Lista completa de Questões de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao monitoramento dos processos de limpeza, desinfecção e esterilização, avalie assertivas a seguir:
I. No processo de esterilização o monitoramento mecânico deve ser utilizado para verificar tempo, temperatura e pressão durante todo o ciclo.
II. O monitoramento do processo de limpeza manual e desinfecção podem ser obtidos com marcadores químicos, e podem ser realizados ocasionalmente, sem determinar periodicidade.
III. O monitoramento químico, no processo de esterilização, deve ser realizado por meio de indicadores e integradores químicos.
IV. O monitoramento mecânico por instrumento eletrônico possibilita a detecção de uma falha do esterilizador em tempo real.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e III.
Apenas as assertivas I, III e IV.
O acondicionamento do artigo objetiva manter a esterilidade do produto no que se refere ao uso pretendido à vida útil, às condições de funcionalidade, à proteção apropriada para o transporte e armazenamento - até a sua utilização - e favorecer a transferência asséptica, sem risco de contaminação. Para seleção da embalagem, deve-se observar a compatibilidade com o método de esterilização e a garantia da esterilidade do produto. Para tanto, algumas características devem ser consideradas, tais como as indicadas nas assertivas:
I. Possibilitar a identificação, ser flexível, resistente à tração e ter alta memória sem facilitar a abertura.
II. Ser permeável ao agente esterilizante, permitindo o contato com o conteúdo do pacote.
III. Ser apropriada para o produto para a saúde e o método de esterilização e suportar as condições físicas do processo.
IV. Facilitar a eliminação do ar, e ao término do processo, permitir a eliminação do agente esterilizante contido no material.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e III.
A educação do paciente a ser submetido a um procedimento cirúrgico se reveste de ações importantes no período perioperatório e para a reabilitação deste. Os cuidados de enfermagem a serem realizados para a educação do paciente apresentam como vantagens:
I. O atendimento às necessidades individuais quanto às informações sobre a intervenção a que será submetido, sua participação na reabilitação e os cuidados que serão prestados.
II. Promoção de confiança e segurança.
III. Participação do paciente e ou família no tratamento e reabilitação, especialmente nos que apresentam limitações físicas ou psicológicas.
IV. Redução do tempo de hospitalização.
V. Criação de condições para o paciente lidar com seus problemas de saúde.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e V.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Todas as afirmativas.
Somente as afirmativas I, III, IV e V.
Somente as afirmativas II, III, IV e V.
A validação é o procedimento documentado para a obtenção de registro e interpretação de resultados desejados para o estabelecimento de um processo. Na validação do processo, algumas etapas devem ser seguidas. Sobre esse tema afirma-se:
I. As etapas da validação compreendem os parâmetros físico, químico e biológico, sendo esse último facultativo ao processo de esterilização a vapor.
II. As etapas da validação compreendem somente os métodos de qualificação do processo.
III. As etapas da validação compreendem a qualificação do projeto, qualificação da implantação, qualificação da operação da esterilização e qualificação do desempenho do equipamento.
IV. As etapas de validação compreendem na seleção e acondicionamento dos produtos e na determinação dos parâmetros do ciclo de esterilização.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas a assertiva II.
Apenas a assertiva III.
Apenas as assertivas III e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e III.
Para avaliar a qualidade das práticas realizadas em saúde, são utilizados indicadores de qualidade. Com relação aos objetivos da aplicação de indicadores de qualidade em CME, avalie as assertivas a seguir:
I. Encontrar e corrigir erros, provocar eficácia de mudanças e reprogramar um processo.
II. Auxiliar na detecção de possíveis problemas relacionados à estrutura, ao processo e resultado, que devem ser analisadas na busca de possíveis soluções, com a incorporação de processos de melhoria.
III. Auxiliar na detecção de possíveis problemas na selagem de embalagens de produtos de saúde.
IV. Indicadores construídos e aplicados de acordo com a realidade institucional, na prática, não são na prática aceitos pelas organizações acreditadoras em saúde nacionais e internacionais, até mesmo comprovados o período da mensuração e o trabalho realizado com base nos resultados.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I e III.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Indique a interpretação dos resultados da gasometria nas assertivas:
Assinale a sequência que corresponde às assertivas:
Normal, acidose metabólica compensada; alcalose metabólica parcialmente compensada; acidose respiratória parcialmente compensada; alcalose respiratória não descompensada.
Normal, acidose metabólica descompensada; alcalose metabólica parcialmente compensada; acidose respiratória parcialmente compensada; alcalose respiratória não compensada.
Normal, acidose metabólica descompensada; alcalose metabólica parcialmente compensada; acidose respiratória parcialmente compensada; alcalose respiratória não compensada.
Normal, acidose metabólica descompensada; alcalose metabólica parcialmente compensada; acidose respiratória parcialmente compensada; alcalose respiratória não compensada.
Compensada, acidose metabólica compensada; alcalose metabólica parcialmente compensada; acidose respiratória parcialmente compensada; alcalose respiratória não compensada.
As Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas podem levar a complicações como: Cor pulmonale crônico, pneumotórax; pneumonia, distúrbios do sono, formação de bolhas gigantes no hemitórax (Enfisema) e insuficiência respiratória. A equipe de enfermagem deve identificar prontamente os sinais determinantes dessa emergência clínica. Assinale a alternativa que apresenta esses sinais:
Tosse produtiva e secreção espumosa de cor rósea.
