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Os serviços de controle de tráfego aéreo que podem ser prestados às aeronaves que passam a voar na área de jurisdição de um órgão operacional de tráfego aéreo são:
Alerta, Salvamento e Resgate.
Controle Aéreo, Alerta e Salvamento.
Informação de Voo, Alerta e Emergência.
Controle, Informação de Voo e de Gerenciamento Aéreo.
Controle de Área, Controle de Aproximação e Controle de Aeródromo.
Analise: I
está delimitado pela fronteira seca e pelo mar territorial.
II
. A porção do espaço aéreo situada nas imediaçõesde um aeródromo é denominada Área de Controle
Terminal.
III
. Aerovia é a denominação técnica de área de controle,ou parte dela, com dimensões definidas a serem
percorridas pelas aeronaves durante a execução
de um voo.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II eIII
são, respectivamente:V; F; V.
F; F; V.
F; V; F.
F; V; V.
V; F; F.
Uma das características dos recursos de vigilância empregados nos serviços de controle de tráfego aéreo está correta em:
O Radar Secundário independe de equipamentos de bordo das aeronaves.
Os dados obtidos pelo Radar Primário são o azimute, a distância e o tempo.
Os dados de posicionamento obtidos por um Radar Secundário são coordenadas geográficas.
O princípio de funcionamento do Radar Secundário é o da reflexão das ondas eletromagnéticas.
O Radar Primário fornece dados de posicionamento da aeronave através de processo não-cooperativo.
O sensor de vigilância que oferece aos Pilotos e aos Controladores de Tráfego Aéreo a mesma consciência situacional do mesmo cenário de espaço aéreo é o
GPS.
GNSS.
ADS-B.
ADS-C.
CPDLC.
Analise: I
mais elevado da área de pouso.
II
. O sinal designador de cabeceira da pista é especificadopor meio de um número de dois dígitos utilizando-
se como referência o rumo magnético da pista.
III
. O Ponto de Referência do Aeródromo (ARP) é utilizadona definição das altitudes dos procedimentos
de aproximação e pouso.
IV
. A pista de pouso ou decolagem de um aeródromodeve ser projetada considerando-se a predominância
do vento no sentido perpendicular ao seu eixo
longitudinal.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II,III
e IV são, respectivamente:V; V; F; F.
V; F; V; F.
F; V; F; V.
F; V; V; F.
V; F; F; V.
Em função do crescimento da demanda aérea no aeroporto de Brasília, a administração aeroportuária executou várias obras de ampliação de sua infraestrutura, dentre elas destaca-se a construção da nova pista (Pista 1) construída no mesmo sentido longitudinal da pista já existente no aeródromo (Pista 2). Considerando que o rumo magnético da Pista 2 é de 107°, as designações corretas das cabeceiras constantes nas cartas de aeródromo são:
10 e 29.
11 e 28.
11L e 28R.
11L/29R e 11R/29L.
11R/29R e 11L/29L.
Analise: I
propulsão própria.
II
. A finalidade de um winglet é diminuir o arrasto denominadoparasita ou de ponta de asa.
III
. A técnica de pouso de três pontos só pode serexecutada por aeronaves com trem de pouso convencional.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II eIII
são, respectivamente:V; F; V.
F; F; V.
V; V; F.
F; V; F.
V; V; V.
No ambiente de uma Torre de Controle de Aeródromo existem várias posições de controle responsáveis pelo gerenciamento das operações relacionadas com os pousos e decolagens das aeronaves. A denominação técnica da posição operacional responsável pela expedição das autorizações de plano de voo para as aeronaves é
Controle de Solo.
Controle de Pátio.
Autorização de Solo.
Controle de Aeronaves.
Autorização de Tráfego.
O ATM representa o dinâmico e integrado gerenciamento do tráfego aéreo e do espaço aéreo com o objetivo de garantir a segurança e eficiência nas operações, mediante provimento de serviços de forma colaborativa entre todos os participantes. Dentre os componentes do processo dessa gestão destaca-se a administração do sistema aeroportuário, cuja atuação está diretamente relacionada com
a capacidade praticada no aeroporto pelo órgão de Controle de Tráfego.
a diminuição do volume de operações em caso de aumento da demanda aérea.
a condição de todos os aeroportos brasileiros serem monitorados ou coordenados.
o fato de que a alteração do status operacional da infraestrutura aeroportuária disponível pode alterar a capacidade do aeroporto.
a necessidade da existência de pátios e controle de rampa dinâmico nos aeroportos de maior fluxo de tráfego.
As entidades que participam da estrutura oficial dos Sistemas de Aviação Civil, com atuação no âmbito nacional e internacional, respectivamente, são:
SAC e IATA.
ANAC e FAA.
ANAC e OACI.
INFRAERO e FAA.
DECEA e ICAO.
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