Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a anestesia espinhal epidural ou peridural e a anestesia espinhal raquianestesia, considere as afirmativas a seguir.
I. A anestesia espinhal peridural é obtida pela injeção de um anestésico local no canal medular, no espaço ao redor da dura-máter.
II. A anestesia espinhal raquianestesia é obtida pela punção lombar e, no mesmo ato, injeta-se a solução no espaço subaracnóideo.
III. Tanto na anestesia espinhal peridural como na anestesia espinhal raquianestesia, o volume injetado é o mesmo.
IV. As principais complicações da anestesia peridural são: hematoma epidural, reações tóxicas, dor lombar pós-punção e disfunção vesical.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e III
I, II e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Um dreno de ferida fechada consiste em um tubo oco conectado a uma unidade portátil de vácuo. Promove a cicatrização e evita o intumescimento por meio da retirada do líquido serossanguinolento que se acumula no local da ferida. Os sistemas de drenagem Hemovac e Jackson-Pratt são os mais comumente utilizados.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre drenagem de ferida fechada, escreva V ou F nos parênteses conforme sejam verdadeiras ou falsas as proposições. Em seguida, assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:
( ) A secreção produzida deve ser retirada e medida frequentemente e o dreno da ferida deve ser removido após o sétimo dia pós-operatório.
( ) Antes de iniciar os cuidados com o sistema de drenagem, explique o procedimento ao cliente, ofereça privacidade, lave as mãos e utilize técnica asséptica.
( ) No caso de exames diagnósticos da secreção produzida pela ferida, esvazie o conteúdo da unidade em um recipiente graduado e após coloque uma amostra em um recipiente laboratorial estéril, identificando-o e enviando ao laboratório.
( ) Caso o cliente tenha mais de um dreno fechado, numere os drenos, a fim de que você possa registrar a secreção de cada local.
A seqüência correta é:
V; V.; F; F.
F; V; V; F.
F; V; F; V.
V; V; F; V.
Sr Antônio foi submetido a uma cirurgia cardíaca e está no 2º dia de pós-operatório. Com a finalidade de se reduzir a incidência de choque e hipóxia, os seguintes cuidados de enfermagem devem ser tomados:
monitorar diurese horária,e cicatrização da ferida;
monitorar sondas, drenos e cateteres, ventilação pulmonar;
Como conduta a ser realizada no pré-operatório, o esvaziamento intestinal deve ser feito para:
facilitar a absorção do anestésico durante o ato cirúrgico;
prevenir a liberação involuntária de conteúdo intestinal;
As ações da equipe de enfermagem priorizam a prevenção das complicações pulmonares em pacientes em pós-operatório são:
A eclampsia é uma doença grave que pode acometer a gestante. Ela ocorre habitualmente no seguinte momento e caracteriza-se por:
no início da prenhez / hipertensão, edema e proteinúria;
no início da prenhez / hipotensão, edema e proteinúria;
no final da prenhez / hipotensão, edema e proteinúria;
no final da prenhez / hipertensão, edema e proteinúria;
Para realização de intervenções cirúrgicas em regiões vaginais e retais, o cliente deve assumir a seguinte posição anatômica:
Supina
Trendelemburg
Litotômica
Fowler
Prona
No centro obstétrico um cuidado a ser dispensado á parturiente submetida a uma raquianestesia é:
Evitar decúbito elevado
Mantê-la na posição de Fowler
Mantê-la em decúbito lateral com travesseiro
Restringir a hidratação endovenosa
Mantê-la na posição de litotomia
Texto para as questões 36 e 37
Uma mulher de 58 anos de idade iniciou quadro de dor na mama esquerda. Após duas semanas, ela identificou um volume no local dolorido. Feita a biópsia do nódulo mamário, confirmouse a presença de um tumor maligno. Alguns dias depois, essa mulher submeteu-se a uma mastectomia radical da mama esquerda e, no pós-operatório, o quadro evoluiu com queixas de dores e ansiedade. O médico, então, prescreveu, para uso intravenoso, cloridrato de tramadol a cada 4 horas.
Considerando-se o caso apresentado, os cuidados de enfermagem a serem instituídos durante o pós-operatório, incluem
administrar analgésicos prescritos para o alívio da dor e conversar com a paciente buscando oferecer apoio.
orientar a paciente a não realizar mudanças de decúbito nos primeiros dias após a cirurgia devido aos riscos de tração de drenos instalados.
trocar o curativo da incisão e do sítio do dreno somente após ter cessado a drenagem total de secreção.
educar a paciente a realizar respirações curtas e superficiais devido aos riscos de trauma no local da cirurgia.
instruir a paciente a manter o membro esquerdo abaixado e a não utilizar os músculos desse lado.
Texto para as questões 36 e 37
Uma mulher de 58 anos de idade iniciou quadro de dor na mama esquerda. Após duas semanas, ela identificou um volume no local dolorido. Feita a biópsia do nódulo mamário, confirmouse a presença de um tumor maligno. Alguns dias depois, essa mulher submeteu-se a uma mastectomia radical da mama esquerda e, no pós-operatório, o quadro evoluiu com queixas de dores e ansiedade. O médico, então, prescreveu, para uso intravenoso, cloridrato de tramadol a cada 4 horas.
O médico que tratou a referida paciente prescreveu o cloridrato de tramadol para ser administrado por gotejamento. No hospital, estão disponíveis ampolas desse medicamento de 50 mg com 1 mL. Preparada uma solução final de 50 mL com 2 ampolas do medicamento, foi mantido um gotejamento de aproximadamente 40 gotas por minuto. Considerando o fator de gotejamento do equipo igual a 20, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a dose final da solução preparada e o tempo previsto para o término da infusão.
100 mg e 60 minutos
50 mg e 25 minutos
100 mg e 50 minutos
50 mg e 50 minutos
100 mg e 25 minutos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...