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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando-se que, ao desenvolver o projeto da rodovia que liga Brasília a Padre Bernardo, optou-se por utilizar terraplenagem convencional e pavimento flexível, tendo sido o projeto dimensionado pelo método do DNER/DNIT, julgue os itens de 90 a 94.
O fator de carga utilizado no referido método é o valor do número que correlaciona o efeito da passagem dos veículos com eixos de cargas variadas com o efeito provocado pela passagem do eixo padrão.
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Considerando-se que, ao desenvolver o projeto da rodovia que liga Brasília a Padre Bernardo, optou-se por utilizar terraplenagem convencional e pavimento flexível, tendo sido o projeto dimensionado pelo método do DNER/DNIT, julgue os itens de 90 a 94.
Dois ou mais eixos, que constituem um conjunto integral de suspensão, são considerados eixos em tandem, se forem atendidas as seguintes condições: qualquer um deles pode, ou não, ser motriz; a distância entre os dois planos verticais paralelos que contêm o centro das rodas deve ser inferior a 2,40 m; em qualquer par de eixos ou conjunto de três eixos em tandem, com quatro pneumáticos em cada eixo e respectivos limites legais de carga de 17 t e 25,5 t, a diferença de peso bruto total entre os eixos mais próximos não pode exceder 1.700 kg.
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Considerando-se que, ao desenvolver o projeto da rodovia que liga Brasília a Padre Bernardo, optou-se por utilizar terraplenagem convencional e pavimento flexível, tendo sido o projeto dimensionado pelo método do DNER/DNIT, julgue os itens de 90 a 94.
Na pavimentação, a distância média de transporte de cada tipo de material escavado e utilizado nas camadas do pavimento em determinado trecho é obtida pela razão entre o somatório dos volumes individuais multiplicados pelas respectivas distâncias médias individuais e o somatório dos volumes individuais.
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Concluída as etapas de planejamento, projeto, construção, sinalização e instalação dos equipamentos de segurança, a rodovia é entregue ao tráfego e inicia-se a fase de operação e manutenção, etapa em que aparecem as deficiências da obra. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O comportamento do pavimento sob a ação do tráfego pode ser acompanhado por meio de vistorias e medidas de deflexões, que permitem avaliar a vida útil restante do pavimento.
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Concluída as etapas de planejamento, projeto, construção, sinalização e instalação dos equipamentos de segurança, a rodovia é entregue ao tráfego e inicia-se a fase de operação e manutenção, etapa em que aparecem as deficiências da obra. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um sistema de gerência de pavimentos tem como componentes, que devem interagir mutuamente, o planejamento, o projeto, a construção e a manutenção dos pavimentos. Como fatores internos, incluem-se os recursos orçamentários, os dados necessários ao sistema e as diretrizes políticas e administrativas adotadas para a rodovia.
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Concluída as etapas de planejamento, projeto, construção, sinalização e instalação dos equipamentos de segurança, a rodovia é entregue ao tráfego e inicia-se a fase de operação e manutenção, etapa em que aparecem as deficiências da obra. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O peso bruto total combinado de veículos de carga, para combinações de veículos articulados com duas unidades do tipo caminhão e reboque e comprimento igual ou inferior a 17,50 m, pode atingir 57 t, como estabelece a legislação, sem provocar concentração excessiva de cargas sobre o pavimento.
Considere as figuras.
As figuras I e II acima indicam, respectivamente, as camadas de um pavimento flexível e rígido. Os números 1, 2 e 4, no pavimento flexível e as letras X e Z no pavimento rígido, são chamadas tecnicamente de
reforço, base, sub-base, placa e reforço.
leito, subleito, sub-base, pavimento e base.
subleito, leito, base, revestimento e subleito.
leito, subleito, base, base e leito.
subleito, reforço do subleito, base, placa e subleito.
O ensaio de Marshall é realizado em uma mistura betuminosa para determinar, além da sua estabilidade,
sua fluência.
sua viscosidade.
o início de pega.
o início de fulgor.
sua resistência ao desgaste.
Em uma usina de asfalto, quando o material asfáltico é adicionado aos agregados nos misturadores, está configurado o ensaio para a determinação do efeito do calor e do ar, permitindo a medição da penetração, que varia em função da massa betuminosa sofrer
redução do ponto de fluidez.
exsudação.
aumento do ponto de fulgor.
endurecimento.
encruamento.
Uma via projetada para um volume de tráfego de 3 500 veículos por hora, com vida útil provável estabelecida de 3 anos, teve seu projeto de sinalização desenvolvido. Nos trechos em que a sinalização horizontal de tráfego ocorre no mesmo sentido, o material a ser aplicado é
termoplástico tipo extrudado, na cor amarela.
estireno butadieno, na cor amarela.
termoplástico tipo spray, na cor branca.
borracha clorada, nas cores laranja e branca.
tinta estireno acrilato, na cor branca.
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