diferenças individuais e considerando dificuldades e intensidade das atividades.

  • D.

    O planejamento inflexível, principalmente no que diz respeito aos objetivos de caráter sócio-emocional.

  • E.

    A aula deve favorecer os alunos a apresentarem suas habilidades, e o professor deve destacar os melhores alunos através de elogios e aos de desempenho fraco, chamar atenção para melhorar a performance.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...