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Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Para a avaliação da qualidade institucional utiliza-se o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, que é composto de seções e subseções. Nas subseções, existem os padrões definidos em três níveis. Para o centro cirúrgico são definidos os padrões de segurança, organização, qualidade e produtividade. Para cada nível são definidos itens de verificação que orientam a visita e preparação do hospital para a Acreditação Hospitalar. Assinale a alternativa que contempla os itens/procedimentos a serem verificados no centro cirúrgico:
I. O correto preenchimento dos impressos de anestesia e cirurgias realizadas, considerando registros completos e legabilidade das assinaturas dos responsáveis, pelo prontuário do paciente.
II. Os manuais de normas, rotinas e procedimentos estão devidamente atualizados.
III. Elaboração do programa de cirurgias, provimento de recursos, acompanhamento e registros de procedimentos, pelo enfermeiro.
Está(ão) CORRETA(S):
As afirmativas I e III.
As afirmativas II e III.
Todas as alternativas.
As afirmativas I e II.
Apenas a afirmativa I.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O processo de avaliação de desempenho profissional dos trabalhadores é um importante recurso para dimensionar a qualidade desse desempenho, o que possibilita a identificação das necessidades de capacitação para o alcance dos objetivos organizacionais. Dessa forma, pode-se afirmar que a avaliação:
É de competência do setor de gestão de pessoas (recursos humanos).
Constitui-se em um instrumento diagnóstico gerencial que fundamenta decisões administrativas, por meio das quais é possível estabelecer metas de desenvolvimento.
Tem por objetivo principal estimular a produção do trabalhador visando à promoção deste.
Deve fazer uso de técnicas gerenciais de treinamento e estimular o remanejamento dos trabalhadores nos setores.
Privilegia os profissionais que apresentam bom desempenho.
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Com a crescente mudança no cenário do mercado de trabalho, as políticas de formação profissional sofreram modificação e atualmente a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades pelo trabalhador é uma exigência para as organizações. Nas instituições de saúde, essas políticas surgem por meio dos programas de educação permanente. Sobre educação permanente, afirma-se:
I. Educação permanente consiste na aprendizagem dentro do ambiente de trabalho em que o aprender e o ensinar são incorporados pelo trabalhador.
II. A educação permanente promove a aquisição de conhecimentos pelo trabalhador
baseado nas necessidades de organização.
III. Entende-se como educação permanente a promoção de capacitação e treinamento, objetivando a mudança de comportamento.
IV. A educação permanente constitui-se num programa responsável pela capacitação e pela promoção da melhoria da habilidade de toda a equipe de trabalho.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas III e IV.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, II e IV.
Todas as afirmativas.
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A preocupação com a busca pela excelência visando a resultados positivos na assistência a saúde, gerou um movimento das instituições de saúde para à qualificação dos recursos humanos. Coube, então, a implantação de serviços de educação continuada, os quais possuem um papel de destaque nessas instituições. É (são) finalidade(s) da educação continuada:
I. Selecionar, capacitar e desenvolver talentos.
II. Mudança de atitude dos profissionais por meio de treinamentos.
III. Definir indicadores assistenciais para as unidades.
IV. Subsidiar meios para alcance de metas.
V. Desenvolver aprimoramento da educação continuada.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas II, III e V.
Somente as afirmativas I, II e V.
Somente as afirmativas I, II, III e IV.
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Investimento na capacitação dos recursos humanos, sobretudo na aplicação técnica, não se traduz obrigatoriamente na mudança de comportamento humano e, consequentemente, na melhoria prestada à assistência à saúde. (NISHIO; BAPTISTA, 2009, p. 20). Essa definição diz respeito à (ao):
Treinamento.
Educação permanente.
Avaliação por competência.
Educação em saúde.
Educação continuada.
