Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A meningocele é uma herniação da meninge e medula, através da espinha bífida (vértebras não fundidas posteriormente). O enfermeiro precisa assistir adequadamente as crianças com meningocele, pois estas precisam de uma SAE aplicada de uma vez que a intervenção é realizada após planejamento criterioso. Analise as proposições abaixo e marque a alternativa ERRADA:
A meningocele pode vir acompanhada por hidrocefalia, pés tortos congênitos e quadros neurológicos, geralmente graves.
A meningocele pode vir acompanhada por hidrocefalia, pés tortos congênitos e quadros neurológicos, geralmente graves.
A Síndrome de Down não constitui uma contra-indicação para a realização da intervenção cirúrgica.
A terapêutica também é ortopédica e o treinamento de bexiga paralisada devido à retenção de diurese com emprego de técnica para drenagem urinária essencial.
Dentre as condutas de assistência do enfermeiro estão a mensuração diária do perímetro cefálico e a verificação de sinais de aumento da pressão intracraniana e quadros de irritabilidade, assim como a minimização de ruídos com decibéis a níveis aceitáveis pois nesta patologia a elevação do som acarreta transtornos ao recém nascido.
A infecção neonatal pelo vírus herpes simples (HSV) é sempre grave e acompanhada por significativa morbimortalidade, mesmo com terapêutica antiviral específica. Levando-se em consideração a epidemiologia, transmissão, patogênese e manifestações clínicas. A avalie as alternativas seguintes e marque a ERRADA:
As estatísticas mostram que 70% das infecções herpéticas neonatais são causadas por HSV-2 e resultam na maioria dos casos do contato do feto, durante o parto, com secreções genitais maternas infectadas pelo vírus.
Após o contato do feto/Rn com o vírus ocorre a replicação viral que pode se manter localizada ou pode disseminar-se e inclusive evoluir para uma encefalite.
Uma síndrome dismorfica é caracterizada pelo achatamento de ossos frontais, boca triangular, palato em ogiva, implantação baixa das orelhas, micrognatia e microcefalia.
A maioria dos Rn com infecção intra-uterina pelo HSV pode apresentar lesões de pele e microcefalia, calcificações intracranianas e microftalmia.
O aciclovir é um nucleosídeo artificial anti-herpético que atua inibindo a replicação do DNA do HSV. É administrado por via subcutânea e é eliminado por via renal. Na queratite herpética não se utiliza mais a iodo deoxiuridina como colírio, pois tal medicação causa glaucoma.
Em nível ambulatorial, na atenção básica quando se inicia consulta de puericultura, o recém nascido pode apresentar sinais de comprometimento respiratório, quando se faz necessária uma intervenção imediata do enfermeiro. Com base nisso avalie abaixo qual alternativa está INCORRETA:
Uma criança comprometida após o nascimento pode exibir cianose decorrente da oxigenação insuficiente do sangue e bradicardia, que é proveniente do aporte deficiente de oxigênio para o músculo cardíaco ou para o cérebro.
A respiração é o primeiro sinal vital a desaparecer quando o recém-nascido fica privado de oxigênio e após um período inicial de rápidas tentativas de respirar ocorre a apnéia primária durante a qual, a estimulação sensorial pode fazer com que a criança retome a respiração.
Após gasping há um período de apnéia secundária em que a estimulação sensorial não facilita a retomada da respiração espontânea e então, há a necessidade de ventilação assistida para reverter o processo.
Um ciclo muito importante é a avaliação da criança para decidir a próxima ação necessária; esta avaliação baseiase fundamentalmente em respiração, freqüência cardíaca e cor.
Após gasping há um período de apneia primária em que a estimulação sensorial não facilita a retomada da respiração espontânea e então, não há a necessidade de ventilação assistida para reverter o processo.
Com relação à diarreia aguda e desidratação, analise as alternativas abaixo, se certas ou erradas:
( ) O quadro clínico varia com o agente etiológico, o mecanismo da diarréia e a intensidade das perdas, a repercussão sobre o estado geral e a prostração dependem da intensidade da desidratação e da infecção.
( ) O enfermeiro ao avaliar a hidratação da criança deve analisar a umidade das mucosas, a elasticidade da pele e o tempo de recoloração.
( ) O enfermeiro deve atentar para a diurese que pode estar mantida, apesar da desidratação nos casos de diabetes mellitus, insípido e desidratação hipotônica.
( ) Dentre as situações que prejudicam a avaliação da desidratação encontra-se a hipernatremia ou desidratação hipertônica pois atenua os sinais de desidratação extracelular como alterações dos olhos, fontanelas e turgor e aumenta os sinais de desidratação intracelular como a sede intensa, déficit neurológico e irritabilidade intensa.
( ) A diferença entre a desidratação hipotônica e hipertônica é que esta, caracteriza-se por oligúria acentuada, hipertonia e convulsões e aquela, os sinais de desidratação são mais acentuados com relação à perda de peso, ocorre hipotonia e a diurese encontra-se presente.
