Lista completa de Questões sobre Epidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O aumento de casos de uma doença caracterizada por uma larga distribuição espacial e atingindo várias nações, denomi-na-se:
epidemia;
pandemia;
surto;
endemia;
endemia lenta.
Assinale a alternativa correta:
É importante salientar que todos os profissionais de saúde (da rede pública, privada e conveniada), bem como os diversos níveis do sistema (municipal, esta-dual e federal), têm atribuições de vigilância epide-miológica.
A notificação é a comunicação da ocorrência de de-terminada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde. Deve-se notificar a doença confirmada.
A notificação é realizada para a adoção de medidas de controle e prevenção, por isso não é sigilosa, pois o sigilo pode significar perda de oportunidade de adoção das medidas de prevenção e controle indicadas.
Para a prevenção de parasitoses, são ineficazes: a lavagem de frutas e verduras, a higiene pessoal, a cocção adequada de carne suína, o uso de calçados, a construção e o uso de fossas e o suprimento de água potável.
As ações da vigilância epidemiológica são direcionadas para o controle das doenças transmissíveis; as não transmissíveis não são de sua responsabilidade.
A hepatite A é doença viral aguda que requer medidas de controle e precaução quanto à
educação da população sobre normas de higiene pessoal e vacinação em massa com soro antitetânico.
notificação de surtos e medidas de saneamento básico.
desinfecção de objetos com glutaraldeído e aplicação da vacina tetravalente.
esterilização de roupas e fômites de indivíduos portadores de HBV positivo, controle dos comunicantes.
imunização passiva dos comunicantes e isolamento de animais domésticos.
Enfermagem - Epidemiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As atribuições específicas do enfermeiro nas ações de vigilância epidemiológica, na atenção básica, são:
Em vigilância epidemiológica, o indicador mortalidade neonatal remete a óbitos
em menos de 28 dias de nascimento.
em menores de 1 ano de idade.
com menos de 48 horas do nascimento.
entre 28 dias e 11 meses e 29 dias de vida.
ocorridos antes do nascimento.
São doenças de notificação compulsória em todo o território nacional, EXCETO:
Botulismo.
Mononucleose.
Febre amarela.
Rubeola.
Tétano.
As políticas públicas de saúde no Brasil surgiram com enfoques das ações voltadas para o caráter coletivo. No decorrer dos tempos e com os avanços nas discussões de autores e legislações, começou-se a norteá-las para a assistência médica individual. Acerca de políticas públicas de saúde, assinale a alternativa correta.
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito ao respeito, entre outros, compreende aspectos como: participação da vida política na forma da lei, busca de refúgio, crença e culto religioso.
A violência doméstica contra a mulher compreende a violência psicológica, entendida como qualquer ofensa que configure calúnia, difamação ou injúria.
O abandono de idoso em hospitais não se constitui crime em espécie, tendo em vista que o paciente está recebendo assistência por profissionais qualificados.
A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar está assegurada na Lei Maria da Penha, que também tem diretrizes apenas na Lei Orgânica da Assistência Social.
Fazem parte da vigilância ambiental dos fatores de riscos biológicos: vetores, hospedeiros e seus reservatórios e animais peçonhentos.
Para a análise da situação sanitária de um país ou região é necessária a busca de medidas do estado de saúde dessa população, expressa através de indicadores de saúde. O indicador estatístico epidemiológico definido como o comportamento das doenças e dos agravos à saúde em uma população exposta caracteriza a:
Prevalência;
Incidência;
Letalidade;
Mortalidade;
Morbidade.
Um dos objetivos da investigação epidemiológica é identificar a fonte de infecção e o modo de transmissão de uma doença. De acordo com a fonte de infecção, considera-se caso secundário:
a Infecção contraída localmente e que é originária de um caso importado;
aquele em que não foi possível estabelecer a origem da fonte de infecção;
aquele que, entre vários casos semelhantes, é considerado como a fonte de infecção na região;
o caso novo, surgido a partir do contato com o caso índice;
o caso cuja infecção ocorreu em outra região ou país.
Nos últimos três meses, sete enfermeiros procuraram o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de um hospital, local onde todos trabalham há mais de dois anos. Os funcionários apresentavam áreas de descamação, eritema, edema, vesículas e bolhas com exsudato no dorso das mãos e na região do punho. Após atendimento pelo médico do trabalho, todos foram diagnosticados com dermatite de contato eczematosa. O grande número de casos em um curto período de tempo chamou a atenção da enfermeira do trabalho do referido hospital, levando-a à suspeita de que a dermatite apresentada pelos enfermeiros pudesse estar relacionada com as atividades relativas à função que eles desempenham no hospital.
Com o objetivo de identificar os fatores de risco que pudessem estar relacionados ao surgimento dessas lesões nos funcionários, a enfermeira decidiu iniciar uma investigação no hospital, optando por utilizar a metodologia de investigação epidemiológica. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo que atende aos objetivos da enfermeira.
ensaio clínico
estudo de Coorte
estudo de prognóstico
estudo de caso-controle
estudo transversal
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...