Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sensoriamento remoto (SR) teve início com a invenção da câmara fotográfica que foi o primeiro instrumento utilizado e que, até os dias atuais, são ainda utilizadas para tomada de fotos aéreas. A grande revolução do SR aconteceu no início da década de 70, com o lançamento dos satélites de recursos naturais terrestres. Os satélites, embora demandem grandes investimentos e muita energia nos seus lançamentos, orbitam em torno da Terra por vários anos.
Existem várias séries de satélites de Sensoriamento Remoto em operação, entre eles não podemos citar:
LANDSAT.
QUICKBIRD.
NAOAA.
SPOT.
Julgue os itens de 88 a 98, acerca da avaliação dos recursos hídricos e do planejamento de projetos de irrigação.
Considerados tão somente os efeitos transacionais de mercado, a análise dos custos e benefícios de projetos de irrigação é relativamente simples; do ponto de vista socioeconômico, essa análise é mais complexa, visto que envolve todos os efeitos do projeto, entre os quais se inclui o impacto de sua implantação sobre diferentes grupos sociais.
Os sistemas sensores são equipamentos que estão a bordo dos satélites e sua função é captar e registrar a energia eletromagnética proveniente dos objetos na superfície terrestre. Sem eles não seria possível para o satélite obter imagens, ele estaria literalmente cego. Da mesma forma como nós captamos as cores dos objetos através dos nossos olhos, os sensores a bordo dos satélites captam a energia eletromagnética que é refletida ou emitida pelos objetos da superfície terrestre. Segundo a fonte da onda eletromagnética os sensores são:
Bandas espectrais.
Ativos e passivos.
Multispectrais.
Detetores.
Julgue os itens de 88 a 98, acerca da avaliação dos recursos hídricos e do planejamento de projetos de irrigação.
No planejamento de projetos de irrigação, para se evitar a superestimação do projeto, é fundamental que se determine a quantidade diária ou, no máximo, semanal de água necessária.
O grande volume de dados, intrínseco às imagens de satélite, associado à relativa complexidade de cálculos, requer expressivos recursos computacionais para o armazenamento e tratamento das informações do Sensoriamento Remoto (SR). A evolução da informática, tanto em equipamentos como em softwares, tem propiciado estes recursos. São dispositivos que suportam maciços volumes de dados, como os discos rígidos com muitos gigas e até terabytes, fitas magnéticas CD ROM, etc. Monitores de alta resolução, para análise e visualização de imagens em alta definição. Eficientes dispositivos de entrada, como scanners e os leitores de fita e CD. Excelentes dispositivos de saída, como impressoras, traçadores gráficos (plotters) e unidades de gravação de fita e de CD. As capacidades de memória é outro importante item no tratamento digital de imagens, pois, este recurso agiliza substancialmente o processamento, reduzindo o tempo de espera pelo fotointérprete. Os sistemas de processamento digital de imagens tem sido o segmento onde se tem investido grandes recursos técnicos e humanos, e por isto, a evolução deste segmento tem respondido de modo eficiente, às demandas do SR. Dentre os sistemas de processamento digital de imagens disponíveis podemos citar exceto:
SPRING e ENVI.
IDRISI e PCI.
ER-MAPER e ERDAS.
SINGLE-CELL E MAXVER.
Julgue os itens de 88 a 98, acerca da avaliação dos recursos hídricos e do planejamento de projetos de irrigação.
A evapotranspiração e a precipitação total são os principais parâmetros para se estimar a quantidade de água necessária à irrigação, devendo a demanda máxima de irrigação para o dimensionamento de projetos destinados ao Nordeste brasileiro basear-se em 80% da evapotranspiração potencial da cultura.
Várias aplicações do Sensoriamento Remoto (SR) podem ser utilizadas no campo da Agricultura: previsão de safras, mapeamento de culturas, definição de áreas de aptidão agrícola, zoneamento agro-ecológico, monitoramento de incêndios em lavouras e pastagens, etc. Na previsão de safras, por exemplo, o SR pode ser utilizado em dois segmentos: no dimensionamento das áreas de plantio e na estimativa do rendimento. É incorreto afirmar:
No cálculo da área de plantio é necessário proceder a identificação e mapeamento das lavouras de interesse, isto exige normalmente registro das imagens ou fotos aéreas, de modo a georeferenciá-las. Este georeferenciamento permite localizar e mapear lavouras, seja dentro de propriedades ou dentro de municípios de interesse. Este georeferenciamento é necessário no sentido de se evitar erros tais como adicionar a um município áreas pertencentes ao outros, ou deixar de computar em um município áreas cultivadas no mesmo.
Outro tratamento necessário no cálculo das áreas de plantio é a classificação, necessária para a identificação e mapeamento das culturas. O período das imagens deve ser definido em função das condições fenológicas das culturas, das condições de iluminação e em especial, das condições meteorológicas.
A cobertura de nuvens não tem inviabilizado o uso de imagens de satélites para mapeamento de lavouras no Centro-Oeste brasileiro. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, período ideal para o mapeamento, dificilmente encontra-se imagens sem cobertura de nuvens dessa região.
Entre as informações do SR, que podem ser utilizadas para a estimativa do rendimento, destaca-se o índice de vegetação (IV). Este índice baseia-se no comportamento espectral da vegetação. Em geral toda vegetação, em bom desenvolvimento vegetativo, absorve significativamente a radiação na faixa do visível, como energia para o processo da fotossíntese.
Julgue os itens de 88 a 98, acerca da avaliação dos recursos hídricos e do planejamento de projetos de irrigação.
Para se determinar a fonte de água para irrigação deve-se considerar a vazão disponível confiável, ou seja, a vazão máxima no período de estiagem, quando o sistema de irrigação precisará atender às necessidades hídricas da cultura, o que tem relação indireta com o tipo de sistema de irrigação e direta com o estágio de desenvolvimento da cultura.
Julgue os itens de 88 a 98, acerca da avaliação dos recursos hídricos e do planejamento de projetos de irrigação.
A elaboração de projetos de irrigação apoia-se em dois elementos fundamentais: dados básicos e informações específicas do projeto (valores numéricos, topografia, dados geológicos, geotécnicos e hidrológicos, demandas de água para a irrigação e capacidade e requisitos de pressão do sistema de irrigação a ser implantado); e critérios de projeto, modos como os dados serão utilizados na elaboração do projeto (inclinação permitida para os taludes laterais e espessura mínima do revestimento dos canais, tipos de curva e de conexões aceitáveis para as tubulações e rotações admissíveis para bombas e motores).
As práticas agrícolas podem utilizar resíduos orgânicos, tanto os resultantes das criações animais, como os obtidos de práticas como raleio e podas. Algumas são eficientes tanto para o aumento da fertilidade do solo, como para o combate a processos erosivos. Dessa forma, a utilização de adubo orgânico formulado a partir de esterco, cama de aviário e restos vegetais deve-se ter cuidado com:
o excesso de umidade da mistura.
a textura do composto final.
a presença de estruturas de propagação de plantas invasoras.
o teor de celulose do composto final.
o excesso de carbono orgânico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...