Questões de Enfermagem da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os trabalhadores que lidam diretamente com amianto têm o risco aumentado de desenvolver asbestose. Assinale a alternativa que apresenta uma doença que não é relacionada à asbestose.

  • A.

    mesotelioma

  • B.

    espessamento pleural circunscrito

  • C.

    pneumoconiose

  • D.

    atelectasia redonda

  • E.

    derrame pleural pelo asbesto

As políticas públicas de saúde no Brasil surgiram com enfoques das ações voltadas para o caráter coletivo. No decorrer dos tempos e com os avanços nas discussões de autores e legislações, começou-se a norteá-las para a assistência médica individual. Acerca de políticas públicas de saúde, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito ao respeito, entre outros, compreende aspectos como: participação da vida política na forma da lei, busca de refúgio, crença e culto religioso.

  • B.

    A violência doméstica contra a mulher compreende a violência psicológica, entendida como qualquer ofensa que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • C.

    O abandono de idoso em hospitais não se constitui crime em espécie, tendo em vista que o paciente está recebendo assistência por profissionais qualificados.

  • D.

    A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar está assegurada na Lei Maria da Penha, que também tem diretrizes apenas na Lei Orgânica da Assistência Social.

  • E.

    Fazem parte da vigilância ambiental dos fatores de riscos biológicos: vetores, hospedeiros e seus reservatórios e animais peçonhentos.

Assinale a alternativa correta, com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e na Lei do Exercício Profissional.

  • A.

    O enfermeiro que realiza um registro de informações parciais ou inverídicas acerca da assistência prestada comete infração ética passível de penalidades.

  • B.

    O enfermeiro que atua no ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis, em nenhuma situação, pode revelar informações sigilosas aos pais de pacientes menores de idade, se assim eles solicitarem.

  • C.

    Quando se tratar de um trabalho científico realizado em determinada unidade, o enfermeiro responsável por essa unidade deve ter seu nome como coautor, mesmo que não tenha participado da pesquisa.

  • D.

    Considere a seguinte situação hipotética: Um enfermeiro provocou a morte de um paciente por erro na via de administração de um medicamento. O enfermeiro alegou ter seguido à risca as ordens médicas e, ao serem apurados os fatos, constatou-se que o medicamento havia sido prescrito na via aplicada e que se tratava de uma droga que não poderia ter sido administrada por aquela via. Nessa situação, o enfermeiro ficará livre de qualquer pena, visto que o erro foi do médico, e o enfermeiro apenas seguiu a prescrição feita ao paciente.

  • E.

    Atividades de consultoria são privativas ao enfermeiro, e as relativas ao planejamento e à coordenação dos serviços de assistência de enfermagem podem ser executadas por profissionais de nível médio, desde que tenham diplomas de técnico de enfermagem.

O enfermeiro tem papel fundamental na prevenção e no controle das infecções hospitalares. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O cuidado de um paciente com quadro de enterocolite por Clostridium difficile exige precauções por contato por 24 horas após o início do tratamento. Terminado esse período, devem ser empregadas precauções padrão.

  • B.

    Na adoção de medidas de precauções aéreas ou respiratórias, são obrigatórios o uso de respiradores N95 ou PFF2 e a internação do paciente em quarto privativo com pressão de ar negativa.

  • C.

    Um profissional de saúde que venha a apresentar caxumba deverá ser afastado por pelo menos 9 dias após o início da parotidite.

  • D.

    A limpeza concorrente do quarto do paciente em isolamento deve ser feita diferentemente da limpeza do quarto do paciente que não está sob isolamento, atentando para o uso de esterilizantes à base de triclosan nos equipamentos de uso pessoal e desinfecção da cama e de superfícies ambientais.

  • E.

    A transmissão de patógenos veiculados pelo sangue pode ocorrer tanto para profissionais de saúde quanto para pacientes por várias rotas de transmissão, e a lavagem das mãos ou o uso de luvas cirúrgicas são medidas suficientes para bloquear essas rotas, impedindo a veiculação desses patógenos.

