Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As imagens de sensoriamento remoto são compostas de:
uma matriz de sensores, ou pixels, que normalmente são côncavos e representam uma área mínima preestabelecida de uma imagem.
matrizes de elementos de resolução, pixels e sensores, que normalmente são convexos e representam uma certa área de uma imagem.
uma matriz de sensores, ou pixels, que normalmente são retangulares e representam uma área mínima preestabelecida de uma imagem.
matrizes de elementos de resolução, pixels e sensores, que normalmente são concavos e convexos e representam uma área mínima pré estabelecida de uma imagem
O sensor principal a bordo dos satélites NOAA chama-se Radiômetro Avançado de Resolução Muito Alta (AVHRR). O sensor AVHRR detecta radiação:
nas porções infravermelhas próximo, médio e termal, assim como na porção visível do espectro eletromagnético, com uma faixa de imageamento de 3.000 Km (para aplicações ambientais que envolvam o monitoramento da cobertura da terra, esta largura deve ser reduzida pela metade).
em quatro faixas espectrais, com uma faixa de imageamento de 5.000 Km (para aplicações ambientais que envolvam o monitoramento da superfície da água, esta largura deve ser reduzida pela metade).
apenas na porção infravermelha próximo, com uma faixa de imageamento de 3.000 Km (para aplicações ambientais que envolvam o monitoramento da cobertura da terra, esta largura deve ser ampliada para pelo menos o dobro).
com uma combinação de faixas espectrais, com uma faixa de imageamento de 10.000 Km (para aplicações ambientais que envolvam o monitoramento da cobertura da terra, esta largura deve ser reduzida a um quarto da porção original).
na porção termal, assim como na porção visível do espectro eletromagnético, com uma faixa de imageamento de 5.000 Km (para aplicações ambientais que envolvam o monitoramento da cobertura da terra úmida, esta largura deve ser ampliada a um quarto da porção original).
As fotografias aéreas, segundo as suas características, podem ser verticais, oblíquas (alta ou baixa), e horizontais. Na fotografia
obliqua baixa é definida como aquela que contém a linha do horizonte.
horizontal o eixo da lente é perpendicular ao plano horizontal e na fotografia oblíqua o eixo da lente é vertical.
obliqua o eixo da lente é perpendicular ao plano horizontal e na fotografia horizontal o eixo da lente é inclinado.
vertical o eixo da lente é perpendicular ao plano horizontal e na fotografia oblíqua o eixo da lente é inclinado.
oblíqua alta é aquela definida como a que não contém a linha do horizonte.
A área útil da fotografia representa a área
mais central, com recobrimento de 20% no sentido longitudinal e 80% no sentido transversal, que sofre menos distorção.
mais central, com recobrimento de 60% no sentido longitudinal e 30% no sentido transversal, que sofre menos distorção.
mais central, com recobrimento de 30% no sentido longitudinal e 60% no sentido transversal, que sofre mais distorção.
lateral direita, com recobrimento de 60% no sentido longitudinal e 30% no sentido transversal, que sofre mais dist orção.
lateral esquerda, com recobrimento de 30% no sentido longitudinal e 60% no sentido transversal, que sofre menos distorção.
Zoneamento Ecológico Econômico consiste em um instrumento de planejamento que gera indicadores sobre as potencialidades e fragilidades dos meios físico, biótico e socioeconômico capazes de subsidiar
a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental e das empresas privadas, com vistas a viabilizar a gestão ambiental de alguns dos estados brasileiros.
exclusivamente a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos das empresas privadas, com vistas a viabilizar o desenvolvimento econômico do território brasileiro.
a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental, com vistas a viabilizar o desenvolvimento social do território brasileiro.
a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental, com vistas a viabilizar o desenvolvimento urbano do território brasileiro.
a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental, com vistas a viabilizar o desenvolvimento sustentável e harmônico do território brasileiro.
