Questões de Enfermagem do ano 2013

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A anticoncepção de emergência (AE) é uma proposta que veio contribuir para a garantia do exercício pleno dos direitos das mulheres na tomada de decisões sobre sua reprodução. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

O método de administração de pílulas anticoncepcionais combinadas, compostas por estrogênio e progestágeno sintéticos, é conhecido por regime de Yuzpe.

  • C. Certo
  • E. Errado

A anticoncepção de emergência (AE) é uma proposta que veio contribuir para a garantia do exercício pleno dos direitos das mulheres na tomada de decisões sobre sua reprodução. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A AE é o método mais indicado nas situações de esquecimento prolongado do anticonceptivo oral, cálculo incorreto do período fértil, erro no período de abstinência ou interpretação equivocada da temperatura basal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da rede de atenção à saúde mental, julgue os itens que se seguem.

Os CAPS devem oferecer acolhimento diurno e, quando possível e necessário, noturno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes que versam acerca da Política de Humanização da Atenção e da Gestão (PNH).

O Método Canguru é um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele o mais cedo possível entre os pais e o recém-nascido, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, promovendo autonomia e competência parental a partir do suporte da equipe, da interação familiar e de redes sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A vigilância alimentar e nutricional pressupõe o monitoramento contínuo do estado nutricional e do consumo alimentar da população. Nesse sentido, o Ministério da Saúde adota o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), destinado a atender todas as fases da vida dos indivíduos, sejam crianças, adolescentes, adultos, idosos ou gestantes. Acerca das condutas recomendadas para situações de desvio no crescimento, assinale a opção correta.

  • A.

    Em situação de muito baixo peso ou magreza acentuada, devese orientar a família a realizar a próxima consulta com intervalo máximo de vinte e cinco dias.

  • B.

    Não há necessidade de encaminhamento da criança ao assistente social.

  • C.

    Deve-se verificar as atividades de lazer das crianças, como o tempo em frente à televisão e ao videogame, estimulando-as a realizar passeios, caminhadas, andar de bicicleta, praticar jogos com bola e outras brincadeiras que aumentem a atividade física.

  • D.

    Em caso de sobrepeso ou obesidade, deve-se verificar a existência de erros alimentares, identificar a dieta da família e orientar a mãe ou o cuidador a administrar à criança a alimentação da família, independentemente da idade.

  • E.

    O desmame não tem relação com a magreza em crianças menores de dois anos. Apesar de haver recomendação de aleitamento até dois anos completos ou mais, o Ministério da Saúde sugere que a amamentação seja exclusiva até os seis meses.

No Brasil, as taxas de amamentação ainda são baixas, principalmente as taxas de amamentação exclusiva. O enfermeiro é um profissional importante na equipe de saúde que pode, por meio da educação em saúde, auxiliar na mudança dessa situação. Acerca de nutrição infantil, julgue os próximos itens.

As crianças que não puderem ser amamentadas, a exemplo de crianças cujas mães são portadoras do vírus HIV, devem ser alimentadas exclusivamente com leite de vaca não modificado e, aos quatro meses de idade, serem alimentadas com papa salgada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as assertivas a seguir, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Quando não existem alterações orgânicas estruturais, podem também desenvolver-se transtornos psíquicos, efeito das perturbações do diálogo mãe-bebê. Em primeiro lugar, os problemas se manifestarão em perturbações ligadas ao sono e à alimentação, podendo vir a atingir o desenvolvimento motor, diminuir as vocalizações, perturbar o olhar do bebê dirigido a sua mãe.

( ) O acompanhamento do desenvolvimento deve fazer parte da consulta geral da criança. Para isso, é fundamental criar espaços específicos e instrumental especializado. Alguns pequenos brinquedos e/ou objetos do consultório, por exemplo, podem ser usados para desencadear alguma resposta reflexa ou marco do desenvolvimento.

( ) Uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, a partir de 1984, visando a incrementar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde na atenção à criança, foi a de priorizar cinco ações básicas de saúde que possuem comprovada eficácia: promoção do aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, prevenção e controle das doenças diarreicas e das infecções respiratórias agudas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – V – V.

  • B.

    V – F – V.

  • C.

    F – F – V.

  • D.

    F – F – F.

  • E.

    V – F – F.

  • A.

    O acompanhamento das crianças com deficiência inclui, necessariamente, a observação e intervenções relacionadas ao desenvolvimento de constipação crônica, incontinência urinária, desenvolvimento de úlceras por pressão e queda dos pés.

  • B.

    As orientações relativas à higienização bucal de crianças com algum grau de deficiência auditiva só poderão ser realizadas se a mãe se dispuser a comunicar-se com a criança em seu domicílio.

  • C.

    Recomenda-se que a criança com deficiência em condição de alimentar-se por via oral tenha acesso a refeições balanceadas para suas necessidades e que sejam oferecidas porções em intervalos regulares, respeitando-se o grau de aceitação dos alimentos.

  • D.

    A maioria das causas das deficiências é oriunda dos transtornos congênitos e perinatais, razão por que a qualidade do pré-natal não apresenta impacto nessa prevalência, uma vez que a maioria das deficiências é fruto da carga genética hereditária.

  • E.

    As crianças dependentes de cadeira de rodas não podem ser atendidas nas unidades básicas de saúde, pois requerem tratamento especializado de média e alta complexidade.

A escala de Apgar, que é um método de avaliação sistemática do recém-nascido logo após o parto e deve ser utilizado rotineiramente para identificar os recém-nascidos que necessitem de reanimação e cuidados especiais, é composta pelos seguintes quesitos: batimento cardíaco, atividade reflexa,

  • A.

    esforço respiratório, tônus muscular e cor da pele.

  • B.

    respiração, pressão arterial e cor da pele.

  • C.

    respiração, tônus muscular e temperatura corpórea.

  • D.

    respiração, temperatura corpórea e tônus muscular.

  • E.

    esforço respiratório, pressão arterial e cor da pele.

Fazem parte do procedimento de medição do comprimento de uma criança de 0 a 23 meses, EXCETO:

  • A.

    Orientar a mãe ou cuidadora que a criança deve estar descalça, despida, sem touca, protetores ou enfeites de cabeça. O cabelo deve estar solto.

  • B.

    Com o auxílio da mãe, colocar a criança deitada mantendo seus ombros e cabeça apoiados em superfície plana (sobre uma mesa antropométrica ou mesa de exames mais uma régua antropométrica).

  • C.

    Colocar a criança de pé, sem curvar os joelhos, braços ao longo do corpo com os calcanhares e ombros eretos e olhando para a frente.

  • D.

    Encostar a cabeça da criança na extremidade fixa da régua ou mesa antropométrica. Deslizar a peça móvel até encostar nos calcanhares, mantendo os joelhos bem estendidos (pernas esticadas). Solicitar ajuda da mãe para manter a cabeça da criança na posição correta.

  • E.

    Proceder à leitura da medida, a seguir retirar a criança da mesa, orientar a mãe para vesti-la, avaliar a adequação do comprimento na tabela de percentis e informar a mãe sobre essa adequação.

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