Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Rumo de um segmento AB, percorrido na direção de A para B, é S 45º E. Se você conhece as coordenadas planas de A (1.420,00m; 1.750,00m) e que a distância entre A e B é igual a 106,10m, quais são, aproximadamente, a coordenadas planas de B?
(1.345,00m; 1.675,00m)
(1.495,00m; 1.675,00m)
(1.345,00m; 1.825,00m)
(1.495,00m; 1.825,00m)
(1.435,00m; 1.725,00m)
Engenharia Agronômica - Silvicultura - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A planta de milho apresenta uma característica que decorre principalmente do ajuste osmótico, considerado um dos mais eficazes para a manutenção da turgescência celular, o que favorece a manutenção da abertura estomática e da fotossíntese sob condições de baixo potencial hídrico no solo. Esta particularidade é denominada:
anisofilia
anídrico
anidrose.
aniso-hídrico.
anisótropo.
Analise as assertivas seguintes:
I. Quando do planejamento para operar um projeto de irrigação, você deve considerar que, na ocorrência de água percolada abaixo da radicular, esta deve ser drenada, seja por drenagem natural ou artificial.
II. Em um projeto de irrigação, você deve considerar que o volume de água evapotranspirado pela cultura deve ser muito próximo do volume de água aplicado na irrigação, com o objetivo de alcançar a eficiência máxima.
III. Quando do processamento de produtos de origem vegetal, denomina-se sanificação a eliminação dos frutos imprestáveis (doentes e/ou apodrecidos) que não participarão do processo de transformação.
IV. No que se refere ao processamento de produtos de origem vegetal, de forma específica denomina-se brix, que é medido em graus, a medida de concentração de açúcares presentes no produto.
Assinale
se todas as assertivas acima são corretas.
se, dentre as assertivas acima, apenas uma é incorreta.
se, dentre as assertivas acima, apenas duas são incorretas.
se, dentre as assertivas acima, apenas três são incorretas.
se todas as assertivas acima são incorretas.
Engenharia Agronômica - Produção de Alimentos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A alta produtividade da planta de milho é decorrente de seu eficiente mecanismo fotossintético. Contudo, a despeito desta eficiência, existem duas características intrínsecas às plantas de milho que podem contribuir para a diminuição potencial da intercepção de luz pelas folhas e o consequente comprometimento da produtividade. São elas:
disposição das folhas e manutenção do pendão inativo.
adensamento da cultura e tamanho da planta.
espaçamento das plantas e orientação do plantio.
encurtamento do dia e incidência de ventos.
temperatura diária e incidência solar.
Você dispõe de uma cultura de baixo porte, verde, compacta, cobrindo todo o solo e de altura regular, na qual não há deficiência de água. Denominando-se de k a seguinte relação: k=QevS.t em que Qev é a quantidade de água evapotranspirada, S é a unidade de área e a t é a unidade de tempo, k representa/define a
Evaporação Real.
Evapotranspiração Real
Evapotranspiração Total.
Evapotranspiração Potencial de Referência.
Evaporação Potencial.
Engenharia Agronômica - Produção de Alimentos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A cultura de milho é caracterizada pela fecundação cruzada, com cerca de apenas 3% de autofecundação. O grão de pólen germina logo após o seu contato com o estigma, desencadeando o desenvolvimento do tubo polínico no estigma, com posterior fecundação do óvulo em sua base. A liberação do pólen começa ao nascer do sol e reduz-se em função da seguinte condição psicrométrica:
baixa temperatura.
alta razão de mistura.
baixa umidade relativa.
alta pressão de vapor.
baixa entalpia.
Dicotiledôneas: Grande divisão de plantas que compreende aquelas cujo embrião tem dois cotilédones. São plantas que pertencem a esse grupo
milho e trigo
banana e algodoeiro
feijão e arroz
soja e sorgo
feijão e girassol
Engenharia Agronômica - Produção de Alimentos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A soja é uma planta cuja fotossíntese pertence ao ciclo C3, que fixa o CO atmosférico por meio do Ciclo de Calvin. Sendo assim, para a soja existe uma concentração mínima ou crítica de CO , abaixo da qual cessa a fotossíntese líquida e aumenta a respiração de suas reservas. Essas reservas também são consumidas pela fotorrespiração até a sua morte por inanição. Essa concentração mínima ou crítica de dióxido de carbono é denominada de ponto de compensação de CO , que, para soja em ambiente a 25 °C, considera-se:
30 ppm.
40 ppm.
50 ppm.
60 ppm.
70 ppm.
É uma das pragas de maior importância para a mandioca, pela ampla distribuição geográfica e alta capacidade de consumo foliar, especialmente nos últimos ínstares larvais. A praga pode causar severo desfolhamento, o qual, durante os primeiros meses de cultivo, pode reduzir o rendimento e até ocasionar a morte de plantas jovens. No início, é difícil de ser vista na planta, devido ao tamanho diminuto (5 mm) e à coloração, confundindo-se com a da folha.
O texto acima se relaciona à(ao)
mandarová
ácaro verde
percevejo de renda
mosca branca
ácaro rajado
Engenharia Agronômica - Tecnologia e produção de sementes - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Durante a maturação das sementes de soja, ocorre uma série de alterações físicas, morfológicas, bioquímicas e fisiológicas verificadas pela fecundação do óvulo, encerrando-se quando a semente atinge o máximo peso de matéria seca e desliga-se fisiologicamente da planta. Podem-se tomar como indicativos da maturação as seguintes características das sementes:
coloração marrom e teor de umidade em torno de 14% a 18%.
coloração parda e teor de umidade em torno de 19% a 23%.
coloração cinza e teor de umidade em torno de 27% a 29%.
coloração amarela e teor de umidade em torno de 28% a 30%.
coloração verde e teor de umidade em torno de 34% a 38%.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...