Questões de Engenharia Agronômica

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Analise o texto seguinte:

As lacunas do texto são preenchidas, corretamente, pelos elementos dispostos, na ordem, de 1 para 2, na alternativa

  • A.

    0,02% a 0,04% --- 90%

  • B.

    0,002% a 0,004% --- 80%

  • C.

    0,02% a 0,40% --- 90%

  • D.

    0,002% a 0,04% --- 90%

  • E.

    0,002% a 0,04% --- 60%

A determinação do pH do solo é feita em suspensão de terra em água, na relação 1:2,5 usando elétrodos de vidro e referência. A determinação em solos de baixo poder-tampão, solos arenosos com baixos teores de matéria orgânica, pode oferecer problemas, principalmente se o pH for elevado. Nestes casos, para acelerar a obtenção do equilíbrio, recomenda-se:

  • A.

    movimentar o elétrodo na suspensão.

  • B.

    diminuir a relação da suspensão de terraemágua.

  • C.

    manter a suspensão em repouso até condensar.

  • D.

    alternar as determinações em períodos curtos.

  • E.

    agitar a solução e mintervalos estabelecidos.

Em se tratando de processo de formação do solo, é o processo que envolve uma intemperização profunda, removendo sílica do perfil do solo, juntamente com bases trocáveis e consequente concentração de óxidos. Tal processo de formação do solo é conhecido como:

  • A.

    Laterização

  • B.

    Podzolização

  • C.

    Lessivagem

  • D.

    Gleização

  • E.

    Halomorfismo.

Entende-se por uso racional de adubos a aplicação dos fertilizantes em consonância com a fertilidade do solo e as necessidades das plantas. A formulação do adubo a ser utilizado deve levar em consideração, além da racionalização, os custos elevados dos elementos nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).O cálculo da quantidade de elementos na formulação dos adubos deve levar em conta o teor do nutriente na formulação química. Dessa forma, considerando a fórmula de uma mistura igual a 4 – 14 – 8, será necessária a seguinte quantidade, em quilos, de superfosfato simples com 20% de fósforo, para preparar 1.000 kg de adubo:

  • A.

    140.

  • B.

    280.

  • C.

    700.

  • D.

    840

  • E.

    1400.

Apesar da concordância de que é essencial para as plantas, ainda não foi estabelecida uma função bioquímica para o Boro. A hipótese mais aceita é que a função deste elemento (B) é a de facilitar o transporte de açúcares através das membranas. Sobre as funções desse nutriente, na sua relação com as plantas, assinale a alternativa INCORRETA

  • A.

    a hipossuficiência de boro estimula a germinação de pólen.

  • B.

    solo deficiente em boro estimula e potencializa as brotações laterais.

  • C.

    o boro, se aplicado em profundidade, pode operar como potencializador do crescimento radicular.

  • D.

    ele, o boro, desempenha importantes funções no crescimento merismático.

  • E.

    o boro permeabiliza as paredes celulares, facilitando a absorção de nutrientes e aumenta a resistência da planta à seca

Para ser absorvido pela planta é necessário que um nutriente, que se encontrar na solução do solo, em contato com a superfície ativa do sistema radicular, esteja na forma passível de absorção e utilização pela planta. O transporte de nutrientes do solo às plantas ocorreemfunção dos seguintes processos:

  • A.

    convecção, fluxo de volume e adsorção radicular.

  • B.

    propagação, lixiviação direcional e dessorção radicular.

  • C.

    infiltração, escoamento superficial e osmose radicular.

  • D.

    condução, infiltração de soluto e aderência radicular.

  • E.

    difusão, transporte de massa e interceptação radicular.

Você recebe uma fotografia aérea de um terreno, totalmente desmatado, sendo que esta fotografia mede 25cmx35cm. Você é informado que essa fotografia está na escala 1:12000. A área e o perímetro desse terreno, valem, respectivamente:

  • A.

    1.200ha e 14,4km

  • B.

    1.200ha e 14,20km

  • C.

    1.260ha e 14,4km

  • D.

    1.620ha e 11,4km

  • E.

    1.062ha e 14,20ha

Através dos estômatos entra o gás carbônico (CO ) que participa da fotossíntese, síntese de açúcares realizada à custa da energia solar. As plantas que seguem o ciclo fotossintético de carboidratos com a formação do PGA são denominadas plantas C3; as que produzem o malato são denominadas C4 e as plantas que apresentam outro sistema de fixação do CO são denominadas CAM. Entre as CAM podem-se destacar as:

  • A.

    curcubitáceas.

  • B.

    malváceas

  • C.

    solonáceas.

  • D.

    clusiáceas.

  • E.

    crassuláceas.

Em determinado cultivo de mangas você observa que algumas árvores (adultas) apresentam sintomas de uma determinada doença. Os sintomas, assim são descritos: “presença das estruturas do fungo sobre a superfície vegetal, visível a olho nu, na forma de intenso crescimento pulverulento de cor branca que, em seguida, deixa a área afetada com aspecto ferruginoso. Os sintomas são observados em folhas, inflorescências, ramos e em frutos novos.” A sintomatologia descrita aponta para a doença conhecida por

  • A.

    morte descendente

  • B.

    mancha angular ou mancha de alternaria

  • C.

    antracnose

  • D.

    malformação vegetativa

  • E.

    oídio

Respeitando os limites específicos, quanto mais a planta interceptar a radiação solar maior poderá ser a fotossíntese e, consequentemente, a produtividade. A interceptação da radiação solar está relacionada com o índice de área foliar (IAF), que, para a cultura do arroz, deve estar entre 5 e 6 para a obtenção de uma máxima produtividade. A adubação nitrogenada é o fator mais marcante no aumento do IAF da cultura do arroz, graças ao aumento do número e do tamanho, respectivamente, de:

  • A.

    perfilhos e folhas.

  • B.

    panículas e cachos.

  • C.

    colmo e radículas.

  • D.

    rácimos e espiguetas.

  • E.

    glumas e pedículos.

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