Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
Na definição do tempo de estocagem de itens estéreis, é necessário que sejam considerados os tipos de invólucros e as características de estocagem.
A respeito da tuberculose, assinale a opção correta.
A vacinação BCG na infância é eficiente no combate à tuberculose; entretanto, a baixa adesão da população a esse procedimento e o aumento do número de crianças com HIV positivo, que têm contraindicação absoluta de tomar a vacina, são os fatores responsáveis pelo incremento de casos em crianças, adolescentes e adultos saudáveis.
Entre as estratégias de controle da tuberculose, a busca ativa em indivíduos sintomáticos respiratórios é prevista apenas no nível da atenção básica. A busca ocorre por meio da identificação dos casos suspeitos na visita trimestral da população adscrita para cada equipe.
O sintoma mais comum dessa doença em sua forma pulmonar é a hemoptise.
O teste anti-HIV deverá ser obrigatório para o paciente com diagnóstico confirmado de tuberculose.
Entre as diversas competências previstas para o controle da tuberculose no nível da atenção básica, encontram-se as ações relativas ao controle diário de faltosos, podendo-se utilizar de estratégias como a visita domiciliar e o contato telefônico ou pelo correio, para evitar o abandono do tratamento.
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
As recomendações para diluições de soluções limpantes e desinfetantes, número de enxágues, método de montagem, desmontagem, limpeza, enxágue, secagem e inspeção de artigos devem ser incluídas nas rotinas e nos procedimentos de uma central de material e esterilização.
Acerca da hanseníase, assinale a opção correta.
Em gestantes, o esquema de tratamento em ambulatório ou unidade básica de saúde preconiza o acompanhamento mensal nas consultas de pré-natal, a visita domiciliar quando houver suspeita de descontinuidade do tratamento e a certificação de que a cartela de PQT contém tiacetazona em vez de rifampicina.
O bacilo morto do agente etiológico da hanseníase ainda possui capacidade de infectar outras pessoas, de modo que o paciente deve ser orientado a não interromper o tratamento antes de resultados laboratoriais que comprovem a diminuição do número de bacilos ativos em até 80%.
O tratamento preconizado pela OMS para hanseníase é a poliquimioterapia associada a rifampicina, pirazinamida e rifapentina. Os ajustes da dose devem ser feitos conforme peso e a altura do paciente, devendo-se ainda considerar a tipologia da doença, sendo imprescindível a orientação ao paciente no momento da entrega da cartela de PQT.
O bacilo Calymmatobacterium granulomatis, responsável pela transmissão da doença, tem alto poder de infectividade.
É comum se associar o tamanho das lesões e a perda de tecido ocasionados pela hanseníase à ausência de dor. Entretanto, os profissionais deverão atentar para o fato de que existem diferentes manifestações e tipos da doença, que podem associar-se tanto à presença de dor quanto à perda de sensibilidade (sensitiva, motora e autonômica).
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
A esterilização a vapor, processo no qual o vapor saturado encontra-se a uma pressão inferior à atmosférica, é realizada em autoclaves.
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
O processo de esterilização por gases, utilizado em superfícies expostas não porosas e impermeáveis, apresenta a vantagem de dispensar aquecimento e diluição em água.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.
Nas instituições de saúde, os enfermeiros não desenvolvem a função de supervisão.
Acerca da assistência de enfermagem ao paciente com Síndrome de Guillain-Barré, julgue os itens a seguir.
O cuidado de enfermagem deve priorizar a atenção à fadiga, pois essa síndrome caracteriza-se por um distúrbio autoimune que afeta a junção mioneural, provocando fraqueza em vários músculos voluntários.
Acerca dos cuidados aos pacientes adultos com hipertensão arterial sistêmica, julgue os itens subsequentes.
É de competência do profissional enfermeiro da equipe de saúde da família solicitar, durante a consulta de enfermagem, os exames mínimos estabelecidos nos consensos e definidos como possíveis e necessários pelo médico da equipe.
Acerca da biossegurança para os profissionais de saúde, assinale a opção correta.
Diversos microrganismos são transmitidos, na falta de cuidados, aos profissionais de saúde, destacando-se o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o Clostridium tetani, os vírus das hepatites B e C e o Plasmodium falciformium.
O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) não evita o risco de exposição a material biológico, como sangue e fluidos corporais.
As recomendações denominadas precauções-padrão devem ser adotadas no atendimento a todo e qualquer paciente, incluem a higienização das mãos, o uso do equipamento de proteção individual, vacinação contra hepatite B e descarte adequado de materiais perfurocortantes.
Os acidentes com perfurocortantes no reencape da agulha ou na sua manipulação são pouco frequentes para a equipe de enfermagem.
As doenças transmitidas por gotículas são mais difíceis de prevenir com o uso de máscaras do que as que são transmitidas por aerossóis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...