Questões de Educação Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um técnico de basquetebol está organizando uma equipe para competir em um campeonato regido pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Basquetebol.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o numero total de jogadores, o número de titulares e de substitutos que o técnico pode levar para a competição.

  • A. 12; 6; 6.
  • B. 12; 5; 7.
  • C. 11; 5; 6.
  • D. 11; 6; 5.
  • E. 10; 5; 5.

No basquetebol, quando uma equipe está em situação de ataque, um jogador atacante pode permanecer na área restritiva (também conhecida como garrafão) sem receber a bola ou sem que um jogador da mesma equipe efetue um arremesso pelo tempo máximo de

  • A. 1 segundo.
  • B. 2 segundos.
  • C. 3 segundos.
  • D. 4 segundos.
  • E. 5 segundos.

Entre os fundamentos técnicos da modalidade voleibol, o bloqueio envolve gestos mais requintados e de relativa dificuldade e deve merecer atenção especial no processo de sua iniciação. Os bloqueios evoluíram muito e atualmente são considerados

  • A. forte arma de defesa e de ataque.
  • B. fundamental nos jogos minivoleibol.
  • C. mecanismo utilizado para iniciar uma partida.
  • D. recurso para propiciar o rodízio entre os jogadores.
  • E. fundamento de ataque realizado sem que os pés percam o contato com o solo.

Um treinador de uma equipe de voleibol competitivo deve estar ciente da necessidade de seus atletas passarem, periodicamente, por avaliações antropométricas, neuromotoras e de aptidão física, porque

  • A. os jogadores precisam demonstrar características cognitivas imprescindíveis à compreensão dos aspectos táticos do voleibol.
  • B. o voleibol exige dos atletas boa capacidade de memorização, compreensão e relacionamento interpessoal.
  • C. o voleibol é uma modalidade que exige do atleta um esforço contínuo, uniforme e de intensidade moderada.
  • D. os jogadores precisam ter um biótipo adequado ao voleibol, tendo em vista que essa modalidade exige um trabalho físico dinâmico e de intensidade variada.
  • E. os jogadores precisam ter um biótipo adequado ao voleibol, mesmo que esta modalidade não exija um trabalho físico dinâmico e de intensidade variada.

Atualmente, nos jogos de voleibol, tem um jogador que, de acordo com as regras oficiais da modalidade, tem uma atuação restrita no jogo.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, esse jogador, as posições em que pode jogar na quadra e a descrição correta de sua ação.

  • A. Atacante; linha da frente; pode atacar, mas é proibido sacar.
  • B. Levantador; linha da frente; proibido atacar, bloquear e sacar.
  • C. Líbero; linha de trás; proibido sacar, bloquear ou tentar bloquear.
  • D. Líbero; linha da frente; permitido sacar, bloquear ou tentar cortar.
  • E. Central; da linha de trás; proibido sacar, bloquear ou tentar bloquear.

Leia atentamente as duas situações descritas a seguir, referentes a uma partida de futebol de campo.

I. O goleiro, estando dentro de sua área penal, toca na bola com as mãos, recebida diretamente de um arremesso lateral executado por companheiro de equipe.

II. Um Jogador, estando dentro da grande área em seu campo de defesa, faz carga em um adversário.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o que deve ser marcado pelo árbitro da partida em cada situação.

  • A. Tiro livre direto; tiro livre indireto.
  • B. Tiro livre indireto; tiro livre direto.
  • C. Tiro livre indireto; tiro penal.
  • D. Tiro penal; tiro livre direto.
  • E. Tiro penal; tiro livre indireto.

Quanto aos diferentes tipos de treinamento existentes no futebol, pode-se afirmar corretamente que o treinamento entendido como a repetição sistemática e constante de uma forma de jogar coletiva, previamente definida, é denominado treinamento

  • A. autógeno.
  • B. simulado.
  • C. intervalado.
  • D. contínuo.
  • E. tático.

Um técnico de ginástica artística masculina treina crianças, jovens e adultos para competições que são realizadas durante o ano. Sabendo que todas as competições de que seus atletas participarão são regidas pelo regulamento geral de 2015 da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), é correto afirmar que o número de atletas que poderão ser inscritos por equipe é de

  • A. 3 a 6 atletas em todas as categorias.
  • B. 3 a 6 atletas para as categorias juvenil, infantil e pré-infantil; e de 3 a 5 atletas na categoria adultos.
  • C. 3 a 6 atletas para as categorias juvenil, infantil e pré-infantil; e de 4 a 5 atletas na categoria adultos.
  • D. 4 a 5 atletas para as categorias juvenil, infantil e pré-infantil; e de 3 a 6 atletas na categoria adultos.
  • E. 4 a 6 atletas para as categorias juvenil, infantil e pré-infantil; e de 4 a 5 atletas na categoria adultos.

As categorias de ginástica vinculadas à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) em 2015 são: ginástica artística masculina e feminina, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, ginástica acrobática,

  • A. ginástica de trampolim, ginástica para todos.
  • B. ginástica de trampolim, ginástica funambulesca.
  • C. ginástica para todos, ginástica funambulesca.
  • D. ginástica para todos, ginástica de malabares.
  • E. ginástica funambulesca, ginástica de malabares.

Uma das habilidades esperadas do professor de Educação Física é a de identificar instrumentos que possibilitem a coleta de informações sobre o patrimônio cultural da humanidade para subsidiar a elaboração do planejamento de ensino.

Nessa perspectiva, os programas de TV com conteúdos esportivos e atividades físicas possibilitam ao professor captar as mensagens explícitas e implícitas no material transmitido e transformá-las em conteúdos para suas aulas. Para isso, ele utiliza o método de pesquisa de caráter

  • A.

    analítico-biomecânico.

  • B.

    analítico-fisiológico.

  • C.

    hermenêutico-interpretativo.

  • D.

    maiêutico-filosófico.

  • E.

    propedêutico-analítico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...