Questões de Engenharia Agronômica do ano 2007

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As imagens de sensoriamento remoto são compostas de:

  • A.

    uma matriz de sensores, ou pixels, que normalmente são côncavos e representam uma área mínima preestabelecida de uma imagem.

  • B.

    matrizes de elementos de resolução, pixels e sensores, que normalmente são convexos e representam uma certa área de uma imagem.

  • C. uma matriz de elementos de resolução, ou pixels, que normalmente são quadrados e representam uma certa área de uma imagem.
  • D.

    uma matriz de sensores, ou pixels, que normalmente são retangulares e representam uma área mínima preestabelecida de uma imagem.

  • E.

    matrizes de elementos de resolução, pixels e sensores, que normalmente são concavos e convexos e representam uma área mínima pré estabelecida de uma imagem

O sensor principal a bordo dos satélites NOAA chama-se Radiômetro Avançado de Resolução Muito Alta (AVHRR). O sensor AVHRR detecta radiação:

  • A.

    nas porções infravermelhas próximo, médio e termal, assim como na porção visível do espectro eletromagnético, com uma faixa de imageamento de 3.000 Km (para aplicações ambientais que envolvam o monitoramento da cobertura da terra, esta largura deve ser reduzida pela metade).

  • B.

    em quatro faixas espectrais, com uma faixa de imageamento de 5.000 Km (para aplicações ambientais que envolvam o monitoramento da superfície da água, esta largura deve ser reduzida pela metade).

  • C.

    apenas na porção infravermelha próximo, com uma faixa de imageamento de 3.000 Km (para aplicações ambientais que envolvam o monitoramento da cobertura da terra, esta largura deve ser ampliada para pelo menos o dobro).

  • D.

    com uma combinação de faixas espectrais, com uma faixa de imageamento de 10.000 Km (para aplicações ambientais que envolvam o monitoramento da cobertura da terra, esta largura deve ser reduzida a um quarto da porção original).

  • E.

    na porção termal, assim como na porção visível do espectro eletromagnético, com uma faixa de imageamento de 5.000 Km (para aplicações ambientais que envolvam o monitoramento da cobertura da terra úmida, esta largura deve ser ampliada a um quarto da porção original).

As fotografias aéreas, segundo as suas características, podem ser verticais, oblíquas (alta ou baixa), e horizontais. Na fotografia

  • A.

    obliqua baixa é definida como aquela que contém a linha do horizonte.

  • B.

    horizontal o eixo da lente é perpendicular ao plano horizontal e na fotografia oblíqua o eixo da lente é vertical.

  • C.

    obliqua o eixo da lente é perpendicular ao plano horizontal e na fotografia horizontal o eixo da lente é inclinado.

  • D.

    vertical o eixo da lente é perpendicular ao plano horizontal e na fotografia oblíqua o eixo da lente é inclinado.

  • E.

    oblíqua alta é aquela definida como a que não contém a linha do horizonte.

A área útil da fotografia representa a área

  • A.

    mais central, com recobrimento de 20% no sentido longitudinal e 80% no sentido transversal, que sofre menos distorção.

  • B.

    mais central, com recobrimento de 60% no sentido longitudinal e 30% no sentido transversal, que sofre menos distorção.

  • C.

    mais central, com recobrimento de 30% no sentido longitudinal e 60% no sentido transversal, que sofre mais distorção.

  • D.

    lateral direita, com recobrimento de 60% no sentido longitudinal e 30% no sentido transversal, que sofre mais dist orção.

  • E.

    lateral esquerda, com recobrimento de 30% no sentido longitudinal e 60% no sentido transversal, que sofre menos distorção.

Zoneamento Ecológico Econômico consiste em um instrumento de planejamento que gera indicadores sobre as potencialidades e fragilidades dos meios físico, biótico e socioeconômico capazes de subsidiar

  • A.

    a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental e das empresas privadas, com vistas a viabilizar a gestão ambiental de alguns dos estados brasileiros.

  • B.

    exclusivamente a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos das empresas privadas, com vistas a viabilizar o desenvolvimento econômico do território brasileiro.

  • C.

    a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental, com vistas a viabilizar o desenvolvimento social do território brasileiro.

  • D.

    a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental, com vistas a viabilizar o desenvolvimento urbano do território brasileiro.

  • E.

    a tomada de decisões nos diferentes níveis hierárquicos do aparelho governamental, com vistas a viabilizar o desenvolvimento sustentável e harmônico do território brasileiro.

Os beneficiários do PRONAF –- Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar devem ser:

  • A.

    proprietários, assentados, posseiros, arrendatários, parceiros ou meeiros, que tenham até 4 empregados permanentes. Além disso, não devem deter, a qualquer título, áreas superiores a 12 módulos fiscais, e no mínimo 40% da renda bruta familiar anual deve ser proveniente da atividade agropecuária e não-agropecuária exercida no estabelecimento. O agricultor familiar precisa residir na propriedade ou em povoado próximo.

