Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na saúde pública, a campanha de erradicação da varíola ocorreu por meio da vigilância epidemiológica, sendo aprimorado o sistema de notificação compulsória de doenças. Já a vigilância sanitária foi introduzida como proposta da organização do Sistema Nacional de Saúde, incorporando serviços de fiscalização. A respeito dessas vigilâncias, assinale a alternativa correta.
O controle dos riscos institucionais em creches, hotéis, portos, aeroportos e salões de beleza são de competência da vigilância epidemiológica.
É atribuída ao município a competência da execução de todas as ações da vigilância sanitária com base nas leis estaduais e federais cujo processo é denominado de municipalização.
Em vigilância epidemiológica, há pandemia quando ocorre enfermidade ou agente infeccioso de forma contínua em uma determinada área geográfica.
Em casos suspeitos de dengue, a prova do laço realizada com garrote ou torniquete é recomendada e, quando positiva, significa uma resistência capilar.
A organização dos serviços de saúde pode conter unidades prestadoras de atenção primária, secundária e terciária. Assinale a alternativa correta quanto aos tipos de atenção.
A vacinação pode ser classificada como um procedimento de atenção secundária, quando for realizada no ambulatório de um hospital.
O trabalhador acidentado que é atendido no pronto-socorro utiliza o serviço de atenção secundária.
A amputação de um artelho em decorrência de acidente de trabalho é considerada um procedimento de atenção secundária.
A quimioterapia pode ser realizada em serviço de atenção primária, desde que os profissionais de saúde sejam treinados.
A organização dos serviços de saúde em níveis de atenção primário, secundário e terciário considera a complexidade tecnológica dos procedimentos realizados.
Em 2011, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria n.º 104, definiu a relação de doenças, agravos e eventos e padronizou os procedimentos relativos à notificação compulsória e à vigilância em saúde no âmbito do SUS. De acordo com essa portaria, a notificação compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos, biomédicos, biólogos, entre outros. Com base nessas informações e na Portaria n.º 104, assinale a alternativa incorreta.
Os casos de malária diagnosticados na região da Amazônia Legal devem ser registrados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (SIVEP Malária).
A lista das doenças de notificação compulsória que devem ser registradas em unidades sentinelas inclui acidente de trabalho fatal e acidente de trabalho com crianças e adolescentes.
Doenças e eventos deverão ser notificados e registrados no Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN).
Estão incluídas na lista de doenças de notificação compulsória imediata encefalite japonesa, febre do Nilo Ocidental, tularemia e exposição a contaminantes químicos.
Doenças, agravos e eventos devem ser notificados às secretarias estaduais de saúde e à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde por e-mail em, no máximo, 24 horas a partir da suspeita inicial, isentando-se o informante de preencher outros formulários.
Os ossos do carpo são dispostos em duas filas, sendo a proximal formada pelo escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme; a distal é formada pelo trapézio, trapezoide, capitato e hamato. Acerca das fraturas e luxações desses ossos, assinale a alternativa correta.
O escafoide é o osso que se fratura com maior frequência por estar intercalado entre as filas proximal e distal.
A fratura por compressão do pisiforme provoca uma necrose avascular conhecida como enfermidade de Kienbock.
A fratura do corpo do piramidal ocorre geralmente devido à queda sobre o punho em flexão e desvio radial.
Os sinais clínicos da fratura do corpo do hamato são aumento do volume e dor no lado radial do punho.
A maioria das luxações dos ossos do carpo ocorre devido a uma queda em hiperflexão exagerada do punho.
Um violinista com 42 anos de idade apresenta queixa de dor cervical à esquerda, com irradiação dessa dor e dormência para todo o membro superior esquerdo. Ele informa que essa condição está fazendo que ocorra diminuição da sua força muscular nos dedos da mão esquerda, a ponto de não conseguir boa compressão nas cordas, ao tocar seu instrumento. Com base nesse relato, considerando a mecânica musculoarticular da coluna cervical, é correto afirmar que está ocorrendo uma diminuição do espaço foraminal
vertebral cervical, com inclinação lateral e rotação da vértebra para esquerda.
cervical, com inclinação lateral vertebral à direita e rotação neutra.
cervical, com inclinação e rotação vertebral à direita.
cervical, com inclinação vertebral à esquerda e rotação neutra.
cervical, com inclinação vertebral anterior, sem rotação.
Na análise postural ergonômica de um músico pianista, observou-se que, ao utilizar o seu instrumento sentado, ele apresenta um padrão de cifose dorsal acentuada, retificação da coluna lombar e retroversão pélvica. Com esse padrão de postura sentada, é correto afirmar que esse músico possui uma tendência de
encurtamento dos músculos iliocostal lombar e isquiotibiais.
alongamento dos músculos reto femoral e glúteos.
encurtamento dos músculos abdominais e longuíssimo do tórax.
encurtamento dos músculos abdominais e reto femoral.
alongamento do gastrocnêmio e encurtamento do iliocostal lombar.
Um músico de uma orquestra, responsável por tocar pratos, apresentando um quadro agudo de bursite de ambos os ombros, deve ter como medida preventiva de lesão por repetição a limitação dos movimentos de
abdução com rotação externa de articulação glenoumeral até 90º.
adução de ombros além da linha média.
rotação externa de ombros.
extensão de ombros em qualquer grau de movimento.
flexão de ombro com rotação interna de articulação glenoumeral acima de 90º.
Um músico apresenta um quadro de hérnia de disco póstero-lateral em L3 e L4, com compressão nervosa, provocativa de dormência irradiada para glúteos e perna à direita. Considerando a mecânica articular da coluna lombar, esse paciente terá como melhor indicação de tratamento a realização de movimentos de coluna lombar e tronco em tendência de
flexão anterior associada à rotação direita e esquerda, na posição de pé.
rotação de tronco para a esquerda.
flexão anterior, na posição de pé.
extensão, em decúbito ventral.
inclinação lateral de tronco para a esquerda, na posição de pé.
Para um músico responsável pelo instrumento tímpano de uma orquestra, que apresenta uma tendinite de DQuervain, pode ser sugerido como parte do seu plano de tratamento, especificamente para a patologia apresentada, alongamentos musculares, nos intervalos das suas apresentações. Os músculos envolvidos na lesão e indicados para esses alongamentos são
os extensores de dedos e o punho.
os flexores de dedos e o punho.
o abdutor longo e o extensor curto do polegar.
os interósseos palmares e os dorsais.
o flexor ulnar e o radial do carpo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...