Lista completa de Questões de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito central abordado pelo texto Custos na Ponta do Bisturi:
Eficácia.
Racionalismo
Eficiência.
Efetividade.
Processo.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A busca de uma solução adequada para destinação correta dos resíduos dos serviços de saúde constitui uma medida extremamente importante para o dia a dia de uma unidade hospitalar, contribuindo para manter a saúde pública, recuperar o ambiente e melhorar a qualidade de vida dentro e fora dos hospitais. (GIASANTE E LIMA, 2008, p. 170).
A responsabilidade do administrador no manejo dos resíduos produzidos na instituição de saúde envolve, da geração até a disposição final:
O armazenamento, que consiste na coleta e translado dos resíduos dos pontos de geração até o local destinado ao armazenamento.
A segregação, que consiste na guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em local próximo aos pontos de geração.
A segregação, que consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com a classificação adotada.
O tratamento, que consiste na aplicação de método, técnica ou processo que elimine as características dos riscos inerentes aos resíduos, reduzindo o risco de contaminação, de acidentes ocupacionais ou de dano ao ambiente. Órgãos do meio ambiente e vigilância sanitária fiscalizam os padrões, mas não há necessidade de licenciamento ambiental para o tratamento dos resíduos.
O tratamento, que não pode ser aplicado no próprio estabelecimento gerador.
Pela gravidade que a exposição aos fluidos biológicos representa para os trabalhadores, o Ministério da Saúde recomenda procedimentos preconizados pelo Centers Disease Control que incluem cuidados locais na área exposta, recomendações específicas para imunização e medidas de quimioprofilaxia, quando indicada, e acompanhamento sorológico para a hepatite e o vírus da imunodeficiência humana HIV. Em relação aos acidentes decorrentes de exposição aos fluídos biológicos, é CORRETO afirmar:
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) pode providenciar a notificação e o acompanhamento do trabalhador.
O Departamento de Recursos Humanos da instituição não necessita proceder ao registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação Compulsória - SINAN.
É considerado de notificação compulsória, cabendo ao enfermeiro o registro e encaminhamento do trabalhador ao serviço especializado.
O engenheiro do trabalho deve perguntar ao serviço de saúde que atendeu o trabalhador se há a necessidade do envio da comunicação de acidentes de trabalho (CAT).
Recomenda-se monitorar o trabalhador, especialmente em atendimento domiciliar.
A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância nos serviços de saúde. É responsabilidade do gestor a manutenção dos equipamentos de proteção individual para uso dos trabalhadores nos locais de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA quanto aos Equipamentos de Proteção Individual e suas aplicações:
As luvas devem ser trocadas após contato com material biológico, entre as tarefas e procedimentos num mesmo paciente, pois podem conter uma alta concentração de microrganismos. As luvas estéreis estão indicadas para procedimentos invasivos e assépticos.
A máscara cirúrgica e óculos de proteção ou escudo facial são utilizados em procedimentos e servem para proteger as mucosas dos olhos, nariz e boca de respingos (gotículas) gerados pela fala, tosse ou espirro de pacientes ou durante atividades de assistência e de apoio. Não são obrigatórias em atividades desempenhadas na farmácia hospitalar.
Esses equipamentos são indicados para entrar em quarto de isolamento de pacientes com tuberculose pulmonar, sarampo ou varicela, doenças que são transmitidas via aérea quando são inalados os núcleos de gotículas ressecadas suspensas no ar contendo os germes. São de uso coletivo e reutilizáveis.
O avental (limpo, não estéril) serve para proteger a pele e prevenir sujidade na roupa durante procedimentos que tenham probabilidade de gerar respingos ou contato de sangue, fluidos corporais, secreções ou excreções. O avental será selecionado de acordo com a atividade e quantidade de fluido encontrado (plástico ou tecido). Não deve ser feita a lavagem domiciliar de aventais.
Os calçados indicados para o ambiente com sujeira orgânica são aqueles fechados impermeáveis como, couro, sintéticos e tecido. Devem ser esterilizadas após utilização.
Sobre ações preventivas na área de saúde mental para trabalhadores em hospital, pode-se afirmar que:
Situações de crise psiquiátrica são aquelas em que a condição geral do indivíduo é gravemente prejudicada e ele se torna incompetente ou incapaz de assumir responsabilidades pessoais. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem têm capacitação suficiente para intervir na crise ou emergência psiquiátrica.
É complexo o cuidado na área de saúde mental uma vez que é necessário tratamento polimedicamentoso e suporte terapêutico breve, que não requer encaminhamento para reabilitação psicossocial.
A necessidade do cuidado na área de saúde mental é decorrente de intrínseca relação entre os serviços de saúde, seus profissionais, o paciente e sua família, considerando cada contexto cultural, social e econômico. O enfermeiro do trabalho, por sua vez, conta para o encaminhamento de trabalhadores que dele necessitem, com suficiente infraestrutura de serviços de assistência na área da saúde mental.
Transtornos mentais acarretam custos adicionais que comprometem oportunidade de emprego e lazer, no entanto essa não é uma das áreas de atuação do enfermeiro do trabalho.
