Questões de Educação Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Em uma competição de ginástica artística masculina, os atletas que competem pelo individual geral, ao final do rodízio, devem ter passado por quais aparelhos?

  • A. Solo, cavalo com alças, mesa de salto, argolas, barras paralelas, barra fixa.
  • B. Solo, cavalo com alças, argolas, barras paralelas, barra fixa, trave de equilíbrio.
  • C. Cavalo com alças, mesa de salto, argolas, barras paralelas assimétricas.
  • D. Mesa de salto, argolas, barras paralelas, barra fixa, trave de equilíbrio.
  • E. Solo, cavalo com alças, mesa de salto, argolas, barra fixa.

Para desenvolver um programa de treinamento para competições de Ginástica Rítmica, é preciso contar com aparelhos específicos dessa modalidade, que são:

  • A. argolas, fitas, maças, paralelas, cavalo com alça.
  • B. argolas, bolas, cordas, fitas e trave de equilíbrio.
  • C. banco sueco, fitas, maças, paralelas e plinto.
  • D. bolas, cavalo, cordas, fitas e trampolim.
  • E. arcos, bolas, cordas, fitas e maças.

Ao se trabalhar com os aparelhos específicos da Ginástica Rítmica, existem ações de manejo que são comuns a todos eles.

Assinale a alternativa que contém tais ações de manejo.

  • A. Circundar, balancear, movimentos em três, lançar.
  • B. Circundar, balancear, movimentos em oito, lançar.
  • C. Balancear, quicar, lançar, rebater.
  • D. Saltar, quicar, arremessar, fintar.
  • E. Lançar, rebater, chutar, girar.

ele respeita os princípios do desenvolvimento motor que preconiza que as crianças da mesma faixa etária aprendem no mesmo ritmo.

  • A. é centrado na criança, pois atende o seu ritmo e nível de desenvolvimento cognitivo.
  • B. é centrado no conteúdo, ignorando as diferenças individuais presentes nos alunos.
  • C. é centrado no conteúdo, pois é comprovada sua eficácia para atender as diferenças individuais dos alunos.
  • D. ele respeita os princípios da aprendizagem motora e atende às peculiaridades de ritmo de cada um.
  • E. v

Nas competições de natação, existem provas individuais e de revezamento. O revezamento pode ser estilo livre ou medley e, de acordo com as regras oficiais, existe uma ordem dos nados no revezamento medley, que é a seguinte:

  • A. costa, borboleta, peito e livre.
  • B. costa, peito, livre e borboleta.
  • C. costa, peito, borboleta e livre.
  • D. borboleta, costa, peito e livre.
  • E. peito, borboleta, costa e livre.

Segundo as regras oficiais da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de 2014-2015, no que diz respeito ao uso de calçados nas provas atléticas, é correto afirmar que os atletas

  • A. podem competir descalços ou calçados em um ou em ambos os pés.
  • B. devem competir calçados e interromper a participação caso o calçaldo sofra algum dano.
  • C. não podem iniciar uma competição descalços, mas podem dispensar o uso dos calçados durante a prova.
  • D. podem utilizar calçados dotados de aprimoramento tecnológico que proporcione a eles um melhor desempenho.
  • E. não podem utilizar calçados que deixem visível qualquer marca de seu fabricante ou patrocinador da equipe.

Nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais aderindo à prática da corrida, basta ver a quantidade de provas de rua existentes atualmente. Contudo, por mais que correr pareça algo natural, a corrida como esporte requer técnica e cuidados específicos. O técnico de corridas de rua deve saber que o contato dos pés com o solo deve ser feito

  • A. com ligeiro predomíno da ponta, sem que o calcanhar encoste no chão.
  • B. com ligeiro predomínio do calcanhar, terminando na ponta.
  • C. com total predomínio do calcanhar, sem encostar a ponta.
  • D. ora com a borda externa ora com a borda interna do pé.
  • E. com o calcanhar e a ponta simultaneamente.

Um deficiente visual que participa de aulas de Educação Física ou de um treinamento de alguma modalidade esportiva poderá encontrar certa dificuldade em perceber e reproduzir alguns movimentos, tais como alguns gestos técnicos demonstrados pelo professor ou técnico.

Para que esse participante possa perceber melhor esses movimentos e ter uma melhor experiência durante a aula ou treinamento, o professor deve

  • A. explicar detalhadamente o movimento e exigir que o aluno tente reproduzi-lo a partir da explicação.
  • B. demonstrar o movimento para todos os alunos e, em seguida, separadamente, explicá-lo para o aluno deficiente.
  • C. segurar os braços e pernas do aluno deficiente e guiar os seus membros de forma a reproduzir o movimento corretamente.
  • D. deixar que o aluno toque o professor enquanto demonstra o movimento para perceber o movimento por meio do tato.
  • E. deixar que os outros alunos segurem os braços e pernas do aluno deficiente e guiem os seus membros para que reproduza o movimento corretamente.

Na presença de um aluno com deficiência auditiva, o professor de Educação Física deve

  • A. guiar o aluno, se este precisar, oferecendo o cotovelo para que ele se apóie.
  • B. aumentar as dimensões dos objetos utilizados em aula e utilizar cores contrastantes.
  • C. estar ciente de que, no caso de deficiência auditiva causada por doença na infância, a consequência é o deficit cognitivo.
  • D. estar ciente de que no caso de surdez decorrente de alteração no aparelho vestibular podem ocorrer dificuldades de equilíbrio.
  • E. informar o aluno sobre obstáculos e matérias presentes no espaço e remover aqueles que forem desnecessários.

Analise a seguinte situação:

Em uma aula de iniciação esportiva, o professor divide a turma em duplas e em cada dupla um dos alunos estará vendado. Cada dupla fica com posse de uma bola. Os alunos vendados devem seguir as orientações do companheiro de dupla para tentar quicar a bola no chão e recuperá-la; quicar a bola para frente, para trás, para um lado e para o outro; realizar algumas atividades de controle de bola, como passar a bola de uma mão para a outra, jogar para cima e recuperá-la; passar a bola para o colega de dupla; tentar receber a bola do colega de dupla. Depois de um tempo, o professor inverteu os papéis nas duplas.

A atividade descrita é comumente utilizada para que os alunos possam imaginar e compreender as características de pessoas com deficiência

  • A. cognitiva.
  • B. auditiva.
  • C. física.
  • D. social.
  • E. visual.
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