Questões de Enfermagem do ano 2017

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As lesões por pressão são causas frequentes de complicações em pacientes críticos. Tais eventos, frequentemente, aumentam o tempo de internação na unidade de terapia intensiva, podem levar a problemas mais graves para esse perfil de pacientes, como infecção de partes moles, o que pode levar a sepse. Entretanto, esse é um tipo de problema de saúde que pode ser prevenido e o enfermeiro tem papel fundamental na identificação dos fatores de risco para lesão por pressão.

Considerando os fatores intrínsecos e extrínsecos que contribuem para o desenvolvimento de lesão por pressão, analise as afirmativas a seguir, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A baixa mobilidade, elevada atividade e baixa percepção sensorial resultam no aumento da pressão e podem levar ao desenvolvimento das lesões por pressão.

( ) Os fatores intrínsecos e extrínsecos desfavoráveis aumentam a tolerância tecidual e podem aumentar o risco para lesão por pressão.

( ) A literatura estabelece como fatores de risco extrínsecos para lesão por pressão: a elevada umidade, a elevada fricção e o aumento do cisalhamento.

( ) Os fatores de risco intrínsecos para lesão por pressão são a nutrição desequilibrada – menor que as necessidades corporais –, o aumento da idade do paciente e a baixa pressão arteriolar.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F V F V
  • B. F F V V
  • C. V F V F
  • D. V V F F

Sobre a análise e avaliação de pacientes com distúrbios do equilíbrio ácido-base no paciente grave, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. É importante a manutenção de um pH de 7,0 no sangue para estabilizar o pH intracelular no seu valor normal, que é de 7,1.
  • B. A acidose severa deprime a contratilidade miocárdica, predispõe a arritmias cardíacas, causa venoconstrição, podendo ainda reduzir a pressão arterial e prejudicar o transporte de oxigênio.
  • C. A alcalose respiratória ocorre quando há redução de CO2 no organismo (hipocapnias) traduzida por redução na pCO2.
  • D. Algumas das causas de alcalose metabólica são relacionadas a perdas de H+, como perdas gastrointestinais sem perda concomitante de bicarbonato, perdas renais e hipocalemia.

É estimado que o traumatismo cranioencefálico (TCE) seja responsável por 200 a 300 admissões hospitalares por 100 mil habitantes/ano, em países como Inglaterra e Estados Unidos.

Considerando a fisiopatologia envolvida nos cuidados ao paciente vítima de TCE, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As fraturas de crânio são encontradas em 80% dos casos fatais, mas não há uma correlação direta entre a presença de fratura e de alterações cerebrais. Assim, o enfermeiro deve avaliar e registrar essa informação para o planejamento das intervenções de enfermagem.
  • B. As alterações secundárias ao TCE se desenvolvem somente entre algumas horas após o evento traumático. Não é necessário atentar para alterações secundárias dias após a internação em UTI.
  • C. Várias alterações secundárias ao TCE são consequência de alterações circulatórias e respiratórias, sendo que parâmetros como hipotensão arterial e a hipóxia são os principais fatores determinantes do prognóstico de TCE grave e devem ser rigorosamente monitorizados pelo enfermeiro.
  • D. O inchaço cerebral, no TCE, é o resultado da vasodilatação consequente à perda da autorregulação cerebral.

Sobre os cuidados de enfermagem em relação à monitorização não invasiva, considere as afirmativas a seguir.

I. Realizar limpeza da pele para aplicação de eletrodos e ligar os alarmes, ajustando os parâmetros de acordo com as condições clínicas do paciente, são alguns dos cuidados de enfermagem aplicados à eletrocardiografia.

II. Não é necessário utilizar manguitos de tamanho adequado à circunferência do membro para mensurar pressão arterial não invasiva (PNI).

III. Caso o paciente apresente shunt arteriovenoso, fístula arteriovenosa ou enxerto na extremidade de um membro ou ainda se tiver sido submetido à mastectomia, a colocação do manguito no membro ipsilateral deve ser evitada para não causar comprometimento circulatório.

Est(á)ão correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. e III, apenas.

Em pacientes neurológicos graves, pode ser necessária a monitorização da pressão intracraniana (PIC).

Considere os cuidados de enfermagem na monitorização da PIC e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A PIC interfere no fluxo sanguíneo cerebral por ser um determinante da pressão de perfusão cerebral (PPC). Assim, deve ser observado, com frequência, o valor da PIC, pois sua elevação se associa aos quadros de herniação cerebral iminente ou já estabelecida.

( ) Caso seja necessária a monitorização e o registro da pressão de perfusão cerebral (PPC), e o monitor não fizer esse cálculo, basta realizar o cálculo através da fórmula PPC = Pressão Arterial Média (PAM) – PIC.