Marque a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA:
V V F V V
V V V V V
F V V V V
V V V V F
F V V F V
Com relação aos desequilíbrios hídricos está a hipovolemia, que se caracteriza por um déficit de volume hídrico e relaciona-se com um baixo volume de líquido extracelular, ocorrendo também uma depleção de substâncias químicas que são os eletrólitos. Analise e assinale dentre as alternativas abaixo a ERRADA:
A hipovolemia tem como conseqüência a desidratação quando o volume de líquido corpóreo é reduzido tanto nos compartimentos extracelulares como intracelulares.
Nos quadros de hipovolemia, a hemoconcentração que é uma alta relação entre os componentes sanguíneos e o plasma aquoso, aumenta a possibilidade de que se formem coágulos sanguíneos e cálculos urinários e compromete a capacidade renal de excreção.
A evidência de hemoconcentração reflete-se nos níveis elevados de hematócrito resultando uma hipercromia e aumento das contagens de células sanguíneas
A hipovolemia acaba provocando depleção no líquido intracelular e afetando as funções celulares e alteração da capacidade mental.
Na hipovolemia a densidade específica da urina é baixa e a pressão venosa central encontra-se acima de 4cmH2O.
A cirrose hepática é uma doença degenerativa do fígado causada por lesão celular generalizada, ocorrendo distúrbios digestivos e metabólicos, defeitos de coagulação e desequilíbrios hidroeletrolíticos. Avaliando as afirmações abaixo, marque a ERRADA:
A hipotensão portal, as varizes esofágicas, ascite e encefalopatia hepática são complicações da cirrose avançada.
A cirrose de Laennec é mais comum resulta da ingestão crônica de álcool e de uma má nutrição e pode ocorrer após a ingestão de drogas hepatotóxicas.
As manifestações clínicas da cirrose compensada são eritema palmar , epistaxe e hepatomegalia, mas a cirrose descompensada envolve a icterícia, o baqueteamento digital, a equimose e a atrofia gonadal.
Com relação a função hepática alguns exames laboratoriais são conclusivos como o tempo de protrombina prolongado e a baixa contagem plaquetária devido a hepatopatia.
A cirrose pós necrótica resulta da destruição das células hepáticas secundárias , a uma hepatopatia metabólica ou a exposição a toxinas hepáticas ou substâncias químicas industriais.
A Aspiração de Secreção é um procedimento para retirar secreções do trato respiratório superior e/ou da cavidade oral através de sucção por cateter (VOLPATO, 2009). Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, relacionadas aos objetivos da Aspiração de Secreção.
I. Oferecer ou realizar higiene oral após a aspiração.
II. O aspirador pode ser fixado na saída de vácuo ou portátil.
III. Manter as vias aéreas livres.
IV. Retirar secreções do trato respiratório e/ou boca sem traumatismo.
V. Prevenir e tratar infecções respiratórias e vias aéreas superiores e inferior.
Quais estão corretas?
Apenas III, IV e V.
Apenas I, II, III e V.
Apenas I, III, IV e V.
Apenas II, III, IV e V.
I, II, III, IV e V.
Em relação ao paciente com diagnóstico de Dengue, a Plaquetopenia é uma das preocupações da Assistência de Enfermagem que determina várias condutas a serem executadas pelo Enfermeiro Dengue: manual de procedimentos de enfermagem (BRASIL, 2008). Considerando a afirmação acima, qual das condutas a seguir NÃO está relacionada com a Assistência de Enfermagem ao paciente com Dengue?
Prevenir complicações.
Realizar exame físico dirigido: verificar edema, petéquias, equimose, hematoma, sangramentos (epistaxe, gengivorragia, metrorragia, entre outros).
Manter o acesso venoso permeável.
Controlar a diurese e a densidade urinária.
Notificar ao médico sempre que o resultado da plaqueta for menor ou igual a 100.000 e o hematócrito maior do que 10% em relação ao valor basal ou anterior.
Oliveira (2011) orienta quanto a efeitos colaterais quando a criança está em uso de Fenoterol (Berotec). Qual dos sinais e/ou sintomas abaixo NÃO caracteriza efeito adverso ao uso de Fenoterol?
Irritabilidade
Bradicardia
Taquicardia.
Hipotassemia.
Hiperlipidemia.
Com relação ao tratamento de feridas, analise as afirmativas abaixo:
I. A remoção da necrose e de corpos estranhos do leito da ferida constitui um dos primeiros e mais importantes componentes a serem considerados no tratamento da ferida.
II. Os antissépticos em feridas são citotóxicos e contribuem para o retardo na cicatrização.
III. A cobertura mais apropriada deve manter o ambiente propício para a reparação tissular devendo, entre outras funções, manter umidade na interface ferida/cobertura, remover o excesso de exsudato, permitir a troca gasosa e promover isolamento térmico.
IV. Fatores sistêmicos podem afetar o processo de reparação tissular, entre eles: a idade, a imobilidade, o estado nutricional, doenças associadas e o uso de medicamentos contínuos.
São verdadeiras as afirmativas:
Apenas I, II e III
Apenas II, III e IV
Apenas II e IV
Apenas I e III
I, II, III e IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...