Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A programação das aulas de Educação Física deve permitir que o lazer seja trazido como tema de estudo com dupla finalidade: educar para o lazer e educar pelo lazer. Portanto, na operacionalização das aulas, o professor precisa ter clareza entre essas duas finalidades.
Pensando nisso, a educaçãopara o lazer deve conduzir os alunos a aprenderem a importância do lazer como possibilidade de descansar, divertir-se e aprender coisas que colaboram para o desenvolvimento pessoal e social, enquanto que a educação pelo lazer deve buscar incorporar o componente lúdico da cultura no desenvolvimento das aulas.
para o lazer exige que o professor transmita aos alunos sua própria maneira de sentir prazer e descansar, para que eles aprendam que essas são as formas corretas de divertirem-se com a finalidade de aproveitar melhor a vida.
para o lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto que a educação pelo lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento.
pelo lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto a educação para o lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento com objetivo de efetivar o direito ao lazer.
pelo lazer se restringe a promover melhores relacionamentos entre as pessoas, enquanto a educação para o lazer se preocupa com a diversão e com o desenvolvimento da aptidão física.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Estudiosos dos efeitos que as mensagens veiculadas pela TV e pela Internet exercem sobre as pessoas, destacam que as imagens transmitidas atingem, em primeiro lugar, o lado emocional.
Considerando essa afirmação, trazer para as aulas de Educação Física a discussão sobre assuntos com os quais os alunos tiveram contato pela TV ou pela Interneté recomendável, porque o fato de as mensagens terem atingido a emoção dos alunos, faz com que eles se interessem em conversar sobre o assunto, facilitando o trabalho do professor.
é recomendável, porque, já que a mídia transmitiu conteúdos que seriam discutidos nas aulas de Educação Física, agora o professor pode tratá-los de maneira mais genérica, superficial e rápida.
é recomendável, para que o professor elimine o aspecto emocional presente nesse tipo de leitura do mundo e ensine os alunos que devem interpretar as mensagens apenas de modo racional.
não é recomendável, porque o aspecto emocional afetado pelas mensagens tem a finalidade exclusiva de induzir o aluno ao consumo de produtos, o que não deve ser reforçado pelo professor de Educação Física.
não é recomendável, porque o fato de as mensagens terem atingido a emoção dos alunos, faz com que eles só queiram conversar sobre o assunto, dificultando o trabalho do professor.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia as seguintes afirmações considerando as ideias apresentadas por Borges (2005) sobre a formação e a atuação do professor de Educação Física.
I. O trabalho do educador físico é, primordialmente, uma atividade fundada nas interações entre pessoas.
II. Existem dois grupos que divergem a respeito da Educação Física como área de conhecimento: um, que entende que ela é a ciência da atividade física ligada às ciências do esporte e da saúde, e, outro, que defende que ela é uma área de conhecimento autônoma que recebe colaboração, predominantemente, da área de humanidades.
III. Mesmo que haja diversidade de compreensão sobre a Educação Física como área de conhecimento, o currículo escolar não é afetado por isso.
IV. Para resolver problemas da prática pedagógica, é suficiente que o professor conheça técnicas didáticas e evite analisar o contexto e as interpretações existentes sobre eles.
Assinale a alternativa que classifica, corretamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).
F...F...F...V.
F...F...V...V.
V...V...F...F.
V...F...F...V.
V...F...F...F.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao trabalhar os temas da cultura corporal, o professor de Educação Física não deve se restringir a ensinar como as práticas corporais ocorrem nos dias atuais, mas trazer para as aulas, também, a discussão de como elas evoluíram ao longo do tempo.
Em relação à evolução das práticas corporais, é correto afirmar queapenas os esportes coletivos mudaram ao longo do tempo para melhor se ajustarem às exigências das transmissões televisivas.
o empobrecimento da maioria das classes sociais dificultou a expansão da prática dos esportes existentes e a criação de novos esportes.
o aumento do poder aquisitivo da população dificultou a expansão da prática dos esportes existentes e a criação de novos esportes.
o fato de o esporte passar a ser visto como um espetáculo facilitou a expansão da prática daqueles já existentes e a criação de novos esportes.
os avanços tecnológicos tornaram mais caras as construções de instalações desportivas, dificultando a expansão da prática dos esportes existentes e a criação de novos esportes.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O método tradicional de ensino dos jogos esportivos coletivos orienta que cada modalidade seja ensinada separadamente, iniciando pela abordagem dos fundamentos de cada esporte até chegar ao estudo dos sistemas táticos de jogo. Por outro lado, autores mais recentes da área da Pedagogia do Esporte recomendam que o ensino se inicie pelo estudo conjunto dos fundamentos comuns aos diferentes jogos esportivos coletivos para, depois, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva.
