Lista completa de Questões sobre Enfermagem Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos cuidados domiciliares aos portadores de traqueostomia permanente, o técnico de enfermagem orienta o paciente para
limpar a cânula interna da traqueostomia, utilizando água, sabão neutro e escova pequena.
lavar a cânula interna da traqueostomia, utilizando álcool a 70%.
realizar o curativo ao redor do estoma da traqueostomia com álcool glicerinado.
lavar a cânula interna da traqueostomia, sob supervisão direta no ambulatório, por 6 meses.
instilar solução de água destilada diariamente na cânula interna de traqueostomia.
Quanto ao autocuidado do paciente colostomizado, deve-se orientar:
I. ao experimentar um alimento novo, faça-o em pequena quantidade para avaliar a reação do organismo.
II. evitar alimentos que possam produzir cheiro forte e causar desconforto, como cebola, alho cru, ovo cozido, repolho, dentre outros.
III. os pelos ao redor do estoma devem ser mantidos para evitar infecção.
IV. observar o brilho, a umidade, a presença de muco, o tamanho, a forma e a cor do estoma, que deve ser vermelho vivo.
É correto o que consta em
I, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Ao atender um paciente idoso com intoxicação digitálica, é prioritário
controlar a glicemia capilar.
observar hemorragia gástrica.
instalar sonda vesical de demora.
verificar a temperatura.
controlar a frequência cardíaca.
De acordo com a Portaria no 1.028, de 1o de julho de 2005, que determina que as ações que visam à redução de danos sociais e à saúde, decorrentes do uso de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência, são ações necessárias na oferta de assistência social e à saúde, quando requeridas pelo usuário ou pelo dependente:
1. o tratamento à dependência causada por produtos, substâncias ou drogas.
2. o diagnóstico da infecção pelo HIV e o tratamento da infecção pelo HIV e da AIDS.
3. a imunização, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais.
4. o diagnóstico e o tratamento das doenças sexualmente missíveis (DST).
5. a orientação para o exercício dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal e quaisquer outros relativos à manutenção de qualidade digna da vida.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
O processo de cicatrização de ferida consiste em uma série de estágios altamente complexos, interdependentes e sobrepostos. Um dos estágios se caracteriza pelo desenvolvimento do tecido de granulação que consiste basicamente de uma matriz indefinida de fibrina, colágeno e ácido hialurônico. Dentro dessa matriz, podem-se encontrar macrófagos, fibroblastos e vasos sanguíneos recém-formados. Os macrófagos desempenham um papel importante nesta fase de cicatrização.
Este estágio é denominado de:
Maturação.
Inflamação.
Epitelização.
Reconstrução.
Desconstrução.
Em relação à venóclise, se o enfermeiro observar nas imediações do local da punção a presença de edema, calor, rubor e dor, ele estará identificando a ocorrência de:
embolia.
flebite.
choque anafilático.
choque periférico.
choque pirogênico.
Um paciente que realizará uma cirurgia proctológica está posicionado em decúbito ventral com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas.
Essa posição é denominada:
posição de Fowler.
posição lateral ou Sims.
posição de canivete ou Kraske.
posição Trendelenburg.
posição de litotômia.
O tratamento de feridas de membros inferiores é uma das ações do enfermeiro da UBS. Para estabelecer a terapia adequada é necessário conhecer a etiopatogenia da ferida em questão. Coloque V nas afirmativas VERDADEIRAS e F nas afirmativas FALSAS.
( ) A insuficiência venosa das extremidades é definida como a inversão do fluxo sanguíneo do sistema superficial ao sistema venoso profundo levando à insuficiência valvar do sistema comunicante.
( ) As válvulas danificadas nas veias profundas e perfurantes constituem uma das causas da hipertensão venosa crônica nos MMII, com uma pressão de retorno alta, provocando estase venosa e edema.
( ) Eczema de estase consiste na degradação da hemoglobina em hemosiderrina levando à hipergmentação localizada na pele.
( ) A úlcera venosa geralmente localiza-se na região perimaleolar, apresenta bordas regulares, de pequena a média extensão e exsudativa.
Marque a alternativa CORRETA:
F. V. F, V
F, V, V, F.
V, F, V, V.
F, V, F, F.
A ocorrência de reação adversa no idoso é maior do que em paciente jovem, devido às mudanças fisiológicas. Letargia e confusão mental têm sido confundidas com senilidade, mas podem ser provocadas pela reação adversa. O enfermeiro da UBS deve ficar atento quando o idoso relata o uso crônico dos seguintes grupos farmacológicos, EXCETO:
Anti-hipertensivos, digitálicos e broncodilatadores.
Digitálicos, corticóides e vagotônicos.
Sedativos, corticóides e cardiotônicos.
Diuréticos, anti-hipertensivos e digitálicos.
Assinale a opção correta no que concerne à febre amarela.
A doença caracteriza-se por febre alta de longa duração (mais de duas semanas), com início abrupto, e sinal de Faget (pulso arrítmico associado a dispneia, temperatura elevada e fadiga).
A febre amarela é uma doença de caráter transmissível e elevada letalidade, podendo ser prevenida por vacinação. Seu tratamento é específico e todos os seus ciclos podem ser eliminados.
O diagnóstico laboratorial da doença pode ser feito por sorologia, utilizando-se a técnica de inibição de hemaglutinação (MAC-ELISA). Considera-se positivo o resultado quando há aumento de, no mínimo, seis vezes dos títulos de anticorpos na comparação entre duas amostras quaisquer.
Deve ser investigado para febre amarela o indivíduo não vacinado contra a doença, ou com estado vacinal ignorado, com quadro febril agudo e que resida ou que, nos últimos quinze dias, tenha estado em área com transmissão viral.
A administração de vacina específica, em duas doses, no período de 1 ano, confere 100% de proteção contra a febre amarela, consistindo, portanto, na principal medida de controle da doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...