Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as várias concepções de ensino da educação física, observe as afirmativas abaixo. I. Aceitação de diferentes soluções para as tarefas de movimento.
II. As atividades de movimento serão abordadas como situações de descoberta, com o espaço aberto para realizações e fantasias próprias.
III. Possibilidade da construção de um mundo de significados motores. Assinale a alternativa que se refere à orientação pela problematização.
Apenas a afirmativa I.
Apenas a afirmativa III.
Rui Barbosa e Fernando Azevedo sempre evidenciaram o caráter científico da educação física. Esta evidência ficou caracterizada a partir das ciências
biológicas e dos pensamentos pedagógicos.
da educação e dos pensamentos médico-higienistas.
sociais e dos pensamentos pedagógicos.
da educação e sociais.
biológicas e dos pensamentos médico-higienistas.
Tendo como referência a revolução industrial, o trabalhador passa a ser um mero complemento da máquina, fato esse que gerou cuidados com o corpo. Sobre isso, observe as afirmativas abaixo.
I. "Neutralizar os conflitos sociais e equilibrar a vida no mundo do trabalho".
II. "Ter um corpo saudável e atlético para representar a indústria nas olimpíadas operárias".
III. "Suportar as intermináveis horas de trabalho sem descanso e em posturas nocivas a seu corpo". Assinale a alternativa cuja(s) afirmativa(s) clarifica(m) esses cuidados.
Apenas I e III
Apenas II.
Apenas III.
Todas.
Nenhuma.
Observe a citação de (WEFFORT, 1988, apud BRACHT 1992): "um regime de legitimidade política só pode ser a democracia... E isso porque a democracia é o único regime que organiza, isto é, institucionaliza, o consentimento popular, sem o qual a legitimidade perece". Para BRACHT, legitimar a educação física significa
incorporá-la à legislação vigente.
incorporá-la ao currículo escolar através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
incorporá-la ao currículo escolar através dos parâmetros curriculares
apresentar argumentos integrados a uma teoria da educação, para que a educação física permaneça, ou seja, incluída no currículo escolar.
elaborar uma lei em nível nacional que garanta a obrigatoriedade da educação física em todos os níveis de ensino.
Sobre eixo curricular, assinale o que é verdadeiro afirmar.
Estabelece os limites das faixas etárias em relação às disciplinas, cabendo à educação física o papel do desenvolvimento físico-esportivo.
Delimita a reflexão pedagógica que a escola pretende explicar ao aluno, estabelecendo a matriz curricular com a lista de disciplinas, matérias ou atividades curriculares à qual a educação física se integra.
Organiza o aprendizado obrigatoriamente em séries de ensino, sendo a educação física a exceção dessa obrigatoriedade, pois a educação física é organizada em ciclos de ensino.
Organiza o aprendizado obrigatoriamente em séries de ensino, sendo a educação física a exceção dessa obrigatoriedade, pois a educação física é organizada em ciclos de ensino.
Adapta-se à realidade de cada escola e deve ter a educação física como disciplina obrigatória e o esporte como diretriz extracurricular em que a participação do aluno o dispense das aulas de educação física.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...