A vantagem do segundo método de ensino em relação ao primeiro é que os alunospassam a questionar suas experiências com jogos populares e a valorizar mais os jogos esportivos tradicionais.
passam a trazer para a escola suas experiências com jogos populares, confrontando-as com os jogos esportivos tradicionais.
entendem melhor o significado e a dinâmica dos jogos em menor espaço de tempo.
desenvolvem mais rapidamente o domínio das habilidades motoras que exigem equilíbrio.
conseguem selecionar melhor o esporte que desejam praticar fora das aulas de Educação Física.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere as seguintes ações praticadas por um professor de Educação Física que atua na escola como PEBII.
I. Seleciona conteúdos diferentes para ensinar aos diferentes anos com os quais trabalha.
II. Planeja o ensino de maneira que sejam abordadas suas várias dimensões: histórica, cultural, biológica, técnica.
Quando procede dessa maneira, o professor atende aos princípios pedagógicos
da diversificação e da sistematização de conteúdos de ensino.
da diversificação e da individualização do ensino.
da especialização precoce e do significado cultural dos conteúdos.
da especialização precoce e da individualização do ensino.
da consideração dos diferentes níveis de ensino e o da especialização precoce.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As práticas corporais que o ser humano desenvolve em seus momentos de lazer podem se tornar temas de estudo nas aulas de Educação Física. Entretanto, dependendo do tratamento que o professor dá a esses temas, o ensino pode desenvolver diferentes atitudes nos alunos em relação ao lazer.
Nesse sentido, é correto afirmar que, se o professor levar os alunos avalorizarem as práticas da cultura popular, eles nunca valorizarão outro tipo de cultura de lazer.
valorizarem as práticas da cultura erudita, em detrimento da cultura popular, eles se tornarão mais educados e serão mais bem aceitos pela sociedade.
valorizarem as práticas da cultura erudita, em detrimento da cultura popular, eles reivindicarão melhores políticas públicas de lazer.
entenderem que essas práticas podem ser modificadas, eles desenvolverão atitudes críticas em relação ao lazer.
entenderem que essas práticas podem ser modificadas, eles desenvolverão atitudes conformistas em relação ao lazer.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia as afirmações a respeito dos estudos do lazer presentes nas aulas de Educação Física.
I. O professor deve discutir apenas as práticas de lazer nas quais as pessoas atendam ao duplo objetivo de se divertirem e de melhorarem seu condicionamento físico.
II. As práticas de lazer cujos objetivos são voltados à promoção do descanso, não devem ser estudadas nas aulas de Educação Física.
III. Se a vivência do lazer é capaz de proporcionar descanso e divertimento, e também promover o desenvolvimento de capacidades e habilidades humanas, as aulas de Educação Física podem estimular a reflexão sobre as mais diversas práticas de lazer.
Assinale a alternativa que expressa o julgamento correto a respeito das três afirmações.
As frases I e II são incorretas e a frase III é correta.
A frase I é incorreta e as frases II e III são corretas.
As frases I e III são incorretas e a frase II é correta.
A frase I é correta e as frases II e III são incorretas.
As frases I e II são corretas e a frase III é incorreta.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Aprender a assistir a um espetáculo esportivo pode ser tão importante quanto saber praticar a modalidade esportiva a que se assiste.
Nesse sentido, é correto afirmar que é função das aulas de Educação Físicaoportunizar a vivência do espetáculo esportivo da mesma forma em que a televisão o veicula, sem qualquer modificação promovida pelo professor, para que os alunos sintam o que significa ser protagonista desse espetáculo.
desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente a modalidade assistida, ao mesmo tempo em que buscam perceber os interesses e as mensagens que permeiam o espetáculo esportivo.
estimular os alunos a serem mais praticantes do que espectadores de modalidades esportivas, pois só dessa maneira desenvolverão seu senso crítico sobre o espetáculo esportivo.
estimular os alunos a serem mais espectadores do que praticantes de modalidades esportivas, pois só dessa maneira desenvolverão seu senso crítico sobre o espetáculo esportivo.
fazer com que os alunos percebam que o espetáculo esportivo desvirtuou completamente a essência do esporte, e, por isso, é melhor ser espectador do que praticante de esporte.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Cada vez mais se aceita que as aulas de Educação Física devem se orientar pelo princípio da inclusão. Diante disso, analise as seguintes situações didáticas:
I. quando o tema da aula são as corridas de atletismo, o professor pede para Humberto exercer a função de cronometrista, já que ele é deficiente físico e se locomove em cadeira de rodas;
II. durante a vivência de um torneio de voleibol interclasses, o professor de Educação Física determina que as meninas montem os times, já que elas normalmente se saem melhor do que os meninos nessa modalidade esportiva;
III. quando o tema é futsal, o professor permite que tanto meninas quanto meninos escolham suas equipes, considerando que ambos os gêneros devem ter oportunidades iguais, mesmo que suas habilidades sejam diferentes.
Pensando na aplicação do princípio da inclusão, classifique as situações I, II e III como correta ou incorreta, respectivamente.
Correta; incorreta; correta.
Correta; incorreta; incorreta.
Incorreta; correta; correta.
Incorreta; correta; incorreta.
Incorreta; incorreta; correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...