Lista completa de Questões sobre Epidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Epidemiologia é o campo da ciência que trata dos vários fatores e condições que determinam a ocorrência e a distribuição da saúde, doenças, defeito, incapacidade, e morte entre os grupos de indivíduos. Fundamenta-se no método científico e tem como princípios, EXCETO:
A observação exata
A interpretação correta
A explicação racional
A descrição da história natural das doenças
A sistematização científica
O mapa de risco é uma representação gráfica, de uma das partes ou de toda a empresa. Neste sentido para a elaboração do mapa de risco é necessário, EXCETO:
Conhecer o processo de trabalho no local analisado.
Identificar os agentes de riscos existentes no local analisado.
Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia.
Identificar os indicadores de saúde.
Conhecer os levantamentos ambientais ainda não realizados no local.
De acordo com os dados acima, a série histórica da taxa de atividade total evidencia
crescimento acentuado no período de 1997 a 2002.
crescimento constante no período de 2001 a 2007.
decrescimento cíclico no período de 1994 a 1998.
decrescimento acentuado no período de 2001 a 2005.
decrescimento constante no período estudado.
Os indicadores apresentados nas séries históricas, por sexo, expressam
correlação no ano de 1997.
inversão entre homens e mulheres.
frequência relativa.
correspondência direta entre homens e mulheres.
interdependência de queda e incremento entre homens e mulheres.
Histograma
Diagrama de Pareto
Gráfico de Linhas
Gráfico de Setores
Gráfico de Frequências Acumuladas
Enfermagem - Epidemiologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
o Brasil, a estratégia do programa Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) é voltada às características epidemiológicas das crianças. Com relação a esse programa, analise as afirmativas abaixo.
1. No Brasil, a partir de 1996, o Ministério da Saúde encampou a proposta da AIDPI. Esse processo busca o fortalecimento da capacidade resolutiva do nível distrital de saúde, sendo compatível, portanto, com os objetivos do Sistema Único de Saúde.
2. A melhoria do sistema de saúde em termos de eficácia para o atendimento das doenças prevalentes na infância e a melhoria das práticas no âmbito familiar e da coletividade, são alguns dos componentes do AIDPI.
3. Entre as ações específicas relacionadas à saúde infantil, incluem-se os programas de incentivo ao aleitamento materno, o controle das doenças diarreicas agudas e das doenças respiratórias agudas, o programa ampliado de imunizações, a promoção de alimentação saudável e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças.
4. No programa AIDPI, estão incluídas todas as doenças que acometem as crianças e que geram a necessidade de elas serem atendidas em um serviço de saúde.
5. O programa AIDPI, cuja finalidade é promover rápida e significativa redução da mortalidade na infância, adota uma nova abordagem da atenção à saúde na infância, que foi desenvolvida originalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (UNICEF).
Estão corretas:
1, 2, 3, 4 e 5.
1, 2, 3 e 5, apenas.
1, 2, 3 e 4, apenas.
2, 3, 4 e 5, apenas.
3, 4 e 5, apenas.
A respeito de vigilância em saúde, julgue os itens que se seguem.
A base para a prática da vigilância em saúde envolve a territorialização, que inclui a coleta de dados político-culturais e epidemiológicos.
As informações de morbidade proveem de várias fontes:
I. Estatísticas de serviços de atendimento ambulatorial.
II. Registros de serviços médicos de empresas.
III. Registros de óbitos.
IV. Inquéritos domiciliários de morbidade.
Segundo Laurenti, as fontes são aquelas descritas em
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
I, II e IV, somente.
II e IV, somente.
III e IV, somente.
Em 2004, foram notificados 30 casos de uma determinada doença na região Y. A doença já tinha sido detectada em outras regiões do país, mas nunca nessa região. O termo epidemiológico que define a situação descrita é
reemergente.
emergente.
reepidêmico.
endemia.
ciclo endêmico.
Julgue os itens seguintes, relativos à epidemiologia, ciência que estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças em grupos de pessoas.
A vigilância epidemiológica aplicada à saúde do trabalhador deve estar articulada com o controle sanitário na promoção, proteção e atenção à saúde dos trabalhadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...