Os beneficiários do PRONAF –- Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar devem ser:
proprietários, assentados, posseiros, arrendatários, parceiros ou meeiros, que tenham até 4 empregados permanentes. Além disso, não devem deter, a qualquer título, áreas superiores a 12 módulos fiscais, e no mínimo 40% da renda bruta familiar anual deve ser proveniente da atividade agropecuária e não-agropecuária exercida no estabelecimento. O agricultor familiar precisa residir na propriedade ou em povoado próximo.
agricultores familiares, que utilizem mão-de-obra familiar, e tenham até 2 empregados permanentes. Além disso, não devem deter, a qualquer título, áreas superiores a 10 módulos fiscais, e no mínimo 80% da renda bruta familiar anual deve ser proveniente da atividade agropecuária e não-agropecuária exercida no estabelecimento. O agricultor familiar não precisa residir na propriedade ou em povoado próximo.
agricultores familiares, que utilizem mão-de-obra familiar, e tenham até 2 empregados permanentes. Além disso, não devem deter, a qualquer título, áreas superiores a 4 módulos fiscais, e no mínimo 80% da renda bruta familiar anual deve ser proveniente da atividade agropecuária e não-agropecuária exercida no estabelecimento. O agricultor familiar deve residir na propriedade ou em povoado próximo.
proprietários, assentados, posseiros, arrendatários, parceiros ou meeiros, que tenham até 6 empregados permanentes. Além disso, não devem deter, a qualquer título, áreas superiores a 8 módulos fiscais, e no mínimo 60% da renda bruta familiar anual deve ser proveniente da atividade agropecuária e não-agropecuária exercida no estabelecimento. O agricultor familiar não precisa residir na propriedade ou em povoado próximo.
agricultores que não utilizem mão-de-obra familiar, que tenham até 4 empregados não permanentes. Além disso, não devem de ter, a qualquer título, áreas superiores a 5 módulos fiscais e no mínimo 20% da renda bruta anual deve ser proveniente da atividade agropecuária e não-agropecuária exercida no estabelecimento.
Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001) regulamenta:
o artigo 225 da Constituição Federal, estabelecendo legislações ambientais, oferecendo instrumentos para que o município possa intervir no processo de planejamento e gestão da propriedade rural e garantindo a realização do direito ao território.
o artigo 225 da Constituição Federal, estabelecendo parâmetros e diretrizes da política urbana no Brasil, oferecendo instrumentos para que o município possa intervir no processo de gestão ambiental e garantindo a realização do direito à urbanização e desenvolvimento.
os artigos 188 e 189 da Constituição Federal, estabelecendo parâmetros e diretrizes da política rural no Brasil, oferecendo instrumentos para que o município possa intervir no processo de planejamento e gestão do espaço rural e garantindo a realização do direito ao campo.
os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelecendo parâmetros e diretrizes da política urbana no Brasil, oferecendo instrumentos para que o município possa intervir no processo de planejamento e gestão urbana e territorial, e garantindo a realização do direito à cidade.
o artigo 228 da Constituição Federal, estabelecendo parâmetros e diretrizes da política urbana e rural no Brasil, ofer ecendo instrumentos para que o município possa intervir no processo de planejamento e gestão territorial e garantindo a realização do direito à propriedade.
Para os fins da Lei nº 8.666, de 21/06/93, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos:
ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontade para formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
ou entidades exclusivamente particulares, em que haja um acordo de vontade para formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
ou entidades exclusivamente da Administração Pública, em que haja um acordo de vontade para formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
da Administração Direta, em que haja um acordo de vontade para formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
da Administração Indireta, em que haja um acordo de vontade para formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
O PRONAT - Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais foi criado para apoiar o desenvolvimento rural
das pequenas propriedades cuja base econômica é a agricultura familiar, podendo apresentar projetos apenas as pessoas físicas.
dos municípios cuja base econômica é a agricultura familiar, podendo apresentar projetos os governos municipais, governos estaduais e as organizações não governamentais.
das cinco regiões do país, cuja base econômica é a agricultura, podendo apresentar projetos apenas os governos municipais e governos estaduais.
dos municípios cuja base econômica é a agricultura em grande escala, podendo apresentar projetos os governos municipais, governos estaduais e as organizações não governamentais.
dos municípios cuja base econômica é a agricultura familiar, podendo apresentar projetos exclusivamente as organizações não governamentais.
Para a elaboração de projetos, as linhas temáticas do FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente são, precisamente:
Extensão Florestal, Gestão Integrada de Áreas Protegidas, Gestão Ambiental, Silvicultura e Desenvolvimento Territorial Sustentável.
Silvicultura, Desenvolvimento de Pequenas Propriedades Rurais, Educação Ambiental, Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Gestão Ambiental, Silvicultura, Educação Ambiental, Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Amazônia Sustentável, e Desenvolvimento Territorial Sustentável.
Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Educação Ambiental, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Manejo Sustentável da Flora e da Fauna e Desenvolvimento Territorial Sustentável.
Extensão Florestal, Gestão Integrada de Áreas Protegidas, Manejo Sustentável da Flora e da Fauna, Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Educação Ambiental, Amazônia Sustentável, Qualidade Ambiental e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
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