Questões de Enfermagem da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma jovem de 17 anos de idade, primigesta, com 34 semanas de gestação, deu entrada no setor de obstetrícia com quadro de crise convulsiva, hipertensão arterial (200 mmHg × 120 mmHg) e edema. A mãe, que a acompanhava, informou que a filha nunca teve problemas de saúde, mas que ganhou muito peso com a gravidez. Relatou história familiar de eclampsia (irmã). Informou ainda que, na 23.ª semana de gestação, foi detectado aumento da pressão arterial na sua filha, quando iniciou o tratamento com metildopa (150 mg/dia). Foi submetida à cesariana, e a criança demonstrou boa vitalidade ao nascer. No pós-operatório imediato, a puérpera evoluiu comatosa e com anasarca. Encontra-se com cânula de Guedel e oxigênio sob máscara, sonda vesical de demora e sulfato de magnésio IV, 1g/h, em veia periférica.

Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os dados de história familiar de eclampsia, ganho de peso e hipertensão arterial após a vigésima semana de gestação indicam que a causa mais provável da eclampsia é uma hipertensão arterial crônica.

  • B.

    O anti-hipertensivo utilizado pela gestante (metildopa) habitualmente não é a primeira escolha por estar associado à redução significativa do fluxo sanguíneo uteroplacentário, morte fetal e insuficiência renal em neonatos, sendo utilizada apenas nos casos de hipertensão refratária.

  • C.

    O sulfato de magnésio prescrito deve ser administrado sob bomba de infusão, com controle rigoroso dos parâmetros respiratórios (frequência respiratória deve ser superior a 12 irpm), neurológicos (atenção para o reflexo patelar, que deve estar presente) e de débito urinário (deve ser superior a 100 mL em 4 horas).

  • D.

    Devido à história de crise convulsiva, a paciente deve ser colocada em um leito com grades que impeçam a ocorrência de quedas ou traumatismos, sob decúbito lateral direito, com contensão em ambos os braços, para evitar trauma.

  • E.

    A fisiopatologia envolvida está amparada no dano epitelial, de causa autoimune, que provoca vasoconstrição e elevação da resistência vascular periférica, alterações sanguíneas com hemodiluição, alterações na permeabilidade capilar e alterações hepáticas com diminuição de enzimas.

Considere que uma paciente de 57 anos de idade tenha dado entrada na sala de recuperação anestésica de um hospital após ter se submetido a uma cirurgia de toracotomia, com retirada de nódulos pulmonares. Chegou com agitação psicomotora, tremores e pele fria. Seus sinais vitais indicavam pressão arterial de 110 mmHg/60 mmHg, frequência cardíaca de 102 batimentos por minuto, frequência respiratória de 12 irpm, saturação de 95%. Respirava superficialmente e queixava-se de dor intensa. Foi instalado oxigênio sob máscara a 3 L/min e infundidas soluções cristaloides em cateter central. Após 15 minutos, encontrava-se mais sonolenta, não respondia aos chamados, saturação de 82%, valores gasométricos com indicação de pH baixo, hipoxemia e hipercapnia.

Nessa situação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A hipercapnia e a hipoxemia podem ter sido resultantes da ação de drogas administradas durante o procedimento cirúrgico, como diuréticos e anestésicos, e são esperadas em pacientes que se encontram na sala de recuperação cirúrgica.

  • B.

    A paciente apresenta um quadro importante de hipoventilação que deve ser revertido adotando-se medidas de manutenção de via aérea permeável (garantia de oferta adequada de oxigênio e monitoração do padrão respiratório), controle da dor (administração de analgésicos prescritos), aquecimento (para a hipotermia) e manutenção da estabilidade cardiovascular.

  • C.

    Os tremores e a pele fria apresentados pela paciente podem ser considerados fatores relacionados ao diagnóstico de hipotermia da NANDA, que são decorrentes da exposição a um ambiente mais frio, medicamentos utilizados e cavidades abertas durante o procedimento cirúrgico.

  • D.

    O quadro da paciente indica que houve desestabilização cardiorrespiratória, devendo ser avaliados em primeiro lugar o sítio cirúrgico, a função do sistema nervoso central e, em seguida, deve ser realizado o tratamento não farmacológico da dor, a administração de antibióticos e a aplicação de curativo compressivo no tórax.

  • E.

    Os valores gasométricos de pH = 7,63, pO2 = 68 mmHg, pCO2 = 22 mmHg e o bicarbonato de 22,5 são compatíveis com o quadro descrito.

As vacinas constituem meios eficazes para a redução da morbidade e da mortalidade de uma população. Considerando que algumas doenças podem ser adquiridas também nos locais de trabalho, assinale a alternativa que condiz com as doenças imunopreveníveis.