  • B.

    agricultores familiares, que utilizem mão-de-obra familiar, e tenham até 2 empregados permanentes. Além disso, não devem deter, a qualquer título, áreas superiores a 10 módulos fiscais, e no mínimo 80% da renda bruta familiar anual deve ser proveniente da atividade agropecuária e não-agropecuária exercida no estabelecimento. O agricultor familiar não precisa residir na propriedade ou em povoado próximo.

  • C.

    agricultores familiares, que utilizem mão-de-obra familiar, e tenham até 2 empregados permanentes. Além disso, não devem deter, a qualquer título, áreas superiores a 4 módulos fiscais, e no mínimo 80% da renda bruta familiar anual deve ser proveniente da atividade agropecuária e não-agropecuária exercida no estabelecimento. O agricultor familiar deve residir na propriedade ou em povoado próximo.

  • D.

    proprietários, assentados, posseiros, arrendatários, parceiros ou meeiros, que tenham até 6 empregados permanentes. Além disso, não devem deter, a qualquer título, áreas superiores a 8 módulos fiscais, e no mínimo 60% da renda bruta familiar anual deve ser proveniente da atividade agropecuária e não-agropecuária exercida no estabelecimento. O agricultor familiar não precisa residir na propriedade ou em povoado próximo.

  • E.

    agricultores que não utilizem mão-de-obra familiar, que tenham até 4 empregados não permanentes. Além disso, não devem de ter, a qualquer título, áreas superiores a 5 módulos fiscais e no mínimo 20% da renda bruta anual deve ser proveniente da atividade agropecuária e não-agropecuária exercida no estabelecimento.

Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001) regulamenta:

  • A.

    o artigo 225 da Constituição Federal, estabelecendo legislações ambientais, oferecendo instrumentos para que o município possa intervir no processo de planejamento e gestão da propriedade rural e garantindo a realização do direito ao território.

  • B.

    o artigo 225 da Constituição Federal, estabelecendo parâmetros e diretrizes da política urbana no Brasil, oferecendo instrumentos para que o município possa intervir no processo de gestão ambiental e garantindo a realização do direito à urbanização e desenvolvimento.

  • C.

    os artigos 188 e 189 da Constituição Federal, estabelecendo parâmetros e diretrizes da política rural no Brasil, oferecendo instrumentos para que o município possa intervir no processo de planejamento e gestão do espaço rural e garantindo a realização do direito ao campo.

  • D.

    os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelecendo parâmetros e diretrizes da política urbana no Brasil, oferecendo instrumentos para que o município possa intervir no processo de planejamento e gestão urbana e territorial, e garantindo a realização do direito à cidade.

  • E.

    o artigo 228 da Constituição Federal, estabelecendo parâmetros e diretrizes da política urbana e rural no Brasil, ofer ecendo instrumentos para que o município possa intervir no processo de planejamento e gestão territorial e garantindo a realização do direito à propriedade.

Para os fins da Lei nº 8.666, de 21/06/93, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos:

  • A.

    ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontade para formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

  • B.

    ou entidades exclusivamente particulares, em que haja um acordo de vontade para formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

  • C.

    ou entidades exclusivamente da Administração Pública, em que haja um acordo de vontade para formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

  • D.

    da Administração Direta, em que haja um acordo de vontade para formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

  • E.

    da Administração Indireta, em que haja um acordo de vontade para formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

O PRONAT - Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais foi criado para apoiar o desenvolvimento rural

  • A.

    das pequenas propriedades cuja base econômica é a agricultura familiar, podendo apresentar projetos apenas as pessoas físicas.

  • B.

    dos municípios cuja base econômica é a agricultura familiar, podendo apresentar projetos os governos municipais, governos estaduais e as organizações não governamentais.

  • C.

    das cinco regiões do país, cuja base econômica é a agricultura, podendo apresentar projetos apenas os governos municipais e governos estaduais.

  • D.

    dos municípios cuja base econômica é a agricultura em grande escala, podendo apresentar projetos os governos municipais, governos estaduais e as organizações não governamentais.

  • E.

    dos municípios cuja base econômica é a agricultura familiar, podendo apresentar projetos exclusivamente as organizações não governamentais.

Para a elaboração de projetos, as linhas temáticas do FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente são, precisamente:

  • A.

    Extensão Florestal, Gestão Integrada de Áreas Protegidas, Gestão Ambiental, Silvicultura e Desenvolvimento Territorial Sustentável.

  • B.

    Silvicultura, Desenvolvimento de Pequenas Propriedades Rurais, Educação Ambiental, Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

  • C.

    Gestão Ambiental, Silvicultura, Educação Ambiental, Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Amazônia Sustentável, e Desenvolvimento Territorial Sustentável.

  • D.

    Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Educação Ambiental, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Manejo Sustentável da Flora e da Fauna e Desenvolvimento Territorial Sustentável.

  • E.

    Extensão Florestal, Gestão Integrada de Áreas Protegidas, Manejo Sustentável da Flora e da Fauna, Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Educação Ambiental, Amazônia Sustentável, Qualidade Ambiental e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...