Lista completa de Questões sobre Administração em Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No gerenciamento de recursos materiais desenvolvido nas organizações de saúde é importante o conhecimento dos aspectos envolvidos nesse processo, dentre os quais se pode destacar:
o controle de entrada e saída de materiais, pois eles oneram mais que os recursos humanos nos hospitais
o custo elevado dos materiais de consumo e seu suprimento ao término do estoque de reserva
a grande variedade de materiais e a aquisição somente de materiais de baixo custo para diminuir a despesa.
o custo e a variedade dos materiais, a complexidade de tratamentos e procedimentos e a continuidade do suprimento
a aquisição de materiais modernos e sofisticados e o processo de licitação para sua compra.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A liderança adequada para quando os problemas estão definidos de forma insatisfatória e há necessidade de uma tempestade de ideias (brainstorming) para a geração de soluções alternativas, é chamada de:
autoritária.
coercitiva
voluntária.
laissez-faire.
orientada.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre os modelos de organização do trabalho, no sistema capitalista, é CORRETO afirmar:
O modelo de administração taylorista se caracteriza pela falta de divisão de tarefas entre trabalhadores, ausência de monotonia, menor incidência de sofrimento psíquico e de doenças físicas.
Tanto o modelo fordista como o taylorista promovem intensificação do trabalho, rotina, permanente controle e movimentos repetitivos. O esforço empregado para tanto evita comportamentos condicionados, relações de violência e de agressividade entre os trabalhadores.
Os modelos taylorista e fordista prevaleceram nos países capitalistas até meados dos anos 70. Foram substituídos pelo toyotismo, agilizado pela microeletrônica, e por formas de trabalho mais diversificadas e de maior envolvimento dos trabalhadores nos objetivos da empresa.
Historicamente, a estratégia por parte dos trabalhadores, como resistência aos modelos fordista e taylorista, foi dificultar o desenvolvimento da produção, mas sem sabotagens, danificação de máquinas, atrasos ou greves.
Anterior ao toyotismo, a organização científica do trabalho privilegiava o saber do trabalhador, incentivava iniciativas de organização e adaptação ao trabalho, bem como qualquer outra atividade intelectual.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o tema educação voltada à saúde dos trabalhadores, é CORRETO afirmar:
Nas ações de educação, o enfermeiro do trabalho precisará de recursos para práticas educativas coletivas e/ou individuais na empresa, com a finalidade de formar trabalhadores para ações que melhorem e/ou mantenham a qualidade de vida.
As práticas de educação em saúde são espaços de produção e de aplicação de saberes para o desenvolvimento humano. Devem favorecer a reflexão crítica e participação dos trabalhadores e equipes de saúde do trabalhador. O líder dessas práticas é o enfermeiro.
As áreas de educação para o enfermeiro são: educação de profissionais, educação permanente de equipes de enfermagem e ainda educação em saúde de trabalhadores. Esta última é fundamental para o enfermeiro do trabalho, pois facilita a sua criatividade e a inovação na promoção da saúde e prevenção de acidentes de trabalho.
Uma tendência em enfermagem é a problematização como atividade didática mais adequada para educação em saúde, porque valoriza o saber do enfermeiro ao lhe transmitir informações que julga serem valiosas e essenciais para a vida e saúde dos trabalhadores.
É de fundamental importância que o enfermeiro do trabalho busque alternativas que associem saúde e educação, lembrando que o saber acadêmico exclui o saber leigo e o contexto político, social, econômico e cultural do trabalhador.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
As dimensões em enfermagem gerência, assistência, ensino e pesquisa - são áreas de atuação do enfermeiro em serviços de saúde. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é um instrumento que qualifica o cuidado e é também uma ferramenta de planejamento e organização da assistência, portanto sem conotação gerencial.
O gerenciamento realizado pelo enfermeiro do trabalho é centrado em atividades de organização de agendas, elaboração de escalas, verificação de pendências, conferência e reposição de materiais e mediação de tensões entre trabalhadores e equipes de saúde, tais como reclamações de atendimento médico.
As investigações científicas no campo de saúde do trabalhador com características de não intervenção na realidade, promovem relevância em conhecimentos e têm impacto na transformação da prática em enfermagem.
As habilidades necessárias para a atividade gerencial do enfermeiro são: técnica - diz respeito aos aspectos instrumentais do próprio trabalho; política - requer articulação ao projeto que se quer empreender; comunicativa - diz respeito às negociações e desenvolvimento de cidadania na perspectiva de emancipação de projetos.
O campo de desenvolvimento e avanço do conhecimento científico em enfermagem ocorre do mesmo modo em ambientes acadêmicos e no campo da prática. A falta de produção científica por enfermeiros tem imposto limitações ao desenvolvimento desses profissionais e, consequentemente, à prática social da enfermagem.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Relacione as colunas a seguir.
A sequência está correta em
2, 1, 1, 2, 2
1, 2, 1, 2, 1
1, 2, 2, 1, 1
1, 2, 2, 1, 2
2, 1, 2, 1,1
O Técnico de Enfermagem, no ambulatório, deve, para segregação e acondicionamento dos resíduos dos serviços de saúde, recomendar que todos os recipientes sejam
mantidos no local de geração após o preenchimento e fechamento, no mínimo, por 72 horas.
constituídos de material sifonado e utilizados para os fins a que se destinam.
providos de tampa, evitando-se o sistema de abertura por pedal, devendo ter manutenção preventiva de rotina.
localizados próximos da fonte geradora e que atendam as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
recolhidos pelo serviço de coleta externa para posterior reciclagem.
O somatório dos componentes monetários dividido pelo somatório dos componentes físicos constitui a base inicial para a estrutura
da gestão de qualidade.
da administração em saúde.
do controle financeiro.
dos custos em saúde.
dos recursos financeiros.
Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas, deverão ser registrados em prontuário clínico individual que será mantido na empresa por um período mínimo de
5 anos.
10 anos.
15 anos.
20 anos.
30 anos.
Que equipe do ambulatório de uma empresa petrolífera é responsável pela realização de controle dos sinais vitais, das medidas biométricas e pelo preparo do trabalhador para consultas, exames e tratamentos?
Engenharia
Segurança
Enfermagem
Nutrição
Medicina
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...