A classificação do estágio de HAS, segundo os valores de pressão arterial sistêmica, fornece à equipe de saúde parâmetros para avaliar o risco de complicações indesejáveis para o paciente com HAS. De acordo com o Ministério da Saúde, em Cadernos de Atenção Básica (2006) – Hipertensão Arterial Sistêmica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Pessoas com pressão arterial sistólica com valor maior que 120 mmHg e pressão diastólica maior que 90 mmHg são classificadas dentro da faixa normal.

  • B.

    A faixa de pessoas com valor de pressão arterial sistólica entre 120 e 139 mmHg e pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg pode ser considerada pré-hipertensa.

  • C.

    A faixa normal compreende pessoas com pressão arterial sistêmica entre 140 e 150 mmHg e pressão arterial diastólica entre 90 e 120 mmHg.

  • D.

    Hipertensão estágio 1 abrange pessoas com pressão arterial sistólica com valores menores que 110 mmHg e pressão arterial diastólica com valores iguais ou inferiores a 80 mmHg.

  • E.

    Hipertensão estágio 2 abrange pessoas com pressão arterial sistólica com valores menores que 130 mmHg e pressão arterial diastólica abaixo de 90 mmHg.

De acordo com alguns especialistas, as doenças crônicas não transmissíveis tornaram-se prioridade na área da saúde no Brasil, visto que se constituem a principal fonte de carga de doença e uma ameaça constante à saúde e ao desenvolvimento humano. No que concerne a tal faceta do cenário brasileiro, no qual os indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) estão inseridos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O SUS, em todas as suas esferas de gestão, tem investido na construção de uma sólida política pública de saúde, por meio da criação de consensos e responsabilidade compartilhada, priorizando a saúde integral, operando em atenção, promoção, proteção e recuperação da saúde.

  • B.

    Os principais fatores de risco relacionados às DCNT são tabagismo, consumo de bebida alcoólica, consumo alimentar inadequado (carnes com excesso de gordura, leite com teor integral de gordura e consumo regular de refrigerantes pelo menos cinco vezes na semana), sedentarismo, excesso de peso e obesidade, prática de sexo sem camisinha e abuso de drogas, principalmente no que diz respeito ao compartilhamento de seringas entre usuários.

  • C.

    De acordo com o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, proposto pelo Ministério da Saúde, o foco do cuidado de enfermagem deve estar relacionado à baixa e à média complexidades, uma vez que é na atenção básica que o enfermeiro possui a competência para assistir indivíduos portadores de DCNT.

  • D.

    As DCNT afetam predominantemente pessoas idosas e homens, uma vez que são mais suscetíveis aos fatores de risco relacionados a essas doenças.

  • E.

    Em relação ao custo-efetividade quanto à prevenção de DCNT, é fato que o investimento financeiro é alto, e o resultado acaba não sendo percebido em curto prazo.

A Organização Mundial de Saúde define Assistência Domiciliar como “a provisão de serviços de saúde por prestadores formais e informais com o objetivo de promover, restaurar e manter o conforto, a função e a saúde das pessoas em um nível máximo, incluindo cuidados para uma morte digna. Serviços de assistência domiciliar podem ser classificados nas categorias de preventivos, terapêuticos, reabilitadores, acompanhamento por longo tempo e cuidados paliativos”. Com relação à assistência domiciliar, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na assistência domiciliar, a equidade está relacionada ao atendimento à saúde das pessoas de baixa renda, independentemente de vínculo empregatício.

  • B.

    A assistência domiciliar não deve ser interrompida pela mesma equipe de assistência, mesmo que a família mude da área de abrangência.

  • C.

    Constitui exemplo de vigilância domiciliar o comparecimento de um profissional da equipe de saúde à residência para realizar busca ativa de um portador de tuberculose que abandonou o tratamento.

  • D.

    Em caso de óbito domiciliar ocorrido com paciente que era assistido pelo Programa de Saúde da Família, a declaração de óbito deverá ser preenchida e assinada por um médico do Instituto Médico Legal.

  • E.

    O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) determina que o técnico de enfermagem seja o seu responsável técnico, desde que esteja habilitado junto ao COREn.

