Lista completa de Questões sobre Enfermagem Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A HAS e o DM constituem os principais fatores de risco populacional para as doenças cardiovasculares. Com relação a Diabetes, marque a opção incorreta :
Resulta, em geral, de graus variáveis de resistência à insulina e de deficiência relativa de secreção de insulina.
O DM é uma síndrome de etiologia multifatorial, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.
No Diabetes Gestacional identifica-se a diminuição da tolerância à glicose, de magnitude variável, diagnosticada pela primeira vez na gestação, que vai persistir após o parto.
O Diabetes pode ser induzido por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticóides, beta-boqueadores, etc).
Assinale a opção correta acerca da assistência de enfermagem a pacientes que sofreram fratura vertebral espontânea em decorrência de osteoporose.
A dor lombar pode ser aliviada promovendo-se o repouso, no leito, em decúbito dorsal ou lateral. O paciente deve mover o tronco em bloco, evitando torcê-lo, e a aplicação intermitente de calor local pode ajudar no relaxamento muscular.
Como o tratamento cirúrgico é o de primeira escolha para esses pacientes, eles devem ser orientados a realizar os exames préoperatórios e a seguir corretamente as orientações da terapia farmacológica, ingerindo regularmente os corticosteroides e anticoagulantes.
Os medicamentos para reposição de cálcio e de vitamina D devem ser utilizados, sob prescrição médica, na forma de dose única diária e, para não inibir sua absorção, devem ser ingeridos nos intervalos entre as refeições e não simultaneamente com alimentos que contenham vitamina C.
O paciente deve ser orientado da necessidade de seguir corretamente a terapêutica medicamentosa, ingerindo o bifosfonato à noite, com pouca água e durante as refeições, a fim de minimizar os efeitos gástricos que essa medicação provoca.
Como a diarreia associada à terapêutica instituída é comum nesses pacientes, eles devem ser avaliados constantemente para prevenir desequilíbrio eletrolítico importante, podendo ser necessárias reposições hidroeletrolíticas parenterais.
Com relação ao Diabetes tipo I, pode-se afirmar, exceto :
Início abrupto dos sintomas.
Muita influência hereditária.
Maior incidência entre crianças, adolescentes e adultos jovens.
Facilidade para cetose.
Os sinais mais confiáveis que indicaram a presença de trombose venosa profunda em paciente submetido a cirurgia abdominal são
claudicação intermitente e tremor de membros.
calor e edema no tornozelo.
fenômeno de Raynaud e ingurgitamento do membro.
hipotensão ortostática e dor.
sinal de Homans e extremidades frias.
A Doença Arterial coronariana tem seus sintomas causados pelo déficit de fluxo sanguíneo e conseqüente insuficiência de aporte de oxigênio à musculatura cardíaca. Neste contexto, tem-se um desequilíbrio entre a demanda do músculo cardíaco e oferta de oxigênio. As alternativas abaixo tem relação direta com a demanda de oxigênio para o músculo cardíaco, exceto :
Tensão sistólica parietal.
Resistência vascular periférica.
Contratilidade.
Freqüência cardíaca.
A respeito de doenças diarreicas, assinale a opção correta.
Nos casos de diarreia sem sinais de desidratação, em que a boca e a língua estão úmidas, o tratamento será com sais de reidratação oral (SRO). Chás, água de coco e refrigerantes contendo potássio devem ser consumidos após cada evacuação ou vômito.
Nas diarreias mais graves, o uso de sonda nasogástrica (SNG) é indicado de imediato, devendo-se infundir doses de 20 a 30 mL por kg/h de SRO. A hidratação parenteral somente será indicada quando houver alteração da consciência e vômitos persistentes.
A causa mais importante de morte associada a doenças diarreicas é a desidratação, sendo que o tratamento mais importante para reduzir as taxas de mortalidade é a reidratação.
A manifestação predominante da doença diarreica adulta (DDA), síndrome causada por diferentes agentes etiológicos como bactérias, vírus e parasitas, é o aumento do número de evacuações, que, em geral, são autolimitadas, com duração de dois a cinco dias.
Entre as diarreias infecciosas, a causada por E.coli é enteropatogênica, comum em crianças, com transmissão fecaloral, raramente apresentando febre, sendo que as fezes têm consistência pastosa no início, mas sem presença de sangue.
A Angina de Peito , enquanto doença coronariana crônica, pode estabelecer-se como estável e instável. Com relação à Angina Instável, marque a opção incorreta .
Sintomas surgem com o exercício físico.
Prolongados episódios de dor em repouso.
O tratamento prevê o aumento da carga cardíaca.
Causada por trombo de plaqueta, fibrina e ateroma.
A crise hipertensiva é a elevação súbita e acentuada da pressão arterial e representa uma séria e grave ameaça à vida. Alguns fatores de risco predispõem pessoas não hipertensas a terem crise hipertensiva. São eles:
Texto para as questões 52 e 53
Em uma unidade de terapia intensiva, foi solicitado o exame de gasometria arterial para a avaliação do quadro clínico de um paciente, obtendo-se como resultado: pH = 7,29; pO2 = 60; pCO2 = 57; HCO2 = 26,5; BE = +1.
Com relação ao exame solicitado, assinale a opção correta.
Ao heparinizar a seringa, deve-se considerar que a heparina é básica e pode influenciar nos valores de pH, pCO2 e pO2 em amostras pequenas.
As presenças de leucocitose e de um número elevado de plaquetas provocam aumento no valor do pO2, dando a falsa impressão de hipoxemia.
Em distúrbios que envolvem mecanismos renais e respiratórios, o diagnóstico baseia-se na gasometria arterial e venosa.
Deve-se salientar que o resfriamento da amostra de sangue diminui o pH, aumenta a saturação de oxigênio e aumenta o pO2.
Por meio da gasometria arterial é possível verificar o estado ácido-básico do sangue, bem como obter dados importantes para avaliar a função respiratória do paciente e a respeito da perfusão tecidual.
Dados epidemiológicos revelam cada vez mais o aumento de mortes relacionadas à Doença Coronariana. Estudos revelam que 50% das pessoas acometidas pelo IAM, doença coronariana aguda, morrem na primeira hora do evento, o que remete à necessidade de um reconhecimento da situação e ação rápida e segura por parte do profissional de saúde. Com relação ao IAM, marque a opção incorreta :
A gravidade da síndrome coronariana aguda tem como variáveis a velocidade de oclusão da coronária; o grau de obstrução determinado pelo trombo e pelo grau de vasoconstrição e a duração da obstrução.
O IAM pode provocar uma reação histológica irreversível , assim temos despolarização e polarização da célula necrosada.
No IAM não temos produção de vetores.
Ocorre liberação de proteínas celulares para o sangue.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...