Lista completa de Questões sobre Saúde da Criança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A administração de antineoplásicos que não atravessam a barreira hematoliquórica torna difícil o tratamento e a proilaxia de alguns tumores. Nesses casos, destaca-se a quimioterapia intratecal. Os medicamentos indicados para administração por esta via são:
A criança em tratamento com fármacos que levam a toxicidade vesical ou urotelial deve receber um fármaco que seja protetor de bexiga. Entre os fármacos abaixo relacionados o mais indicado é:
No tratamento quimioterápico por via venosa é fundamental que o extravasamento seja prevenido de forma a não levar a quadros severos de lesão da área comprometida. Caso apareçam sinais ou sintomas que indiquem o extravasamento da vincristina ou vimblastina durante a infusão de quimioterápico, recomendam-se os seguintes cuidados, EXCETO:
Para atender a prescrição médica de uma hidratação venosa contendo 100ml de SG 8%, a quantidade de soro glicosado 5% e 10% será de:
Um médico neonatologista prescreveu: 1,0ml de aminoilina + 9,0ml de soro isiológico 0,9%, fazer 0,6ml da solução + 2ml de água destilada. A quantidade de aminoilina que o recém-nascido receberá, considerando que se dispõe de ampolas com 10ml de aminoilina a 2,4%, será de:
Calcule a dosagem de dobutamina para um recémnascido pesando 1750g, com diagnóstico médico de hipoplasia de ventrículo esquerdo, de acordo com a seguinte prescrição: 1,0 ml de dobutamina (12,5mg/ ml) + 3,8 ml de soro isiológico 0,9% com velocidade de infusão de 0,2 ml/h em 24h.
Em relação ao uso da epinefrina no recémnascido, assinale a alternativa correta.
Ao nascimento, alguns recém-nascidos podem precisar de medidas de reanimação neonatal, além dos passos iniciais que envolvem: prover calor, posicionar a cabeça em leve extensão, aspirar vias aéreas (se necessário) e secar o paciente. De acordo com as novas diretrizes de reanimação neonatal, recomendadas pela American Heart Association (2010) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2013), assinale a alternativa que contém os procedimentos sequenciais que devem ser realizados caso o recém-nascido mantiver frequência cardíaca menor que 100bpm, apneia ou respiração irregular após 30 segundos dos passos iniciais.
Conforme as recomendações contidas no manual AIDIPI Neonatal (2012) do Ministério da Saúde, a assistência ao recém-nascido na sala de parto deve ser realizada considerando-se que:
Em relação à intubação endotraqueal, marque a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...