Nos últimos três meses, sete enfermeiros procuraram o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de um hospital, local onde todos trabalham há mais de dois anos. Os funcionários apresentavam áreas de descamação, eritema, edema, vesículas e bolhas com exsudato no dorso das mãos e na região do punho. Após atendimento pelo médico do trabalho, todos foram diagnosticados com dermatite de contato eczematosa. O grande número de casos em um curto período de tempo chamou a atenção da enfermeira do trabalho do referido hospital, levando-a à suspeita de que a dermatite apresentada pelos enfermeiros pudesse estar relacionada com as atividades relativas à função que eles desempenham no hospital.

Com o objetivo de identificar os fatores de risco que pudessem estar relacionados ao surgimento dessas lesões nos funcionários, a enfermeira decidiu iniciar uma investigação no hospital, optando por utilizar a metodologia de investigação epidemiológica. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo que atende aos objetivos da enfermeira.

  • A.

    ensaio clínico

  • B.

    estudo de Coorte

  • C.

    estudo de prognóstico

  • D.

    estudo de caso-controle

  • E.

    estudo transversal

A educação em saúde ao paciente com hipertensão arterial sistêmica consiste na prevenção de complicações e melhor adesão para o tratamento das alterações já instaladas no paciente. Em relação às estratégias de educação em saúde relacionadas ao caso apresentado no texto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Educação em saúde que visa à reabilitação do paciente com complicações de hipertensão arterial sistêmica (por exemplo: acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio) pode ser denominada como prevenção primária.

  • B.

    A prevenção secundária para João consiste em orientações em relação à terapia medicamentosa, dieta pobre em cloreto de sódio, repouso no domicílio, sem que ele possa realizar atividade física e atividades de trabalho.

  • C.

    A prevenção primária pode ser utilizada nos pacientes que ainda não possuem diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, enfocando-se nos aspectos da qualidade de vida e evitando-se a instalação do agravo de saúde, como ocorre no estado de saúde atual de João.

  • D.

    A prevenção terciária consiste em eliminar os fatores de risco para instalação da hipertensão arterial sistêmica; portanto, João deve receber ações de prevenção terciária, já que não possui o agravo instalado.

  • E.

    A prevenção secundária consiste em evitar complicações do agravo já instalado. Portanto, João necessita de ações que visem ao controle da hipertensão arterial (eliminação dos agentes que podem piorar o agravo: tabaco, álcool; busca de melhorias na adesão ao tratamento).

Um homem de 45 anos de idade, solteiro, portador de pioderma gangrenoso, encontra-se internado em uma unidade de clínica médica para tratamento de úlceras em membros inferiores e tronco. Em sua história clínica, há registro de hipertensão arterial em uso de nifedipina oral. No início da doença, fazia uso de corticoide e dapsona, mantendo ulcerações estáveis. Há cerca de 40 dias, entretanto, interrompeu o uso dos medicamentos e evoluiu com piora das lesões de pele e surgimento de novas lesões, associado ao aparecimento de secreção purulenta há 15 dias. Apresenta dor e edema em membros inferiores. Relata ainda febre há três dias. Queixa-se de dificuldades de se locomover devido às dores e às lesões. Os sinais vitais avaliados foram: 36,5 ºC, 16 movimentos respiratórios por minuto, 87 batimentos cardíacos por minuto e 130 mmHg × 90 mmHg. Nessa situação, considerando a sistematização da assistência de enfermagem aplicada ao paciente, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A dor apresentada pelo paciente é um dado subjetivo obtido a partir da investigação, assim como as queixas de dificuldades para se locomover e o edema.

  • B.

    Estão presentes os diagnósticos integridade tissular prejudicada, risco de infecção e hipertermia, segundo a classificação dos diagnósticos de enfermagem da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association).

  • C.

    Entre as intervenções de enfermagem apropriadas a esse paciente estão a terapia com exercícios: deambulação e mobilidade articular, conforme a Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC).

  • D.

    A nifedipina usada pelo paciente é um exemplo de um hipotensor arterial que atua inibindo a enzima conversora de angiotensina e deve ser administrada com o estômago vazio.

  • E.

    A monitoração das características das lesões e a aplicação do curativo adequado são resultados esperados na situação apresentada, conforme a classificação dos resultados (NOC).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...