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O desempenho humano tem relação direta com a produtividade das organizações de trabalho; sendo, portanto, um grande desafio para diretores, gestores e gerentes. No que diz respeito às técnicas e aos métodos de avaliação do desempenho profissional em enfermagem, é possível empregar escalas de gradação. Sobre o Efeito Halo, resultado de uma escala de gradação na avaliação de desempenho, é CORRETO afirmar:
Constitui-se na atribuição de um mesmo fator de avaliação regular de altos conceitos a todos os fatores de avaliação.
Constitui-se na atribuição de valores medianos, nunca os extremos, mau ou ótimo para todos os fatores de avaliação.
Trata-se da definição do período a que se refere a avaliação.
Trata-se da definição do comportamento global do desempenho.
Constitui-se na atribuição constante da mesma gradação ou classificação para todos os fatores de avaliação.
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O processo de avaliação de desempenho dos profissionais de enfermagem é uma ferramenta gerencial de grande importância para os enfermeiros, pois trata de um recurso para promover crescimento profissional e pessoal. Porém, é preciso clareza nos objetivos de avaliação, sistematização do processo e metodologia segundo a política de recursos humanos da organização. Assinale a alternativa que melhor define a principal finalidade da avaliação de desempenho profissional.
Conhecer e documentar informações de avaliadores e avaliados de forma participativa para proceder ao diagnóstico situacional.
Conhecer o desempenho individual dos colaboradores de uma organização.
Avaliar de modo detalhado o desempenho profissional de um determinado grupo em organizações de trabalho.
Auxiliar nas políticas de desenvolvimento profissional de uma organização de trabalho.
Fundamentar as decisões do setor de Recursos Humanos de uma organização.
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A qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes e a segurança dos profissionais que atuam nas instituições de saúde fazem parte também da responsabilidade do serviço de educação continuada. A direção de enfermagem em conjunto com a educação continuada utiliza ferramentas que norteiam o levantamento das necessidades, facilitando a tomada de decisões. A avaliação do processo assistencial em enfermagem constitui-se instrumento essencial para:
I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.
II. Redimensionar o quadro pessoal.
III. Reconhecer as deficiências para implantação de planos de melhoria.
IV. Promover análise financeira.
V. Desenvolver programa de educação voltada aos trabalhadores.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, III e V.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Somente as afirmativas I, II III e IV.
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A necessidade de busca pela qualidade nas organizações de saúde impulsiona os gestores a buscarem instrumentos que auxiliem no acompanhamento dos processos, com o objetivo de avaliar os resultados e intervir caso seja necessário, tendo como possibilidade o uso de indicadores. Esses indicadores são uma ferramenta para que o enfermeiro defina a necessidade de um treinamento. Treinamento permanente pode ser entendido como:
Treinamento realizado dentro da unidade de trabalho.
Orientação de revisão de técnicas com tempo estabelecido.
Orientação constante e periódica de prática assistencial com o objetivo de melhorar a qualidade nas organizações de saúde.
Treinamento com agendamento anual para a revisão de técnicas.
Plano de ação com tempo determinado.
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O serviço de enfermagem apresenta um grande quantitativo de pessoal e é fundamental que exista um trabalho conjunto com a educação continuada para manter a capacitação de toda a equipe. Uma das funções do enfermeiro da educação continuada é capacitar os profissionais no uso de materiais da instituição com o objetivo de realizar uma prática assistencial segura. Assinale a alternativa que melhor contempla as responsabilidades do enfermeiro da educação continuada:
Definição dos produtos a serem adquiridos pela instituição, controle da qualidade do material e treinamento.
Controle de estoque e qualidade dos materiais, envio de relatórios adversos e definição de produtos a serem adquiridos pela instituição.
Controle de estoque e qualidade dos materiais.
Registro do uso dos materiais, controle de estoque e definição dos materiais adquiridos.
Identificação da necessidade de treinamento, avaliação e análise dos resultados de treinamentos, bem como estratégia do treinamento.
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