Lista completa de Questões sobre Bioética e Legislação Profissional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem estão estabelecidas proibições a serem obedecidas pela categoria. Entre as mesmas, pode-se destacar:
A participação do profissional de Enfermagem nas pesquisas experimentais deve ser precedida de consentimento, por escrito, do cliente ou do seu representante legal.
Ser informado sobre o diagnóstico provisório ou definitivo de todos os pacientes que estão sob sua assistência.
Recusar-se a executar atividades que não são de sua competência legal.
Participar de movimentos reivindicatórios por melhores condições de assistência, de trabalho e remuneração.
Utilizar sem referência ao autor ou com a sua autorização expressa, dados, informações, ou opiniões ainda não publicados.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta a conduta que um profissional de enfermagem que age baseado no Código de Ética Profissional deve ter:
Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
Desenvolver atividades profissionais sem equipamentos de proteção individual.
Não se importar com o pudor e a privacidade da pessoa atendida no caso de óbito.
Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade dos riscos.
Realizar as anotações de modo displicente, sem se preocupar com a verdade da assistência prestada, devido ao estresse da situação.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção em que é apresentada penalidade consistente na proibição do exercício profissional da enfermagem por um período não superior a vinte e nove dias a ser divulgada nas publicações oficiais dos conselhos federal e regional de enfermagem, nos jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.
censura
suspensão
advertência verbal
cassação do direito ao exercício profissional
exoneração
Durante uma palestra, o enfermeiro esclareceu sobre os procedimentos na doação de órgãos para transplante. Conforme a legislação vigente, em caso de morte encefálica, a autorização de doação deve ser
expressa pelo doador com o registro de doação na carteira de identidade e no cadastro da pessoa física.
manifestada anteriormente à morte do doador, por meio de liberação do médico da família.
realizada pelo doador em vida, por meio de procuração ao cônjuge ou ao médico, registrada em cartório.
feita pela família e expressada pelo doador verbalmente ou por escrito anteriormente à sua morte.
expressa pela família e pelo doador, com o registro de doação na carteira nacional de habilitação do doador.
Conforme o capítulo I do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, sobre as responsabilidades e deveres nas relações profissionais, analise:
I. Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
II. Ter conhecimento acerca do ensino e da pesquisa a serem desenvolvidos com as pessoas sob a sua responsabilidade profissional ou em seu local de trabalho.
III. Comunicar ao COREN, e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
IV. Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.
É correto o que consta em
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
Segundo o Código de Ética dos profissionais de enfermagem é:
Dever comunicar à Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Estadual, fatos que infrinjam preceitos do Código de Ética.
Considerada circunstância agravante de uma infração realizar atos sob coação e/ou intimidação.
Dever colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em casos de epidemia e catástrofe, o que poderá reverter em abono de infrações cometidas no exercício profissional.
Considerado como iniciativa pessoal e livre a participação em órgãos de classe, dispensando, portanto o envolvimento dos colegas visando facilitar essa participação.
Proibido assinar as ações de enfermagem que não foram executadas por você, bem como permitir que outro assine as que você executou.
L. F., sexo feminino, teve alta pela manhã e foi pedido ao Técnico em Enfermagem que iniciasse o procedimento, tomando todas as providências necessárias. Assim, o profissional precisou ter o cuidado de
I. avisar o paciente com, pelo menos, 30 minutos de antecedência. II. verificar a assinatura do médico na folha de alta. III. avisar a família, a tesouraria e o serviço de nutrição. IV. providenciar os medicamentos necessários, conforme rotina. É correto o que está contido emI, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, apenas.
I, II, III e IV.
Foi trazido pelo resgate um morador de rua com alguns ferimentos após ter sido vítima de atropelamento. Solicitou-se, então, que um dos Técnicos em Enfermagem de plantão cuidasse dos ferimentos, que embora leves, poderiam infeccionar em vista das condições de higiene do morador. O Técnico em Enfermagem se recusou a atendê-lo, sem prestar socorro ou explicar sua atitude. Pode-se afirmar, então, que este profissional infringiu um artigo do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. A este respeito, assinale a alternativa correta.
O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 16 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do ser humano.
O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 13 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imprudência.
O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 15 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem prestar Assistência de Enfermagem sem discriminação de qualquer natureza.
O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 10 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
De acordo com o Código de Ética do Profissional de Enfermagem, a ação que NÃO é permitida ao profissional é
recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal.
associar-se, exercer cargos e participar de entidades de classe e órgãos de fiscalização do exercício profissional.
participar de movimentos de reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração.
realizar e participar de atividades de ensino e pesquisa, respeitadas as normas ético-legais.
administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade de riscos.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com a Lei n° 7.498, de 25 de junho de 1986, o Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio , envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, cabendo-lhe especialmente:
organização e direção dos serviços de enfermagem.
executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro.
planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem.
consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
realizar consulta de enfermagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...