Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na criação de caprinos (uso da monta controlada), é recomendado, no mínimo, o número de .............. reprodutores. Quando a criação requer um número mínimo de reprodutores, é recomendada a proporção de ................... As duas lacunas seguintes são preenchidas corretamente pelos elementos dispostos, respectivamente, na alternativa
1 (um) 1 macho para 10 fêmeas
2 (dois) 1 macho para 10 fêmeas
1 (um) 1 macho para 25 fêmeas
2 (dois) 1 macho para 30 fêmeas
2 (dois) 1 macho para 30 fêmeas
Engenharia Agronômica - Estudo dos solos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O conhecimento da velocidade de infiltração (VI) de água no solo é muito importante na determinação da aplicação da quantidade desejada de água. Há vários métodos e várias maneiras de se determinar a VI de um solo, sendo o tipo de irrigação determinante na escolha de cada método. Seguindo esta lógica, são indicados os seguintes métodos para a irrigação por inundação:
entrada-saída e infiltrômetro de anel.
infiltrômetro de suco e balanço de água.
entrada-saída e balanço de água.
bacias e infiltrômetro de anel.
bacias e infiltrômetro de suco.
Cada animal tem seu período de gestão médio próprio. Para a vaca e para a porca, esse período de gestão médio é, respectivamente, de:
286 114 dias
114 62 dias
220 62 dias
210 90 dias
286 150 dias
Engenharia Agronômica - Estudo dos solos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A evapotranspiração é função da quantidade de energia solar que incide sobre uma determinada área. Se a área não for totalmente coberta por vegetação, a energia que chega a ela será parcialmente utilizada na evapotranspiração. A evapotranspiração varia de cultura para cultura por causa, entre outros, dos parâmetros relativos à arquitetura foliar, tais como:
características, coloração e dimensões das folhas.
número, formato e espessura das folhas.
ângulo da folha, altura e densidade.
posição da folha, comprimento e superfície.
orientação, tamanho e posição das folhas.
Você projeta um plantio de coqueiros gigantes. Os mesmos podem ser distribuídos na geometria de triângulos equiláteros. O número máximo de coqueiros a ser cultivado em 1 (um) hectare de solo devidamente preparado é, aproximadamente, de
156
204
100
142
124
Engenharia Agronômica - Estudo dos solos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O espaçamento e a profundidade dos drenos são os principais parâmetros considerados em um sistema de drenagem, sendo a relação entre eles dependente de características do solo, da planta, do regime de escoamento e de critérios de drenagem a ser estabelecidos pelo projeto. O regime de escoamento de água para os drenos pode ser permanente ou variável.
No Brasil, a teoria de regime variável é mais aplicável emrazão da ocorrência, de maneira geral, de:
precipitações pluviais de alta intensidade e curta duração.
áreas de topografia plana com lençol freático superficial.
solos de textura mediana de alta capacidade de percolação.
coberturas vegetais densas com baixa evapotranspiração.
estiagens intensas e longo período de insolação.
No computador que você trabalha está instalado o Windows XP. Neste caso, você pode localizar os arquivos salvos neste computador acessando a seção
Dispositivos com Armazenamento Removível.
Unidades de Disco Rígido.
Local de rede.
Impressoras.
Painel de Controle.
Sobre os aspectos relacionados aos sistemas agrossilviculturais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Permitem aliar o aspecto conservacionista das florestas com o ciclo curto das culturas agrícolas.
( ) Apresentam um uso mais intensivo da terra, devido à retirada de grande parte da produção e, consequentemente, à saída dos nutrientes do local, podendo causar um distúrbio no ciclo mineral. Além disso, a competição existente entre as espécies pode ocasionar perdas e danos ao ecossistema devido às reações com substâncias químicas, concorrência por luz, água ou nutrientes.
( ) A implantação destes sistemas não exige conhecimentos aprofundados por parte do produtor. A facilidade de introduzir mecanização nestes sistemas propicia baixa exigência de mão-de-obra humana.
( ) Propiciam maior variedade de produtos e/ou serviços da mesma área de terra (alimentos, lenha, adubo verde, plantas medicinais e ornamentais, sombra, quebra-ventos e embelezamento da paisagem).
A sequência está correta em
F, F, V, V
V, V, F, V
F, V, F, V
F, V, V, F
V, F, F, F
O uso de dejetos de animais (por exemplo, suínos) como adubos orgânicos tem sido uma prática cada vez mais difundida, uma vez que contribui para gerar renda extra aos produtores, diminuir a poluição ambiental (em variados compartimentos), dentre outras vantagens. São parâmetros determinantes para tornar esta prática economicamente viável, EXCETO:
Concentração de hidrogênio, cloro e alumínio (H-Cl-Al) nos dejetos são determinantes na fertilidade do adubo.
Instalações, equipamentos e manejo adequado dos dejetos.
Distância entre o depósito dos adubos orgânicos produzidos e a lavoura receptora destes e a velocidade de deslocamento (depende da topografia e condições do terreno) para a entrega.
Grau de diluição dos dejetos, ocasionado por vazamentos hidráulicos, por exemplo. Quanto menor esta diluição, melhor para a produção do adubo orgânico.
Aspectos ambientais como: disponibilidade de área, tipo de solo, distância de mananciais e dose de aplicação do adubo orgânico.
Sobre o manejo de áreas degradas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em áreas desmatadas para a prática da agricultura na Amazônia, via de regra, é comum a rápida degradação de matéria orgânica devido às altas temperaturas; associada à elevada pluviosidade, ocorre a lixiviação dos nutrientes e a erosão do solo, com perda de fertilidade natural, levando à degradação dessas áreas.
( ) A presença de matéria orgânica no solo diminui a infiltração, aumentando a ocorrência de escoamento superficial e a erosão.
( ) A prática constante de revolver o solo ocasiona maiores perdas de matéria orgânica, aumentando a densidade aparente do solo nos 30 cm superficiais. Isto diminui a porosidade e a aeração, prejudicando o enraizamento, a fauna edáfica e a infiltração dágua.
( ) A rotação de culturas dificulta a recuperação de áreas degradadas, uma vez que as distintas espécies utilizadas causam superexploração do solo, causando erosão e assoreamento dos corpos dágua.
A sequência está correta em
F, F, V, V
F, V, V, F
V, F, V, F
V, V, F, F
F, V, F, V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...