Lista completa de Questões de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O enfermeiro do trabalho deve atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Sobre esse assunto, marque a afirmativa CORRETA:
A coluna vertebral é uma das estruturas mais atingidas por acidentes e doenças ocupacionais entre equipes de enfermagem, mas é causa de baixo índice de absenteísmo.
Mobiliário, instrumentos e equipamentos de qualidade, ergonomicamente planejados são encontrados em quantidade suficiente nos serviços de saúde, visando à redução de acidentes e às doenças ocupacionais.
Os profissionais da área da saúde conhecem a importância de exercer sua atividade em condições seguras, por isso em toda ocasião munem-se de equipamentos de proteção individual (EPI).
As doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORTs) compõem um conjunto de doenças que atinge principalmente os membros superiores. As mais comuns são a tenossinovite, a tendinite e a epicondilite. Trata-se de um relevante problema social, econômico e de saúde pública, mas de pouca relação com a enfermagem do trabalho.
Os acidentes de trabalho por material biológico, que envolvem materiais perfurocortantes e fluidos corporais devido às atividades como manuseio de agulha, lâmina de bisturi, tesoura e outros instrumentais, constituem constante preocupação na área da saúde. O ambiente de trabalho favorece a ocorrência de tais eventos em decorrência da alta frequência de procedimentos invasivos, intensidade e dinâmica de trabalho.
Assinale a alternativa que contempla CORRETAMENTE as características dos diversos riscos a que estão expostos os trabalhadores em serviços de saúde:
Biológico: infecções agudas e crônicas como HIV, hepatites A, B e C, tuberculose, toxoplasmose, além de outras infecções bacterianas e virais.
Químico: queimaduras de pele e mucosas; dermatites de contato; alergias respiratórias, intoxicações agudas e crônicas; alterações morfológicas de células sanguíneas (plaquetopenia, leucopenia, pancitopenia); conjuntivites químicas e carcinogênese.
Físico: estresse; ansiedade; irritabilidade; desconforto auditivo, visual e térmico; lesão ocular por radiação ultravioleta; hipotensão; alterações morfológicas de células sanguíneas (plaquetopenia, leucopenia, pancitopenia); alteração da capacidade reprodutiva do homem e da mulher e efeitos teratogênicos que provocam anomalias congênitas, radiodermites e carcinogênese.
Ergonômico: estresse; dores osteoarticulares e musculares; LER/DORT; cansaço físico; trabalho noturno; diabetes; doenças nervosas; taquicardia e doenças do aparelho digestivo (gastrite, úlcera).
Acidente: com perfurocortante; choques e queimaduras por eletricidade; equipamento de proteção individual (EPI); intoxicação química; radioativo; falta de sinalização; equipamentos com defeitos; pisos irregulares; explosões e incêndio.
A consulta de enfermagem é fundamental em serviço de atenção à saúde do trabalhador. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa CORRETA:
A consulta de enfermagem deve ser centrada na doença e no indivíduo que demonstra a necessidade de ajuda. Para que isso ocorra, recomenda-se que os profissionais estejam preparados para uma ação abrangente, tendo em vista os fatores biológicos, psicológicos, sociais e econômicos.
Os exames periódicos e outros, além daqueles realizados para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, são atribuição exclusiva do médico do trabalho.
Para os trabalhadores que sejam portadores de doenças crônicas, os exames periódicos são repetidos a critério do médico encarregado, do médico agente da inspeção do trabalho e como resultado de negociação coletiva de trabalho.
O exame periódico é anual, para todos os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
A Resolução n.º 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) dita as normas e requisitos para operacionalização da consulta de enfermagem.
O enfermeiro do trabalho executa atividades relacionadas ao serviço de saúde do trabalhador, integrando equipes de estudos, para propiciar a preservação e valorização do trabalhador. Sobre suas atribuições, é CORRETO afirmar:
Para que o modelo de atenção integral à saúde dos trabalhadores ocorra de modo efetivo, faz-se necessária uma abordagem interdisciplinar e a utilização de instrumentos, saberes e tecnologias originados de diferentes áreas do conhecimento, colocados exclusivamente a serviço das necessidades dos trabalhadores das áreas de risco.
O enfermeiro do trabalho elabora e executa planos e programas de promoção e proteção à saúde dos empregados sob supervisão do médico do trabalho, participando de grupos que estudam as causas de absenteísmo, fazem levantamentos de doenças profissionais e procedem a estudos epidemiológicos.
O enfermeiro do trabalho presta primeiros socorros no local de trabalho, em caso de acidente ou doença, fazendo curativos ou imobilizações especiais, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o encaminhamento do acidentado. Caberá à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) o encaminhamento da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
Um modelo de atenção integral à saúde dos trabalhadores, do qual participa o enfermeiro do trabalho, implica em qualificar as práticas de saúde, o que envolve o atendimento dos acidentados do trabalho, dos trabalhadores doentes, das urgências e emergências, as ações de promoção e proteção da saúde e de vigilância, orientadas por critério epidemiológico.
O enfermeiro do trabalho organiza e administra o setor de enfermagem da empresa, prevê material necessário, treina trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho sob supervisão do engenheiro de segurança do trabalho.
O trabalho noturno em serviços de saúde possui características peculiares. Sobre esse assunto, marque a afirmativa CORRETA:
Os profissionais de saúde com longas jornadas de trabalho, como plantões de 12 horas seguidos por 36 ou 60 horas de descanso, podem se dedicar a mais de uma atividade produtiva sem correr riscos de acidentes no trabalho.
