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Entre os equipamentos utilizados na fase de regularização de subleitos em obras de rodovias, destacam-se:
motoniveladora pesada com escarificador, pulvimisturador e carro tanque distribuidor de água.
trator de esteira com lâmina, soquetes mecânicos e rolo compactador liso autopropelido.
vibro-acabadoras, rolo compactador pneumático e distribuidores de agregado.
fresadora, usina de microrevestimento e distribuidores de agregados.
espargidores, pré-misturadores e vassouras mecânicas.
O serviço de acompanhamento de obras rodoviárias:
I. Consiste em assumir a responsabilidade dos encargos técnicos e legais decorrentes da organização levada a efeito, e de desenvolver as diversas áreas da obra. Verificar a eficiência e eficácia dos trabalhos, licitude das compras e fornecimentos, enfim, gerência integral, no tocante à administração da empresa.
II. Consiste em fiscalizar a fiel execução de uma obra ou serviço, oferecendo uma assistência técnica permanente, em que a responsabilidade pelas orientações e instruções prestadas na obra é do cliente. Exige nível, esquadro e prumo, como também o cumprimento das especificações de serviços e materiais. Deve ser feita a conferência de todas as medidas e dos detalhes métricos, assim como, de todos os acabamentos.
III. Deve ser assumido pelo profissional ético o encargo técnico-administrativo da direção e execução da obra, respondendo pela fiel execução dos serviços. Além do mais, o profissional deverá prever, coordenar, dirigir e controlar a qualidade da obra, como seu gestor, exercendo as funções de acordo com as normas legais vigentes e entregando a obra ou serviço em condições de ser utilizada pelo cliente e em concordância integral com os projetos, especificações, detalhes e demais elementos técnicos fornecidos.
IV. É um serviço de alta repercussão técnica pelos efeitos decorrentes, em que a orientação técnicoadministrativa apresentar-se-á por meio de um relatório. Uma vez conhecido o projeto ou os contratos de execução, deve-se estabelecer a política administrativa da empresa no setor técnico.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Durante a terraplenagem de um trecho de rodovia, foram transportados: (I) 700 m3 de areia, (II) 600 m3 de silte, (III) 800 m3 de argila-siltosa e (IV) 950 m3 de siltearenoso. Porém, o contrato prevê o pagamento do transporte dos volumes medidos no corte, antes da desagregação. O valor pago no transporte é de R$ 3,00/m3/km. A distância de transporte é de 20 km. Os valores dos empolamentos dos respectivos solos estão apresentados abaixo. O valor calculado do montante a ser pago pelo transporte total será de
R$ 286.800,00
R$ 233.999,00
R$ 155.700,00
R$ 143.400,00
R$ 125.200,00
A figura abaixo descreve os movimentos de terra, que ocorrem em uma rodovia durante as obras de terraplenagem. Esse gráfico representa uma importante ferramenta, de uso corrente, no planejamento econômico de um projeto rodoviário.
Trata-se
do Gráfico de Isopletas.
da Curva de CBR.
do Diagrama de Brückner.
da Linha Datum.
do Quadro de Borges.
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Julgue os itens seguintes relativos à pavimentação de vias.
O pavimento flexível é aquele que não possui camada de base.
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Julgue os itens seguintes relativos à pavimentação de vias.
As emulsões asfálticas são materiais extremamente viscosos e, por isso, não são indicados para pinturas de ligação ou execução de revestimentos por penetração.
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As figuras acima representam duas subcenas da região Centro-Oeste do Brasil, obtidas pelo satélite norte-americano Landsat. Esse satélite possui periodicidade de 16 dias. As feições circulares que aparecem na porção centro-superior das imagens correspondem a áreas agrícolas sob sistema de irrigação por pivô-central. Julgue os itens a seguir com base nessas duas figuras.
A figura II possui potencial melhor para identificação de vias de acesso.
Em um projeto de uma rodovia, o comprimento da tangente exterior a uma curva de concordância circular simples com raio igual a 250m e ângulo central igual a 30º é, em metros, aproximadamente igual a:
67.
144.
250.
275.
325.
Em um projeto de uma rodovia, o grau de uma curva de concordância circular simples correspondente a uma corda que delimita, no eixo da rodovia, um arco cujo comprimento é aproximadamente igual a 0,07854 R é igual a:
3,0º.
4,5º.
6,0º.
7,5º.
9,0º.
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Quanto a aspectos e definições relacionados à construção de estradas, assinale a opção correta.
Cota vermelha é a denominação usualmente adotada para as alturas de corte e de aterro, na etapa de movimentação de terra.
Terrenos arenosos secos têm maior grau de empolamento que solos argilosos.
No âmbito dos serviços de terraplenagem, 1.ª categoria é a classificação de terreno composto por rocha dura.
Quanto menor o valor da capacidade de suporte de um material para aterro, melhor a qualidade do material.
Pavimento composto por uma base de solo pedregoso e revestido por camada asfáltica é classificado como rígido.
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