Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No quarto período clínico do parto ocorrem a hemostasia da ferida placentária e a contratilidade uterina. Algumas condutas obstétricas podem auxiliar nesse processo, entre elas:
O uso racional de ocitócitos e a amamentação do recém-nascido na primeira hora pósparto;
A massagem abdominal com expressão do fundo uterino para remoção dos coágulos;
A curetagem uterina profilática, após a dequitação da placenta;
O uso controlado de Kristeller, no segundo período clínico do parto;
A infusão profilática rotineira de ocitócito, logo após a dequitação.
A recomendação de interrupção temporária da amamentação, e estimulação da produção do leite com ordenhas regulares e frequentes até que a mãe possa amamentar o seu filho, é indicada quando a mãe é portadora de
hepatite B, e com o recém-nascido tendo recebido, após o nascimento, a vacina e a imunoglobulina específica, devendose aguardar 10 dias para iniciar a amamentação.
dengue na fase aguda, devendo-se aguardar 10 dias para iniciar a amamentação.
hanseníase, bacilífera ou não, devendo-se aguardar 15 dias, a contar da data da primeira dose da rifampicina, para iniciar a amamentação.
galactosemia, com o leite materno contendo alto teor de lactose.
doença de Chagas, na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar evidente.
Paciente, na 32ª semana de gestação, atendida no ambulatório do Tribunal, apresenta mal-estar geral e pressão arterial de 200×100 mmHg. A posição da gestante que não prejudica o fluxo sanguíneo uteroplacentário é
decúbito lateral direito.
Trendelemburg.
decúbito lateral esquerdo.
posição supina.
posição de litotomia.
Considerada uma das principais causas do câncer de colo de útero, a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), em adultos do sexo feminino, pode ser detectada por meio do exame denominado
histerossonografia.
papanicolau.
urocultura.
hemocultura.
histerossalpingografia.
O Programa de Atenção à Saúde da Mulher preconiza à mulher gestante o mínimo de consultas de pré-natal que devem ser realizadas na UBS ou no domicílio.
Marque a alternativa CORRETA que contém a previsão de consultas do programa.
Mínimo de 5 consultas, sendo preferencialmente, uma no 1º trimestre da gestação, duas no 2º trimestre de gestação e duas no 3º semestre de gestação.
Mínimo de 6 consultas, sendo preferencialmente, uma no 1º trimestre da gestação, duas no 2º trimestre de gestação e três no 3º trimestre de gestação.
Mínimo de 7 consultas, sendo preferencialmente, duas no 1º trimestre da gestação, duas no 2º trimestre de gestação e três no 3º semestre de gestação.
Mínimo de 4 consultas, sendo preferencialmente, uma no 1º trimestre, uma no 2º trimestre e duas no 3º trimestre.
O papel da assistência pré-natal em termos de prevenção das complicações maternas é amplamente reconhecido. A respeito da verificação da altura uterina, assinale a afirmativa INCORRETA:
A medida da altura uterina é um procedimento utilizado para rastreamento da restrição de crescimento intrauterino.
A medida da altura uterina serve para identificar alterações na gravidez, tais como gestações múltiplas, desordem do líquido amniótico e casos de mola hidatiforme
As medidas da altura uterina podem ser usadas na identificação de erros na estimativa da idade da gestação em semanas, baseada na data da última menstruação.
A medida da altura uterina é um procedimento de alto custo e que deve ser utilizado imprescindivelmente quando houver indícios de complicações obstétricas.
Os Gráficos de Avaliação Materno-Fetal estão destinados ao registro da evolução das médias de adequação entre peso-estatura e idade gestacional e da altura uterina.
A anemia persiste como um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo, atingindo principalmente os grupos mais vulneráveis à carência de ferro, que são as crianças e gestantes. Com relação a esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) No último trimestre da gestação ocorre o maior armazenamento de ferro pelo feto, e tanto crianças prematuras como os recém-nascidos a termo terão acumulado quantidades semelhantes desse micronutriente.
( ) Alguns fatores, como a amamentação prolongada e a introdução precoce do leite de vaca, estão associados à anemia, mas o uso contínuo de fórmulas infantis fortificadas é um fator protetor da anemia.
( ) Nas gestantes adolescentes, a anemia tem seus efeitos menos pronunciados, pois a interrupção da menstruação constitui um fator de proteção, uma vez que não há perdas contínuas de ferro.
( ) No Brasil, a anemia em crianças causada por parasitoses é preponderante em relação à anemia de origem dietética.
( ) Os elevados requerimentos fisiológicos de ferro na primeira infância tornam a criança especialmente vulnerável à anemia durante o segundo semestre e o segundo ano de vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F F V V F
V V F F V
F V F F V
V F F F V
F V V V F
Quando o dia e o mês da última menstruação forem desconhecidos, a IG será determinada por aproximação e um dos critérios é a medida da AU. Ao se fazer a mensuração entre a sínfise pubiana e a cicatriz umbilical, essa medida corresponderá a:
8 semanas.
12 semanas.
16 semanas.
20 semanas.
Mais de 20 semanas
Carmem é enfermeira obstetra e trabalha em uma maternidade de médio porte no Estado do Maranhão. Foi designada pela direção da instituição para coordenar as atividades de implantação dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno relativos à Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Com base nessa iniciativa, são considerados passos para o sucesso de aleitamento materno:
I. Garantir informações sobre saúde reprodutiva e direito da mulher.
II. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o parto.
III. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se forem separadas de seus filhos.
IV. Incentivar o parto normal e humanizado.
V. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.
A alternativa que contêm todas as afirmações corretas é:
I, II e III.
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e IV.
II, III e IV.
Gestante admitida com quadro suspeito de placenta prévia (PP). Marque a alternativa que indica os sinais característicos dessa patologia.
Útero hipertônico e hemorragia.
Hemorragia e dor abdominal intensa.
Hipertonia uterina e dor abdominal.
Hemorragia e ausência de dor.
Batimentos cardíacos fetais ausentes e hemorragia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...