Cansaço aos pequenos esforços e dor pleurítica.
Aumento da viscosidade do escarro e febre.
Veias do pescoço distendidas e hipotensão.
Taquipnéa, hipóxia e confusão mental.
A Hipernatremia ocorre quando as perdas de H2O forem maiores do que a perdas de Na+ ou quando a ingestão de água for insuficiente. Em geral, as consequências são desidratação e hiperosmolaridade, e tardiamente o acúmulo efetivo de Na+, tal como no hiperaldosteronismo. De acordo com o enunciado, assinale os principais sinais e sintomas observados num paciente com Hipernatremia:
Letargia, oligúria, mucosas ressecadas, pele ruborizada, hiposmolaridade.
Sede, mucosas ressecadas, rubor de pele, febre, oligúria, hiperosmolaridade.
Sede, rubor de pele, febre, oligúria, letargia, náusea, hiperosmolaridade.
Cãibras, desidratação, mucosas ressecadas, anorexia, hiperosmolaridade.
Sede, desidratação, cãibras, rubor de pele, oligúria, letargia hiposmolaridade.
P.S.G., 60 anos, feminina, casada, do lar, 4 filhos. No pós-operatório mediato de ressecção de tumor abdominal o enfermeiro durante o exame físico identifica na inspeção edema e rubor em perna esquerda. Na palpação detecta calor, aumento da sensibilidade, enduração ao longo do trajeto da veia acometida da perna esquerda e sinal de Homans positivo. Essas características definidoras estão relacionadas à estase venosa, inflamação, formação de trombo e hipercoagubilidade sanguínea. Qual das seguintes alternativas apresenta concomitantemente as intervenções a serem prescritas pelo enfermeiro para essa cliente?
Promover repouso no leito inicialmente; manter membro inferior esquerdo elevado intermitente acima do nível do coração durante a fase aguda; aplicar compressas mornas e úmidas na perna esquerda; evitar massagear a perna esquerda e verificar sinais vitais.
Promover repouso no leito inicialmente; manter membro inferior esquerdo elevado contínuo acima do nível do coração durante a fase aguda; proporcionar um apoio para a perna esquerda; aplicar compressas mornas e úmidas na perna esquerda e massagear perna esquerda com hidratante.
Promover repouso no leito; aplicar meias elásticas durante a fase aguda; manter membro inferior esquerdo elevado intermitente acima do nível do coração durante a fase aguda; aplicar compressas quentes e úmidas na perna esquerda e estimular andador para caminhar.
Promover repouso no leito inicialmente; manter membro inferior esquerdo ao nível do leito durante a fase aguda; aplicar compressas mornas e úmidas na perna esquerda e preparar para intervenção cirúrgica.
Promover repouso no leito; manter membro inferior esquerdo elevado intermitente acima do nível do coração durante a fase aguda; aplicar compressas mornas e úmidas na perna esquerda e estabelecer um programa de adequado de exercício/atividade.
A paciente N.J., do sexo feminino, 80 anos, solteira, não alfabetizada, ex-tabagista, conforme informa sua cuidadora, há 2 anos tem o diagnóstico de Doença de Alzheimer. No pós-operatório imediato de colecistectomia apresentou sinais vitais: PA 100/60 mmHg, P 72 bpm, FR 16 rpm, T 34,5ºC, confusa, agressiva, não-colaborativa; pele e mucosas hipocoradas e ressecadas; seborreia; cateter nasogástrico aberto com pouco débito; cavidade oral com sujidade e língua saburrosa; crepitações bibasais, bulhas cardíacas rítmicas normofonéticas sem sopro; abdômen arredondado; ferida cirúrgica abdominal com curativo oclusivo limpo e seco; estoma com dreno de Kher (em T) aberto em região de hipocôndrio D com pequena quantidade de drenagem sanguinolenta na bolsa coletora; ruídos hidroaéreos hipoativos; bem como cateter vesical de demora com 100 mL de diurese amarela clara. Qual das seguintes alternativas apresenta as ações mais apropriadas a serem planejadas e implementadas, imediatamente após a cirurgia, pelo enfermeiro para as reações das condições clínicas encontradas nessa cliente?
Colocar os cateteres em sucção intermitente; monitorizar drenagem maior que 500 mL após 48 horas; e cuidar meticulosamente da pele, em especial em torno da inserção do dreno de Kher.
Manter a posição e a permeabilidade do dreno e dos cateteres; trocar o curativo oclusivo com técnica asséptica; observar aspecto da ferida cirúrgica abdominal; e monitorar os possíveis sinais de infecção da ferida cirúrgica.
Monitorar o estado respiratório; estimular a tossir e a realizar exercícios de respiração profunda; e estimular o uso de espirometria de incentivo.
Colocar em posição de semi-Fowler; afixar os tubos de drenagem; manter jejum absoluto; verificar SSVV; observar aspecto e quantidade da drenagem do dreno de Kher, do CNG e do CVD; e observar aspecto da pele ao redor da inserção do dreno de Kher e do curativo oclusivo em região abdominal.
Auxiliar na deambulação precoce; administrar analgésicos como prescrito; observar sinais de complicações e de síndrome pós-colecistectomia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...