( ) Para monitorização da PIC, o cateter deve ficar na altura da linha média axilar, e todos os sistemas podem ser zerados em relação à pressão atmosférica, inclusive os com fibras ópticas.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F F
  • B. F V V
  • C. V V F
  • D. V F V

A aspiração traqueal é o método utilizado para a remoção de secreção, quando a tosse não é eficaz, e em pacientes sob ventilação mecânica ou traqueostomizados.

Considerando os cuidados de enfermagem durante o procedimento de aspiração traqueal, é correto afirmar:

  • A. A hiperoxigenação é uma das técnicas usadas para reduzir ou eliminar hipoxemia durante a aspiração. Esta consiste em reduzir a FiO2 em pacientes sob ventilação mecânica, antes e após o procedimento de aspiração.
  • B. A instilação de solução salina para aspiração tem como objetivo facilitar a remoção de secreções e deve ser utilizada rotineiramente.
  • C. A aspiração fechada traz benefício para determinados perfis de paciente. Nesse caso, o procedimento consiste em rápida desconexão do ventilador durante a aspiração.
  • D. A aspiração traqueal pode trazer algumas complicações como hipoxemia, arritmia cardíaca e atelectasia.

O enfermeiro intensivista tem papel primordial na monitorização respiratória e, caso o paciente precise de ventilação invasiva, sua ação vai desde o gerenciamento do cuidado com o planejamento de materiais necessários para o procedimento até o preparo e a observação do paciente antes, durante e após a obtenção da via aérea definitiva.

Considerando a intubação orotraqueal e a ventilação mecânica, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Para a intubação eletiva, o objetivo é preparar o paciente adequadamente para intubação traqueal, por meio de pré-oxigenação, monitorização e posicionamento adequado durante o procedimento, visando uma laringoscopia ótima.
  • B. Para regulagem do ventilador invasivo, pode-se utilizar a FiO2 necessária para manter a saturação arterial de oxigênio entre 93 a 97%.
  • C. O enfermeiro deve estar atento à monitorização ventilatória para a asssincronia paciente-ventilador. Esta é a incoordenação entre os esforços e as necessidades ventilatórias do paciente em relação ao que é ofertado pelo ventilador. Esses são eventos frequentes, presentes em 10% a 80% de todos os ciclos e que se associam a prolongamento da ventilação mecânica e da internação na unidade de terapia intensiva.
  • D. O circuito do ventilador mecânico, para ventilação invasiva, é único e apresenta válvula de demanda.

A manifestação de sintomas como palidez, pulso rápido e fino, seguido de redução do débito urinário e rebaixamento no nível de consciência, é característica do quadro de choque circulatório. Esse, assim caracterizado, ainda é um dos motivos mais frequentes para a demanda de cuidados intensivos.

Considerando a fisiopatologia do choque circulatório, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. O choque é a principal causa de lesão tecidual e, consequentemente, de disfunção orgânica e sempre apresenta a hipotensão, como sinal clínico.
  • B. Há alteração de fluxo sanguíneo nos estados de choque e nas condições de baixo fluxo tecidual; existe inicialmente redução na oferta local de oxigênio.
  • C. Os quadros hipovolêmicos são caracterizados por baixo volume intravascular relativo à sua capacitância e, no choque cardiogênico, existe limitação primária do desempenho cardíaco e pulmonar.
  • D. No choque obstrutivo, há um bloqueio mecânico ao fluxo sanguíneo e, no choque distributivo, ainda existe adequação entre a demanda metabólica tecidual e a oferta local de oxigênio.

Sobre a atualização das diretrizes da American Hearth Association, 2015, considere as afirmativas a seguir.

I. Ao observar que o paciente se encontra em parada cardiorrespiratória (PCR), deve-se solicitar ajuda e, em seguida, iniciar as compressões torácicas.

II. Na cadeia de sobrevivência da PCR intra-hospitalar, o papel da UTI é promover suporte avançado de vida e cuidados pós-PCR.

III. Em vítimas adultas de PCR, o correto em relação à relação compressão-ventilação, com via aérea avançada, são compressões de 100 a 120/minuto, não contínuas e intercaladas com duas ventilações a cada 8 segundos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e III, apenas.

O processo de Enfermagem fornece estrutura para a tomada de decisão durante a assistência de Enfermagem, tornando-a mais científica e menos intuitiva (TANURE, 2010). Sobre o processo de Enfermagem, analise as seguintes afirmativas.

I. A Investigação (histórico de Enfermagem) é a primeira fase do processo de Enfermagem, ou seja, é o primeiro passo para a determinação do estado do paciente.

II. A elaboração dos diagnósticos de Enfermagem baseia-se tanto nos problemas reais quanto nos problemas potenciais e devem ser identificados e listados em ordem de prioridades, com base no grau de ameaças ao nível de bem-estar do paciente.

III. A implementação constitui a quinta e última etapa do processo de Enfermagem. Esta etapa inclui a elaboração das prescrições de Enfermagem elencadas para minimizar riscos, resolver ou controlar um problema, auxiliar nas atividades de vida diária e promover a saúde.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I e III, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...