Lista completa de Questões sobre Bioética e Legislação Profissional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A Lei n.º 5.905/1973, que dispõe sobre a criação dos conselhos federal e regionais de enfermagem, deu início ao processo de legalização das atividades profissionais da enfermagem. Com relação a essa lei, assinale a opção correta.
O mandato dos membros do conselho federal será honorífico e terá duração de dois anos, admitindo-se uma reeleição.
O conselho federal deve ser composto por vinte e cinco membros e igual número de suplentes, todos com nacionalidade brasileira e portadores de curso de enfermagem de nível superior.
Os infratores do Código de Deontologia de Enfermagem serão penalizados, pelos presidentes dos conselhos regionais, com advertência verbal, multa, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional.
O valor das multas e as infrações que implicam as diferentes penalidades serão disciplinados pelo conselho federal em regimento específico.
O conselho federal e os conselhos regionais são órgãos disciplinadores do exercício da profissão de enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços da enfermagem.
O Capítulo V do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, referente às infrações e penalidades, estabelece que:
I. Responde pela infração quem a cometer ou concorrer para a sua prática, ou dela obtiver benefício, quando cometida por outrem.
II. A gravidade da infração é caracterizada por meio da análise dos fatos do dano e de suas consequências.
III. A infração é apurada em processo instaurado e conduzido nos termos do Código de Processo Ético das Autarquias Profissionais de Enfermagem.
IV. As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei no 5.905, de 12 de julho de 1973, são advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional.
Estão corretas as afirmativas descritas em
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
De acordo com a Resolução COFEN no 387/2011, que dispõe sobre o procedimento de inclusão e exclusão de inadimplência com o sistema COFEN/CORENs no Cadastro Informativo dos Débitos não Quitados de Órgãos e Entidades Federais (CADIN), é de responsabilidade do
COFEN verificar a regularização do débito inscrito no CADIN.
CADIN verificar a regularização do débito no COFEN.
CADIN verificar a regularização do débito no COREN.
COREN, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a quitação integral ou parcial do débito, comunicar ao COFEN para que se proceda à exclusão do registro no CADIN.
COFEN, no prazo de 30 (trinta) dias após a quitação integral do débito, comunicar ao COREN para que se proceda a exclusão do registro no CADIN.
Assinale a alternativa que apresenta uma proibição do Código de Ética de Enfermagem:
Negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.
Encaminhar a pessoa, família e coletividade aos serviços de defesa do cidadão, nos termos da lei.
Prestar assistência de enfermagem sem discriminação de qualquer natureza.
Proteger a pessoa, família e coletividade contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde.
Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
Segundo a legislação profissional de enfermagem, é direito ou responsabilidade do técnico em enfermagem, em situações que não caracterizam urgência e emergência,
participar de práticas destinadas a antecipar a morte do cliente que se encontra em intenso sofrimento físico.
administrar medicamento cuja ação e riscos desconhece, porque se deve obedecer à ordem médica.
realizar atividades que por sua natureza competem a outro profissional de saúde, quando determinadas pela gerência.
recusar-se a executar a prescrição medicamentosa quando não constar a assinatura e o número de regis-tro do profissional.
aceitar a cooperação do colega de trabalho que se oferece para registrar e assinar as ações de enferma-gem por você executadas, quando há acúmulo de trabalho.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Segundo o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, o técnico de enfermagem comporta-se de forma antiética, quando:
Informa ao paciente o nome das medicações;
Se recusa a prestar assistência de enfermagem para mulheres pós-aborto provocado;
Circula em sala cirúrgica onde é realizado aborto autorizado pela justiça;
Participa de movimentos reivindicatórios pela diminuição da carga horária de trabalho;
Recebe salários por serviços prestados em instituição filantrópica.
Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, cabe ao auxiliar de enfermagem
prestar consultoria e auditoria com emissão de pareceres.
realizar consulta de enfermagem e orientar os cuidados ao paciente.
realizar episiorrafia quando houver necessidade.
orientar os pacientes na pós-consulta em relação às prescrições médicas e de enfermagem.
organizar e dirigir os Serviços de Enfermagem.
Em sigilo, um trabalhador relata, ao auxiliar de enfermagem, que é homossexual. Mediante esta informação, a conduta ética sobre sigilo profissional, conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, permite ao auxiliar
relatar ao médico para acrescentar as informações no prontuário do trabalhador.
aproveitar a amostra de sangue coletado e solicitar o teste ELISA.
declarar o impedimento de revelar o segredo diante de autoridade, quando intimado como testemunha se for o caso.
contar ao familiar para que a informação possa ser de conhecimento de todos.
compartilhar a informação com o enfermeiro, porque necessita dividir essa responsabilidade.
Recomenda-se o uso de equipamento de proteção individual no atendimento aos pacientes com suspeita de infecção pelo vírus A (H1N1), tais como
I. trocar as luvas em contato com o paciente se mudar de um sítio corporal contaminado para outro limpo, ou quando a luva estiver danificada.
II. utilizar máscaras cirúrgicas durante os procedimentos com risco de geração de aerossol, tais como: intubação traqueal, aspiração nasofaríngea ou nasotraqueal, entre outros.
III. considerar que o uso de luvas elimina a necessidade de lavagem de mãos e a aplicação do álcool gel nas mãos entre um sítio corporal contaminado para outro limpo.
IV. usar aventais de mangas longas, punhos de malha ou elástico e abertura posterior quando em contato direto com o paciente.
Os procedimentos recomendáveis estão descritos SOMENTE em:
O código de Ética dos profissionais de Enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de Enfermagem. No capítulo V, encontramos informações sobre Infrações e Penalidades que o profissional de enfermagem pode estar sujeito no exercício da profissão.
Com relação às informações acima, identifique entre as afirmativas abaixo, a opção CORRETA.
Responde pela infração apenas quem comete a prática.
A cassação, que consiste na perda do direito de exercer a enfermagem, é de competência do Conselho Regional de Enfermagem e deve ser divulgada nas publicações oficiais do órgão.
Considera-se infração ética a inobservância das normas dos Conselhos Federais e Regionais de Enfermagem.
As infrações serão consideradas leves, graves e gravíssimas segundo a natureza do ato e da circunstância de cada um dos casos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...