  • A.

    rubéola, febre amarela e hepatite B

  • B.

    tuberculose, criptococose e bissinose

  • C.

    antracose, sarampo e varicela

  • D.

    hepatite C, difteria e febre maculosa

  • E.

    caxumba, leptospirose e siderose

Nos últimos três meses, sete enfermeiros procuraram o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de um hospital, local onde todos trabalham há mais de dois anos. Os funcionários apresentavam áreas de descamação, eritema, edema, vesículas e bolhas com exsudato no dorso das mãos e na região do punho. Após atendimento pelo médico do trabalho, todos foram diagnosticados com dermatite de contato eczematosa. O grande número de casos em um curto período de tempo chamou a atenção da enfermeira do trabalho do referido hospital, levando-a à suspeita de que a dermatite apresentada pelos enfermeiros pudesse estar relacionada com as atividades relativas à função que eles desempenham no hospital.

Ao final da investigação epidemiológica, a enfermeira identificou que o zolendronato, uma medicação utilizada em pacientes portadores de câncer com metástase óssea, foi o agente causador da dermatite de contato apresentada pelos enfermeiros. A partir dos dados expostos nesse caso clínico, segundo a Taxonomia II da Associação Norte-Americana de Diagnósticos de Enfermagem (NANDA) 2009-2011, é correto afirmar que os enfermeiros apresentaram o seguinte diagnóstico de enfermagem:

  • A.

    integridade da pele prejudicada.

  • B.

    risco de integridade da pele prejudicada.

  • C.

    risco de lesão.

  • D.

    mucosa oral prejudicada.

  • E.

    integridade tissular prejudicada.

Gerenciamento dos resíduos de saúde representa um conjunto de procedimentos de gestão que objetiva minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando não apenas à proteção dos trabalhadores, mas também à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O processo de segregação representa o descarte do resíduo no momento de sua geração e implica o acondicionamento de materiais diversos em recipientes únicos para serem posteriormente divididos de acordo com suas características.

  • B.

    A identificação dos resíduos contidos em recipientes é obrigatória nos sacos de acondicionamento e recipientes de coleta externa, ou nos recipientes de transporte, sendo opcional a identificação com símbolos nos locais de armazenamento.

  • C.

    O transporte interno de resíduos pode ser feito separadamente, mas, com a finalidade de agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o traslado, podem-se transportar grupos diferentes de resíduos no mesmo recipiente.

  • D.

    Resíduos com substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente, a exemplo de medicamentos ou insumos farmacêuticos, são classificados no grupo A de elementos potencialmente infectantes.

  • E.

    Os usuários domiciliares geradores de resíduos líquidos de antibacterianos e hormônios para uso tópico poderão descartá-los em esgoto sanitário com sistema de tratamento, e as embalagens desses produtos deverão ser acondicionadas como resíduo sólido urbano.

Assinale a alternativa correta acerca do processo de tomada de decisão na administração da assistência e do serviço de enfermagem.

  • A.

    A técnica heurística de solução de problemas é um exemplo de técnica de tomada de decisão programada tradicional.

  • B.

    As etapas do processo de decisão compreendem, nesta ordem, a percepção do problema, a coleta e a análise dos dados, a procura de soluções alternativas, a escolha ou decisão, a redefinição do problema e a avaliação.

  • C.

    A fase de procura de soluções alternativas exige criatividade e o uso de estratégias de decisão. A política da instituição, a subjetividade, a personalidade, ou os processos afetivos pouco influenciam essa etapa nos serviços de enfermagem das organizações de saúde atuais.

  • D.

    Exige habilidades que podem ser aprendidas e praticadas e envolve um processo cognitivo complexo de análise dos assuntos e escolha entre diferentes linhas de ação.

  • E.

    Os círculos de controle de qualidade tiveram seu início nos Estados Unidos e são aplicados em grupos grandes de trabalhadores, que realizam tarefas distintas com o objetivo de trocar experiências e encontrar alternativas, de maneira a ajudar nas tomadas de decisão de diferentes setores.

Com relação à Portaria n.º 44/2001, que versa acerca da modalidade de assistência Hospital Dia, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O Regime de Hospital Dia, que consiste na assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, é destinado à realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de dez horas.

  • B.

    A equipe de plantão deve ser composta por, no mínimo, um(a) médico(a), um(a) enfermeiro(a) e auxiliares de enfermagem em número suficiente e correspondente aos leitos disponíveis, durante todo o período de funcionamento da unidade, para prestar assistência aos pacientes.

  • C.

    Embora o termo Hospital Dia traga uma interpretação de funcionamento diuturno, é garantida ao paciente a continuidade da assistência após alta ou em virtude de qualquer tipo de complicação relacionada a algum procedimento ocorrido no estabelecimento de saúde por, no máximo, 72 horas ininterruptas até que o paciente seja realocado para uma unidade hospitalar mais complexa ou de terapia intensiva.

