Lista completa de Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.
Basicamente, um motor de turbina a gás consiste de um compressor, uma câmara de combustão e uma turbina. Depois que é comprimido no compressor, o ar entra na câmara de combustão, onde é misturado ao combustível e então queimado. Os gases da combustão expandem-se através da turbina, e essa fornece parte da energia para movimentar o compressor. Aproximadamente 25% da energia da combustão é utilizada para movimentar o compressor e 75% é utilizada como empuxo. O ciclo de funcionamento do turbojato é representado termodinamicamente por um ciclo fechado do tipo Brayton.
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A clássica teoria da quantidade de movimento provê um conhecimento básico de vários aspectos do desempenho de uma hélice. Essa teoria prevê que, na seção da hélice, ocorre uma descontinuidade de velocidade provocada pela energia que a hélice fornece ao fluido. Essa diferença de velocidade entre os dois lados do disco da hélice é que gera empuxo.
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Um motor a pistão para avião é similar a um motor de automóvel. Um motor de avião é projetado de modo a minimizar o peso. Atualmente, motores a pistão são máquinas muito confiáveis, podendo ser submetidos a longos períodos de operação sem necessidade de troca de componentes principais. Como esses motores trabalham em várias altitudes, é necessário o uso de um sistema de injeção para o controle da mistura ar-combustível. Em baixas altitudes, a mistura deve ser rica e em altas altitudes, onde o ar é menos denso, pobre.
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Um motor do tipo turboélice é a união de um motor de turbina a gás e uma hélice. Uma das grandes vantagens desse tipo de motor é a disponibilidade de um alto valor de empuxo obtido de um sistema confiável e de baixa manutenção, como a turbina a gás. Entretanto, o valor de empuxo gerado pela turbina é pequeno quando comparado com o empuxo gerado pela hélice. Como as turbinas giram em altos níveis de rotação, é necessário que o motor turboélice tenha uma caixa de engrenagens para reduzir a velocidade de rotação da hélice, de modo que esta não alcance velocidades supersônicas. Motores do tipo turboélice possuem um alto valor de empuxo em condições de decolagem, mas o empuxo cai abruptamente com o aumento da velocidade.
Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.
A fase de aterrissagem de um avião consiste basicamente de três partes: aproximação, ajuste de inclinação e corrida no solo. Normas como a FAR (Federal Air Regulations), do órgão norte-americano FAA (Federal Aviation Authority), são adotadas como referência para especificar parâmetros de projeto e operação de aeronaves ligados ao procedimento de aterrissagem.
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O envelope de voo de uma aeronave é a região no gráfico da velocidade de voo pela altitude em que o avião é capaz de operar. Dentro dessa região, um avião é limitado em pequenas velocidades devido à redução do empuxo disponível, e em altas velocidades, pela possibilidade de stall. A barreira limite de alta velocidade pode ser delimitada por curvas de potência requerida e disponível do motor em altitudes diferentes. A barreira limite de stall é dada pela velocidade em que o avião entra em situação de stall e pode ser obtida a partir da expressão matemática para o cálculo do coeficiente de sustentação máximo, levando-se em conta que o peso do avião iguala-se à força de sustentação e que a densidade é uma função da altitude.
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O principal fator determinante das várias velocidades que um avião tem de atingir em processo de decolagem é a segurança. O órgão norte-americano FAA estipulou normas como a FAR para especificar parâmetros de projeto e de operação de aeronaves com relação ao procedimento de decolagem. A FAR-25 é aplicada a aviões de uso geral e de pequeno porte com motor a pistão, já a FAR-23 é aplicada a aviões de transporte e de grande porte com motor turboélice e turbojato.
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O alcance de uma aeronave é a distância que esta pode voar, sendo definido de acordo com outros requerimentos. No caso de um avião militar, depende do perfil da missão, devendo ser especificados seguimentos para eventos como subida, cruzeiro, combate e descida. No caso de um avião civil, o alcance é normalmente a máxima distância que o avião pode voar com uma dada quantidade de combustível, prevendo o voo a um aeroporto alternativo em caso de problemas.
Julgue os próximos itens, relativos à proteção de circuitos elétricos.
O condutor neutro do circuito que fornece a potência elétrica possui o mesmo potencial elétrico que o condutor terra: ambos estão ligados ao sistema de aterramento e por esses condutores somente circulam correntes transitórias, em caso de falhas no sistema, por exemplo.
Julgue os próximos itens, relativos à proteção de circuitos elétricos.
O aterramento da carcaça ou chassis de um equipamento elétrico é conectado ao terra do circuito elétrico fornecedor de potência, de forma a evitar a ocorrência de loops de terra (ground loops).
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