Lista completa de Questões sobre Epidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que não apresenta uma doença de notificação compulsória imediata.
Hepatite viral.
Coqueluche.
Botulismo.
Doença de Chagas aguda.
O encerramento das investigações referentes aos casos notificados como suspeitos e/ou confirmados deve ocorrer até o prazo máximo de 60 dias da data de notificação, exceto:
Sarampo
Raiva
Dengue
Tétano
O encerramento das investigações referentes aos casos notificados como suspeitos e/ou confirmados de Hepatites Virais deve ocorrer até o prazo máximo de ___ dias da data de notificação.
60 dias
240 dias
180 dias
540 dias
A epidemia se caracteriza como:
Um aumento repentino do número de casos, dentro de limites muito restritos, como uma série de casos de Rubéola em uma creche, vários indivíduos com conjuntivite em um quartel ou vários bebês com infecção respiratória em um berçário de hospital. Também pode ser assim considerado o aumento do número de casos de uma doença em uma área específica, considerada livre da mesma. Por exemplo, um único caso de Poliomielite no Brasil seria suficiente para configurar um surto.
Pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença.
A ocorrência de certo número de casos controlados em determinada região.
Como um número de casos de doença acima do esperado, sem respeitar limites entre países ou continentes. Os exemplos mais atuais são a Aids e a Tuberculose.
É o processo de eventos do estímulo inicial até a ex-pressão morfológica da doença.
Assinale a alternativa correta:
É importante salientar que todos os profissionais de saúde (da rede pública, privada e conveniada), bem como os diversos níveis do sistema (municipal, esta-dual e federal), têm atribuições de vigilância epide-miológica.
A notificação é a comunicação da ocorrência de de-terminada doença ou agravo à saúde, feita à autori-dade sanitária por profissionais de saúde. Deve-se notificar a doença confirmada.
A notificação é realizada para a adoção de medidas de controle e prevenção, por isso não é sigilosa, pois o sigilo pode significar perda de oportunidade de adoção das medidas de prevenção e controle indica-das.
Para a prevenção de parasitoses, são ineficazes: a la-vagem de frutas e verduras, a higiene pessoal, a coc-ção adequada de carne suína, o uso de calçados, a construção e o uso de fossas e o suprimento de água potável.
As ações da vigilância epidemiológica são direcio-nadas para o controle das doenças transmissíveis; as não transmissíveis não são de sua responsabilidade.
De acordo com o Relatório do Ministério da Saúde (2009), a taxa de incidência de dengue em Rondônia, em 2008, foi de 397,4 por 100 mil habitantes, considerada alta. Houve registro de diversos casos de dengue hemorrágica com óbito e as internações seguiram a tendência de aumento observada nas notificações:
de nascidos vivos.
indiretas.
dos diagnósticos negativos.
negligenciadas
de casos.
A vigilância epidemiológica tem como principal finalidade
tratar os casos de doenças que acometem os trabalhadores apenas locais.
promover exclusivamente a reciclagem dos profissionais que atuam na imunização.
promover medidas que incentivem a boa cobertura vacinal.
fazer distribuição dos medicamentos dos programas de tuberculose.
desenvolver ações para evitar o surgimento e a disseminação de doenças infectoparasitárias.
Com a simples medida de introdução de água de rede de abastecimento, ocorre a imediata melhora da
mortalidade materna.
morbidade por sarampo.
mortalidade por tuberculose.
letalidade por hanseníase.
morbidade por difteria.
A ocorrência habitual de uma doença ou a presença permanente de um agente infeccioso em determinada área geográfica denomina-se
epidemia.
surto.
endemia.
infestação.
pandemia.
A epidemia se caracteriza como:
Um aumento repentino do número de casos, dentro de limites muito restritos, como uma série de casos de Rubéola em uma creche, vários indivíduos com conjuntivite em um quartel ou vários bebês com in-fecção respiratória em um berçário de hospital. Também pode ser assim considerado o aumento do número de casos de uma doença em uma área espe-cífica, considerada livre da mesma. Por exemplo, um único caso de Poliomielite no Brasil seria suficiente para configurar um surto.
Pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença.
A ocorrência de certo número de casos controlados em determinada região.
Como um número de casos de doença acima do es-perado, sem respeitar limites entre países ou conti-nentes. Os exemplos mais atuais são a Aids e a Tu-berculose.
É o processo de eventos do estímulo inicial até a ex-pressão morfológica da doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...