Questões de Engenharia Civil do ano 2011

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Com relação a conservação e manutenção de rodovias, julgue os itens subsequentes.

No final do seu ciclo de vida útil, o pavimento apresenta índice de rugosidade internacional entre 1,0 a 1,9. Nessa ocasião, esse pavimento apresenta desempenho próximo de sua condição limite, na qual o processo de deterioração tende a crescer de forma acentuada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conservação e manutenção de rodovias, julgue os itens subsequentes.

Corrugações são as trincas que se formam na superfície de um pavimento, que podem ser causadas por falta de estabilidade da mistura asfáltica, umidade excessiva do subleito e(ou) falta de aeração das misturas líquidas de asfalto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conservação e manutenção de rodovias, julgue os itens subsequentes.

O programa integrado de revitalização (PIR IV) é caracterizado por contratos a preço global fixo, com duração de cinco anos, e prevê a execução de serviços de recuperação estrutural, serviços de restauração e atividades de manutenção e conservação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conservação e manutenção de rodovias, julgue os itens subsequentes.

A fresagem consiste no reaproveitamento de camadas betuminosas deterioradas, as quais podem ser devidamente recuperadas em seus aspectos de granulometria e de ligante betuminoso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando existem problemas estruturais nos pavimentos asfálticos, a restauração tem por objetivo o restabelecimento de sua capacidade estrutural. Uma técnica possível é o recapeamento, ou seja, a adição de novas camadas à estrutura existente. Os materiais asfálticos abaixo são utilizados em recapeamento com a finalidade de recompor a capacidade estrutural do pavimento, EXCETO:

  • A.

    concreto asfáltico convencional + CPA.

  • B.

    concreto asfáltico convencional, isoladamente.

  • C.

    microrrevestimento + concreto asfáltico convencional.

  • D.

    concreto asfáltico convencional + SMA.

  • E.

    microrrevestimento, isoladamente.

O levantamento de defeitos nas placas dos pavimentos de concreto é o primeiro passo para determinar quais atividades de manutenção corretiva deverão ser executadas. Entretanto, para maior efetividade de tais medidas, é necessário conhecer também as origens e causas dos defeitos encontrados. Um dos defeitos mais comuns nos pavimentos de concreto é o escalonamento, que consiste no desnivelamento entre placas contíguas. Este defeito está normalmente associado

  • A.

    ao afundamento plástico.

  • B.

    à retração de secagem.

  • C.

    à retração plástica.

  • D.

    à fadiga do concreto.

  • E.

    à entrada e acúmulo de água.

Para a manutenção dos pavimentos de concreto, defeitos superficiais, como desgaste e fissuras curtas, podem ser corrigidos com um procedimento simples: a selagem. Quando a superfície do pavimento de concreto perde a texturização, são necessários serviços para a criação de novas ranhuras em sua superfície, cujo serviço é denominado de

  • A.

    resselagem.

  • B.

    griding.

  • C.

    retrofit.

  • D.

    grooving.

  • E.

    rubblization.

A sinalização horizontal, em conjunto com os sistemas de sinalização vertical e sinalização semafórica, tem a função de orientar os motoristas quanto à localização no sistema viário, além de regulamentar questões de ultrapassagem, velocidade e estacionamento (dentre outras) e advertir quanto a potenciais pontos ou trechos que necessitem de maior atenção. Além do padrão de traçado das linhas, as cores também têm significados distintos. A cor branca, mais comum, tem a finalidade básica de

  • A.

    regulamentar ciclovias.

  • B.

    separar movimentos veiculares de sentidos contrários.

  • C.

    regulamentar ultrapassagem.

  • D.

    separar movimentos veiculares de mesmo sentido.

  • E.

    indicar lombadas.

Analise:

I. Nos pavimentos flexíveis a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Material agregado graúdo (pedra ou seixo rolado) é utilizado na constituição de um pavimento flexível.

III. Pavimentos rígidos apresentam uma estrutura mais espessa que os pavimentos flexíveis.

IV. Quando molhada, a superfície dos pavimentos flexíveis apresenta maior aderência do que a superfície dos pavimentos

rígidos.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, e IV são, respectivamente:

  • A.

    F; V; V; V.

  • B.

    F; V; F; V.

  • C.

    V; V; F; F.

  • D.

    F; V; V; F.

  • E.

    V; F; F; V.

No contexto das práticas dos serviços de manutenção em pavimentos rígidos, a modalidade Recuperação tem por objetivo

  • A.

    reparar placas de pavimento tão logo os defeitos apareçam.

  • B.

    reparar pequenas áreas de uma placa de pavimento.

  • C.

    demolir uma ou mais placas do pavimento.

  • D.

    restituir a capacidade funcional e/ou estrutural do pavimento.

  • E.

    reparar zonas de uma placa do pavimento, cujo serviço deve ser realizado no prazo de 30 dias após o surgimento do defeito.

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