Lista completa de Questões sobre Epidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens seguintes.
O transplante de coração é indicado para a cura da pessoa com doença de Chagas que apresenta complicações decorrentes da cardiopatia chagásica.
O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens seguintes.
Todos os casos suspeitos de dengue devem ser notificados à vigilância epidemiológica, pois podem indicar potencial infestação do mosquito Anopheles sp.
Em epidemiologia somente os estudos experimentais estabelecem definitivamente a causalidade, porém a maioria das associações encontradas nos estudos epidemiológicos não é causal.
Assinale a alternativa que contém todos os critérios da causalidade de Hill.
Coerência; evidências experimentais; analogia.
Força da associação; consistência; especificidade; sequência cronológica; efeito dose- -resposta; plausibilidade biológica; coerência; evidências experimentais; analogia.
Força da associação; consistência; especificidade; sequência cronológica; efeito dose- -resposta; plausibilidade biológica; coerência.
Especificidade; sequência cronológica; efeito dose-resposta; plausibilidade biológica; coerência; evidências experimentais
Força da associação; consistência; especificidade; sequência cronológica; efeito dose-resposta.
Para que a saúde seja quantificada, e para permitir comparações na população, utilizam-se os indicadores de saúde. São alguns deles:
1. Mortalidade/sobrevivência.
2. Morbidade/gravidade/incapacidade funcional.
3. Nutrição/crescimento e desenvolvimento.
4. Aspectos demográficos.
5. Condições biológicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Apesar do declínio observado no Brasil, a mortalidade infantil permanece como uma grande preocupação da saúde pública. Os níveis atuais são considerados elevados e incompatíveis com o desenvolvimento do País, além de que há sérios problemas a superar, como as persistentes e notórias desigualdades regionais e intraurbanas, com concentração dos óbitos na população mais pobre. Em relação a este contexto, considerando as doenças que representam o maior índice de mortalidade infantil, em crianças menores de cinco (5) anos, no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
Bronqueolite e desidratação.
Tétano e diarreia.
Pneumonia e diarreia.
Bronqueolite e dengue.
Sarampo e desidratação.
São ações relacionadas à vigilância em saúde, EXCETO:
Coleta sistemática de dados indispensáveis, relacionados à saúde;
Monitoramento sobre agravos e determinantes de problemas de saúde;
Avaliação de programas de saúde;
Nomeação de profissional da saúde para o cargo de Secretário Municipal de Saúde.
Conhecida desde a Antiguidade, a raiva, especialmente a transmitida por cães e gatos, é uma doença que continua sendo um problema de saúde pública. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Todo caso humano suspeito de raiva é de notificação individual, compulsória e imediata, em âmbito municipal, estadual e nacional.
A pesquisa de qualidade é fundamental para os profissionais da saúde, porque fornece um alicerce forte para a avaliação crítica da atividade prática em relação aos achados de pesquisa e para a promoção de avanços embasados em evidências. Em relação aos tipos de estudos metodológicos da pesquisa em saúde e enfermagem, assinale a opção correta.
No estudo caso-controle ou estudo de grupos, de agregados, estatísticos ou comunitários , a pesquisa é realizada por meio de estatísticas, sendo a unidade de observação e análise constituída de grupos de indivíduos, e não, de indivíduos isolados.
No estudo ecológico, parte-se do efeito, em busca das causas, comparando-se, em relação à exposição prévia, grupos de indivíduos com e sem determinado agravo à saúde, de modo que possa ser testada a hipótese de a exposição a determinados fatores de risco ser causa contribuinte da doença.
No estudo transversal, parte-se da causa, em busca dos efeitos, identificando-se um grupo de pessoas e coletando-se a informação pertinente sobre a exposição de interesse, de modo que o grupo possa ser acompanhado; em seguida, verificam-se os indivíduos que desenvolveram e os que não desenvolveram a doença em foco e a relação dessa exposição prévia com a ocorrência da doença.
No estudo de coorte, realiza-se a investigação para determinar a prevalência, a fim de se examinar a relação entre eventos em um determinado momento, coletando-se simultaneamente os dados sobre causa e efeito.
No estudo randomizado, os participantes são alocados aleatoriamente em grupos denominados grupos de estudo (experimental) e de controle, sendo os primeiros submetidos a determinada intervenção, e os segundos, não.
Alguns dos indicadores do nível de saúde da população e seu respectivo significado estão corretamente descritos em:
Em 2001, 16% dos pacientes em certa UTI pediátrica apresentaram infecção hospitalar (IH). Em 2002, este índice passou para 15%. Sabendo que em 2001 o número de internações em UTI pediátrica foi 2.150 e, em 2002 foi 1.800, pode-se afirmar que nestes dois anos o número de pacientes que apresentaram IH foi
270.
344.
418.
614.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...