Questões de Engenharia Civil do ano 2011

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Considerando-se os pavimentos rodoviários e aeroportuários, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a camada de base, nos pavimentos que têm o revestimento composto por misturas betuminosas, é que cumpre a principal função estrutural do pavimento.

  • B.

    a distinção entre pavimentos rígidos e flexíveis não deve estar relacionada, simplesmente, ao tipo de material utilizado na camada de revestimento, mas à natureza de todo o sistema de multicamadas que compõe o pavimento.

  • C.

    a sub-base, nos pavimentos que têm a camada superficial composta por placas de concreto de cimento Portland, é que cumpre a principal função estrutural do pavimento.

  • D.

    é uma de suas funções oferecer resistência aos esforços verticais representados pelas cargas dos veículos e aeronaves, transmitindo-os ao subleito em níveis aceitáveis.

  • E.

    estes devem resistir aos esforços tangenciais derivados da ação dos pneus em sua superfície, bem como possuir uma superfície que garanta segurança e conforto aos usuários.

Para o dimensionamento de um pavimento flexível de uma estrada com tráfego de 400 veículos diários, com subleito de solo argiloso do tipo A-6, índice de grupo igual a 8 e 5 cm de espessura do revestimento de concreto asfáltico, utilizou-se o diagrama de dimensionamento da figura. Substituindo a sub-base por uma base adicional de material granular, a espessura do pavimento é, em centímetros,

  • A.

    40, sendo base adicional = 15; base granular = 20 e revestimento = 5.

  • B.

    40, sendo base adicional = 10; base granular = 25 e revestimento = 5.

  • C.

    42,5, sendo base adicional = 10; base granular = 27,5 e revestimento = 5.

  • D.

    45, sendo base adicional = 15; base granular = 25 e revestimento = 5.

  • E.

    50, sendo base adicional = 20; base granular = 25 e revestimento = 5.

Em um pavimento de concreto simples, as juntas serradas de retração têm a função de controlar as fissuras devidas à contração volumétrica do concreto. A utilização de barras de transferência de carga nestas juntas tem a função de propiciar certa transferência de carga de uma placa a outra. A profundidade de serragem destas juntas deve ser definida em função

  • A.

    do comprimento da placa de concreto.

  • B.

    da largura da placa de concreto.

  • C.

    da espessura da placa de concreto.

  • D.

    do tempo de cura do concreto.

  • E.

    do endurecimento inicial do concreto.

O levantamento de defeitos nas placas de concreto é o primeiro passo para a determinação das atividades de manutenção no pavimento de concreto. A patologia que comumente ocorre nas proximidades das juntas e é mais comum quando há problemas de serragem precoce, excesso de argamassa no local ou ausência de agregados resistentes no local é:

  • A.

    esborcinamento de juntas.

  • B.

    alçamento de placas.

  • C.

    escalonamento.

  • D.

    desgaste superficial.

  • E.

    assentamento.

A avaliação funcional de pavimentos, asfálticos ou rígidos, deve contemplar a medição da irregularidade longitudinal do pavimento. A irregularidade caracteriza-se pelo desvio da superfície da rodovia em relação a um plano de referência, que afeta a dinâmica dos veículos, a qualidade de rolamento e as cargas dinâmicas sobre a via. A medição deste índice NÃO pode ser realizada com:

  • A.

    Levantamento topográfico com nível e mira.

  • B.

    Georradar (Ground Penetrating Radar).

  • C.

    MERLIN (Machine for Evaluating Roughness using Low-Cost Instrumentation).

  • D.

    Integrador IPR/USP.

  • E.

    Perfilômetro inercial a laser.

No dimensionamento de pavimentos de concreto, pode ser utilizado no Brasil o método da PCA/84 (Portland Cement Association). Seus modelos de ruína são relacionados à fadiga e erosão. A curva de fadiga deste método relaciona o número admissível de repetições de carga com a relação de tensões atuante e admissível de tração no concreto. O número de repetições de carga, nesta formulação, é considerado ilimitado para relação de tensões

  • A.

    igual a 1,0.

  • B.

    maior que 0,45.

  • C.

    igual a 0,50.

  • D.

    maior que 0,75.

  • E.

    menor que 0,45.

O comportamento peculiar de solos brasileiros, constatado em obras rodoviárias no Estado de São Paulo, motivou estudos aprofundados que, no final do século XX, resultaram em uma metodologia de classificação de solos, mais adequada à aplicação regional do que as classificações de países desenvolvidos. Esta metodologia, genuinamente brasileira, é identificada por meio da sigla

  • A.

    Mini-CBR.

  • B.

    Mini-MCV.

  • C.

    CBR.

  • D.

    MCT.

  • E.

    Mini-MCT.

Os ligantes asfálticos ou cimentos asfálticos de petróleo (designados pela sigla CAP) são obtidos a partir de processos de refinamento do petróleo cru, para as finalidades específicas de pavimentação, além de outras aplicações. Os CAPs podem ser classificados por suas diversas propriedades, no entanto, atualmente no Brasil, a classificação de CAPs utiliza como parâmetro a

  • A.

    durabilidade.

  • B.

    viscosidade.

  • C.

    densidade.

  • D.

    adesividade.

  • E.

    consistência.

Os asfaltos diluídos ou recortados constituem CAPs liquefeitos por adição e mistura de solventes. Expostos às condições ambientais, os solventes evaporam de modo a restar somente o CAP. As emulsões asfálticas são dispersões de uma fase em outra fase líquida. As emulsões asfálticas são produzidas a partir de CAP adicionado à água e ao agente emulsificante. Na pavimentação, as principais utilizações dos asfaltos diluídos e das emulsões asfálticas são, respectivamente,

  • A.

    imprimadura impermeabilizante e pintura de ligação.

  • B.

    pintura de ligação e pré-misturado a frio.

  • C.

    tratamentos superficiais e imprimadura impermeabilizante.

  • D.

    pintura de ligação e microrrevestimento.

  • E.

    areia-asfalto e imprimadura impermeabilizante.

A aquaplanagem é a perda de contato entre o pneu e o pavimento devido à presença de uma película de água na pista. Nesta situação, o atrito por adesão é praticamente nulo. NÃO caracteriza uma ação para combater o fenômeno da aquaplanagem:

  • A.

    dispositivos de drenagem superficial.

  • B.

    implantação de revestimento drenante.

  • C.

    adequada declividade transversal e longitudinal.

  • D.

    limitação de tráfego de veículos pesados.

  • E.

    sistema de drenagem subsuperficial (pavimento).

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