Para um programa de atenção à saúde mental, o enfermeiro do trabalho poderia desenvolver estudos sobre psicofarmacologia, dependência química e promoção de saúde mental, além de conhecer no, município onde atua, os Centros de Atuação Psicossocial (CAPS), os Serviços de Residência Terapêutica (SRT), os Centros de Convivência e o Programa De Volta para Casa.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). É uma doença de alta prevalência e baixas taxas de controle, considerada um dos principais fatores de risco (FR) modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Desse modo, considerase que a prevenção primária e a detecção precoce são as formas mais efetivas de evitar as doenças e devem ser metas prioritárias dos profissionais de saúde. Os procedimentos de medida da pressão são simples e de fácil realização, contudo nem sempre são realizados de forma adequada. Nesse sentido, avalie se as assertivas a seguir constituem as recomendações da VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial:
I. Explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso pelo menos por 5 minutos em ambiente calmo.
II. Na posição sentada, observar que as pernas estejam descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado.
III. O braço deve estar na altura do coração (4º espaço intercostal), livre de roupas, apoiado e com a palma da mão voltada para cima.
IV. Estimar o nível da pressão sistólica pela palpação do pulso radial. O seu desaparecimento corresponderá à PA sistólica.
V. Se os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a pressão diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff) e anotar valores da sistólica/diastólica/zero.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, II, III e V.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e V.
Apenas as assertivas I, II e III.
A Resolução COFEN n. 358, de 15 de outubro de 2009, dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e implementação do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados. Com base nessa resolução, marque com (V) as afirmativas que forem verdadeiras e com (F) as que forem falsas:
( ) O processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação da prática profissional.
( ) A Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método e instrumentos necessários, o que possibilita a operacionalização do processo de enfermagem.
( ) O processo de enfermagem deve estar baseado em um suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem, o planejamento das intervenções de enfermagem e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.
( ) Ao enfermeiro, incumbe a liderança na execução e avaliação do processo de enfermagem, cabendolhe privativamente, o diagnóstico de enfermagem, enquanto as demais etapas são realizadas em conjunto com os demais profissionais da equipe.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V V V F
V F V V
V F F F
V F V F
V F F V
O fato de o corpo humano ser dotado de mobilidade implica em afirmarmos que a imobilidade traz consequências em diferentes graus, pois vários processos fisiológicos são facilitados ou aumentados, por causa dessa mobilidade. Os pacientes admitidos em unidades assistenciais que apresentam riscos relacionados à mobilidade corporal representam grande preocupação para a enfermagem e demais membros da equipe de saúde e Instituição. Na admissão de todo paciente, o enfermeiro deve identificar situações de risco e estabelecer medidas de prevenção. Sabendo-se que a imobilização provoca efeitos danosos nos sistemas corporais, causando a síndrome do desuso, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1. Atrofia muscular.
2. Úlcera por pressão.
3. Captação de proteína diminuída.
4. Anorexia.
5. Risco de tromboembolismo.
6. Estase de secreções.
( ) Efeito da imobilização no sistema respiratório.
( ) Efeito metabólico produzido pela imobilização.
( ) Comprometimento mais frequente do sistema tegumentar.
( ) Efeito da imobilização no sistema musculoesquelético e articular.
( ) Efeito da imobilização no sistema cardiovasvular.
( ) Efeito da imobilização no sistema gastrintestinal.
Assinale a sequência correspondente à resposta CORRETA:
6, 4, 2, 5, 4, 1
5, 6, 1, 2, 3, 4
6, 3, 2, 1, 5, 4
6, 5, 1, 2, 3, 4
5, 6, 2, 1, 3, 4
Senhor J.O.M., 70 anos, sofreu queda de mesmo nível (no banheiro). Queixa-se de dor intensa em MID, principalmente ao movimentá-lo. Realizado raio X com laudo de fratura de colo de fêmur D. Os achados clínicos que o enfermeiro deve identificar são:
Deformação do MID, movimentação de adução, abdução, flexão, rotação interna e externa, encurtamento do MID em relação ao MIE e sensibilidade em quadril D.
Rotação interna do MID, encurtamento do MID em relação ao MIE, sensibilidade em quadril D, edema em quadril D e hematoma em quadril D.
Deformação do MID, rotação interna do MID, encurtamento do MID em relação ao MIE, sensibilidade em quadril D, edema em quadril D e hematoma em quadril D.
Rotação interna do MID, movimentação de adução, abdução, flexão, rotação interna e externa, sensibilidade em quadril D e hematoma em quadril D.
Deformação do MID, encurtamento do MID em relação ao MIE, sensibilidade em quadril, edema em quadril D e hematoma em quadril D.
Senhor P.O., 62 anos, aposentado, casado, 2 filhos. É internado devido à queixa de muita dor nas pernas, principalmente quando anda. O enfermeiro durante o exame físico detecta dificuldade na deambulação, palidez das extremidades inferiores, pulso pedioso e poplíteo quase imperceptível, perfusão periférica maior que três segundos, temperatura dos pés diminuída comparada as das mãos e claudicação intermitente. Essas características definidoras estão relacionadas ao suprimento sanguíneo insuficiente para as extremidades, à liberação de ácido lático, devido ao metabolismo anaeróbico no segmento isquêmico, e à extensão do déficit circulatório e do processo inflamatório. Qual das seguintes alternativas identifica os diagnósticos de enfermagem, segundo NANDA, para esse caso clínico?
Risco de intolerância à atividade, risco de perfusão tissular ineficaz, dor.
Débito cardíaco diminuído, dor aguda, deambulação prejudicada.
Risco de intolerância à atividade, dor aguda, deambulação prejudicada.
Termorregulação ineficaz, dor aguda, risco de perfusão tissular cardíaca diminuída.
Perfusão tissular periférica ineficaz, dor aguda, deambulação prejudicada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...