  • D.

    Em relação às condições e aos requisitos específicos para realização de atendimento de AIDS em regime de Hospital Dia, é obrigatório que a equipe multiprofissional ampliada seja exclusiva do serviço, devendo ser composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e odontólogo.

  • E.

    Em relação às condições e requisitos específicos para realização de atendimento em saúde mental em regime de Hospital Dia, é obrigatório o desenvolvimento de programas de atenção de cuidados intensivos por equipe multiprofissional, em até cinco dias semanais (de segunda a sexta-feira), com carga horária de quatro horas.

Em um hospital recém-inaugurado, especializado em doenças mentais, com 200 empregados, entre várias ações, a diretoria solicitou aos trabalhadores que organizassem a eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), atendendo aos dispositivos legais. Acerca dessa situação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A agressão física a um trabalhador do hospital por parte de um paciente com transtornos mentais é descaracterizada como acidente de trabalho por ser uma ação praticada por terceiros.

  • B.

    Para o dimensionamento da CIPA, o quantitativo de componentes é dado levando-se em consideração apenas o número de empregados do estabelecimento.

  • C.

    Nos dias atuais, com o avanço das neurociências, a esquizofrenia entendida como doença mental, é curável, desde que a enfermagem administre as medicações prescritas na posologia correta.

  • D.

    A participação do enfermeiro em uma CIPA é importante por ser ele educador e líder de equipe, contribuindo para uma melhor percepção quanto às medidas de biossegurança.

  • E.

    A CIPA do hospital em apreço deve ter-se constituído da seguinte forma: 70% dos trabalhadores votados e 30% indicados pela administração superior.

O Ministério da Saúde desenvolve uma política que objetiva, no Sistema Único de Saúde (SUS), garantir atenção integral à saúde da população idosa, com ênfase no envelhecimento saudável e ativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nos últimos anos, tem-se observado um importante envelhecimento populacional brasileiro; e o formato tipicamente triangular da pirâmide populacional, com uma base alargada, está sendo substituído por uma pirâmide populacional com base ainda alargada, mas com vértice também mais largo, característico de uma sociedade em acelerado processo de envelhecimento.

  • B.

    O Brasil encontra-se em processo de transição epidemiológica, que se caracteriza pela mudança do perfil de morbidade e de mortalidade de uma população, com diminuição progressiva das mortes por doenças infectocontagiosas e elevação das mortes por doenças crônicas.

  • C.

    A Lei n.º 10.741, que regulamenta o Estatuto do Idoso, aprovada há mais de dez anos, representou uma das maiores conquistas sociais da população idosa no Brasil, porém, àquela época, a referida lei ainda não contemplava os aspectos relacionados à prevenção e à manutenção da saúde em ambientes de atendimento domiciliar.

  • D.

    A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) do Ministério da Saúde foi aprovada recentemente, trazendo um novo paradigma para a discussão da situação de saúde dos idosos. Nela, reforça-se a necessidade de se considerar essa população igualitariamente, sem distinção de grupos ou extratos, com elaboração de ações igualitárias independentemente das condições funcionais dessa população.

  • E.

    Entre as diversas competências específicas atribuídas ao Gestor Federal do SUS para viabilizar o alcance do propósito da PNSPI, está discutir e pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as estratégias e as metas a serem alcançadas por essa política a cada ano.

A Portaria n.º 648/2006 do Ministério da Saúde aprova a Política Nacional de Atenção Básica e estabelece a revisão de diretrizes e normas para a reorganização da Atenção Básica no Brasil. O trabalho em equipe é um dos pontos primordiais para as mudanças preconizadas na assistência integral ao usuário da Atenção Básica. Assim, o enfermeiro está inserido em uma equipe que visa atender às necessidades dos usuários desde a promoção à saúde à reabilitação, com enfoque no cuidado centrado na família e em um território determinado. Assinale a alternativa correta com base nessa portaria.

  • A.

    O enfermeiro tem a atribuição de supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos agentes comunitários em saúde, dos membros da equipe de enfermagem e dos auxiliares de saúde bucal.

  • B.

    A Atenção Básica constitui-se porta de entrada do sistema de saúde, com ação focalizadora nas ações dos profissionais de saúde de maneira individual, com ausência de comunicação interdisciplinar.

  • C.

    Constitui-se como um dos princípios da Atenção Básica o foco da atenção à saúde do indivíduo, para mudança do paradigma de foco anterior, que era pautado na família.

  • D.

    O processo de trabalho das equipes de Atenção Básica inclui a realização do primeiro atendimento às urgências médicas e odontológicas.

  • E.

    É atribuição da equipe multiprofissional realizar encaminhamentos para outros níveis de atendimento, não se preocupando com o planejamento das ações de diagnóstico situacional, e centralizar o foco na família e na comunidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...