O trabalho árduo e estressante, bem como o sofrimento dos trabalhadores, podem ser em parte, justificados pela longa jornada de trabalho, uma das características do turno noturno na maioria das organizações hospitalares. Essa mudança no cronotipo pode levar a complicações de saúde e ao envelhecimento precoce do trabalhador.
Nesse grupo profissional, as longas jornadas não afetam a assistência aos pacientes, já que para suas necessidades de lazer e descanso há os dias de folga, suficientes para preservar sua saúde e qualidade de vida.
São relativamente raros os agravos provenientes de plantão noturno. Em alguns casos há distúrbios musculoesqueléticos, psíquicos, exaustão e fadiga, privação de sono e insônia e queixas de falta de tempo com a família.
Quanto piores as condições de trabalho em termos psicossociais e de carga de trabalho, mais prejudicial tende a ser a jornada noturna. Há estudos que já definem a existência de um limite para a extensão da jornada de trabalho que seja seguro à saúde.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A resolução COFEN n. 311/07, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aponta no art. 25 que é dever e responsabilidade de todos os profissionais de enfermagem registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar. Os registros no prontuário devem ser legíveis, objetivos, completos, precisos, claros, concisos, sem rasuras, de modo a garantir a continuidade dos cuidados. Em relação aos registros de enfermagem, avalie as afirmativas que seguem:
I. É proibido registrar fatos e outras situações relacionadas a juízo de valor.
II. Todo profissional é responsável pela assinatura dos registros e/ou procedimentos por ele executados, uma vez que é proibido realizar e/ou delegar esse ato a outras pessoas.
III. As anotações devem ser realizadas somente ao final de cada turno.
IV. A evolução de enfermagem realizada pelo profissional de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem) deve ser vistada pelos enfermeiros.
V. É proibida a utilização de qualquer tipo de abreviaturas.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente I, II e V.
Somente I, IV e V.
Somente II e III.
Somente III, IV e V.
Somente I e II.
A síndrome da estafa profissional (síndrome de Burnout) constitui um quadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e ineficácia. Sobre essa síndrome, é CORRETO afirmar que:
A despersonalização, decorrente da síndrome, é caracterizada pela instabilidade emocional do profissional, contudo o trabalhador mantém relações cordiais e trabalho eficiente.
As variáveis que propiciam o desencadeamento do Burnout são: características pessoais, sociais e espirituais do trabalho, da organização e de lazer.
A exaustão emocional representa o esgotamento dos recursos emocionais do indivíduo. É considerado o traço inicial da síndrome e decorre, principalmente, da sobrecarga e do conflito pessoal nas relações interpessoais do profissional.
As condições de trabalho não têm relação com a síndrome de Burnout, logo, os aspectos organizacionais da empresa devem ser excluídos de possível diagnóstico.
A síndrome de Burnout se manifesta por psicossomatização e prejuízo nas relações interpessoais, porém com envolvimento no trabalho e sem perda na qualidade da assistência ou absenteísmo por parte dos trabalhadores.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Atualmente a evolução na área de saúde tem sido muito rápida exigindo dos profissionais não somente conhecimento técnico-científico, mas também uma postura ética, conhecimento sobre direitos humanos, autonomia e liberdade de escolha. Num cenário, o enfermeiro desempenha um papel educativo fundamental que é o de assegurar que o cliente tenha seus direitos preservados nas organizações de saúde.
Assinale a alternativa que contempla CORRETAMENTE um princípio ético fundamental:
Tomada de decisão.
Programas educativos.
Não maleficência.
Promoção do cuidado.
Aconselhamento.
A equipe de enfermagem do CME deve assegurar o reabastecimento racional de artigos médicohospitalares, para manter a qualidade da assistência ao cliente. Para tanto, deve exercer atividades de: previsão, provisão, padronização e controle de artigos. Sobre essas atividades afirma-se:
I. Para realizar a previsão, deve-se fazer o diagnóstico situacional do Centro de Material e Esterilização e das unidades consumidoras (Centro Cirúrgico, Unidades de Internação, Pronto Atendimento) em relação às quantidades e às especificidades dos artigos.
II. A provisão consiste na reposição dos artigos médico-hospitalares necessários para a realização das atividades do Centro de Material e Esterilização.
III. O objetivo da padronização dos artigos é aumentar a quantidade de itens de diferentes marcas, tamanhos, fornecedores a serem estocados no CME.
IV. O controle de artigos adequado colabora na redução de custos, para a reposição e estocagem dos artigos e para prevenir contra os riscos de vencimento.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmações I, II e III.
Apenas as afirmações II e IV.
Apenas as afirmações III e IV.
Apenas as afirmações I, II e IV.
Todas as afirmações.
A limpeza é o procedimento de remoção mecânica de sujidades, realizado com água e adição de soluções detergentes ou produtos enzimáticos, em um determinado tempo, de forma manual ou com equipamentos mecânicos. A respeito do processo de limpeza, avalie as assertivas a seguir:
I. Independente da natureza do artigo e do método de esterilização escolhido, a limpeza prévia deve ser rigorosa para a redução da carga microbiana.
II. O processamento adequado de endoscópios flexíveis e acessórios é desnecessário para o tratamento seguro e bem-sucedido dos pacientes.
III. A avaliação do processo de limpeza de dispositivos médicos que possuem lumens estreitos deve ser realizada por meio de controle visual, não necessitando de controle microbiológico ou químico.
IV. O pronto mais crítico do processamento de produtos para saúde é a fase de limpeza, em que possíveis erros podem ser cometidos quando não houver protocolos estabelecidos e funcionários treinados.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, II e IV.
Todas as assertivas.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas I e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...