Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir com relação a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melito (DM). O diagnóstico de HAS é definido quando, em pelo menos três aferições de pressão arterial realizadas em um intervalo mínimo de uma semana entre cada medida, a média aritmética é maior ou igual a 140 mmHg × 90 mmHg.
A respeito da assistência aos pacientes com doenças sexualmente transmissíveis (DST), julgue os próximos itens. A maioria dos indivíduos com infecção aguda por HIV apresenta carga viral elevada, o que aumenta a chance de infecção de seus parceiros.
A respeito da assistência aos pacientes com doenças sexualmente transmissíveis (DST), julgue os próximos itens. O tratamento da infecção por papilomavírus humano é capaz de remover as lesões condilomatosas e impedir a transmissão da doença, porém não leva à cura dos pacientes.
A respeito da assistência aos pacientes com doenças sexualmente transmissíveis (DST), julgue os próximos itens. O objetivo do atendimento ao paciente com DST é prover diagnóstico, tratamento e aconselhamento adequados em uma única consulta, sendo dispensável a avaliação laboratorial.
A respeito da assistência aos pacientes com doenças sexualmente transmissíveis (DST), julgue os próximos itens. Entre as formas de transmissão do vírus da hepatite B (HBV) estão as transmissões por relação sexual e por via parenteral.
A respeito da assistência aos pacientes com doenças sexualmente transmissíveis (DST), julgue os próximos itens. Não deverão receber a imunoprofilaxia para hepatite B indivíduos que tenham sofrido violência sexual de forma repetida pelo mesmo agressor, que seja comprovadamente vacinado, situação frequente em casos de violência sexual intrafamiliar.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que tange ao SUS e à Política Nacional de Humanização (PNH), julgue os itens que se seguem. A tanatologia possibilita a pacientes e a profissionais de saúde que a qualidade de vida seja redimensionada, prepara para a vivência de perdas e do sentido de viver e auxilia a comunicação em momentos de crise.
Em relação às doenças sexualmente transmissíveis e à AIDS, assinale a opção correta.
A gonorreia é uma doença infecciosa causada por um vírus do tipo espiroqueta, chamado Chlamyidia trachomatis.
O diagnóstico do cancro mole é feito a partir da visualização de roséolas e verrugas.
A ocorrência de infecção pelo HPV (papilomavírus humano) não aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer do colo uterino.
A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode atingir qualquer tecido ou órgão e tende a evoluir cronicamente.
O conjunto de anti-inflamatórios popularmente conhecido como coquetel melhorou o prognóstico para doentes com AIDS.
Condiloma acuminado, também conhecido como verruga genital, é uma doença sexualmente transmissível. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Em uma primeira fase de manifestação do condiloma acuminado, ocorre a presença do cancro duro, reconhecido como uma lesão rosada, endurecida e pouco dolorida.
A principal forma de transmissão do condiloma acuminado é sexual, não havendo risco de transmissão ao bebê durante o parto.
Atualmente, existe vacina para a prevenção do condiloma acuminado, entretanto a duração exata da imunidade conferida por ela ainda não foi determinada.
As principais queixas de pacientes portadores de condiloma acuminado que buscam o serviço médico são o aparecimento de pústulas doloridas e prurido imediatamente após o contágio.
Devido à desordem causada pelo HPV, todas as mulheres portadoras de condiloma acuminado terão câncer cervical em virtude da resistência das cepas existentes e capacidade de diferenciação no tecido epitelial do útero.
Especialistas consideram que uma parcela significativa de pessoas infectadas pelo vírus HIV conviva com ele sem nunca ter realizado testagem, desconhecendo, portanto, que seja portadora da doença. Acerca desse assunto e de aspectos relacionados à contaminação HIV/AIDS, assinale a opção correta.
Nas relações sexuais protegidas, o risco de se infectar pelo HIV é ainda bastante elevado.
Apesar da tecnologia disponível no mundo, a testagem para HIV/AIDS no Brasil ainda se apresenta onerosa para a população, sendo disponibilizada gratuitamente a testagem rápida apenas para crianças, idosos e gestantes.
A janela imunológica pode durar de trinta a cento e vinte dias. Assim, quando um usuário procurar o serviço hospitalar, é importante informá-lo que ele poderá infectar outras pessoas se estiver ou suspeitar estar nessa condição, reforçando-lhe a recomendação quanto às relações sexuais com o uso de preservativo e o não compartilhamento de seringas.
Filhos de pais HIV soropositivos não poderão ser vacinados contra a tuberculose e hepatite B, a fim de evitar exposições desnecessárias a um sistema imunológico em condição especial de desenvolvimento.
Enquanto não houver vacina contra o HIV, recomenda-se o uso da profilaxia pré-exposição sexual como prevenção da contaminação do HIV. Esse é um método seguro, desde que seja utilizado em dose única e sob prescrição médica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...