Questões de Engenharia Civil do ano 2011

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É correto o que consta em

  • A.

    I, III e IV, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV. .

  • E.

    I, apenas.

Um projeto de restauração de um pavimento asfáltico foi conduzido com a utilização do procedimento DNER PRO 11/79. O projetista calculou a deflexão característica, resultando em 120 × 10−2 mm. Para o Número N igual a 1 × 107 solicitações do eixo padrão, a deflexão admissível, utilizando o modelo de fadiga do mesmo procedimento, resultou em 60 × 10−2 mm. Sendo assim, sabendo que log 2 = 0,3, a espessura do recapeamento projetado deve ser igual a

  • A.

    12 cm.

  • B.

    14 cm.

  • C.

    10 cm.

  • D.

    8 cm.

  • E.

    6 cm.

Ao se deparar com regiões de solos compressíveis (moles), o engenheiro deve estudar a melhor solução para obter o melhor desempenho do pavimento a ser implantado. Dependendo da espessura de ocorrência deste material, procede-se com a remoção. Caso contrário, deve-se intervir nesta região anteriormente à implantação do pavimento. Uma solução possível é a implantação de bermas de equilíbrio, que podem ser simplificadamente definidas como

  • A.

    aterros drenantes para equilibrar a umidade do maciço do aterro principal.

  • B.

    aterros executados para equilibrar o peso exercido pelo solo mole.

  • C.

    cortes laterais para drenar os solos moles saturados.

  • D.

    aterros laterais para equilibrar o peso exercido pelo maciço do aterro principal.

  • E.

    cortes combinados com drenos verticais na região de solo mole.

A avaliação estrutural de um pavimento asfáltico pode ser realizada por meio de ensaios não destrutivos, nos quais é avaliada a resposta do pavimento perante a um carregamento. Independentemente do equipamento utilizado, além da resposta direta sobre a aplicação da carga, a forma da área deformada deve ser observada. Os parâmetros utilizados no DNER PRO 11/79 para a caracterização da resposta estrutural sob a aplicação da carga e da forma da deformada são, respectivamente:

  • A.

    raio de curvatura e deslocamento superficial.

  • B.

    deformação máxima e raio de curvatura.

  • C.

    deflexão máxima e raio de curvatura.

  • D.

    deslocamento e diâmetro de curvatura.

  • E.

    deflexão máxima e deflexão mínima.

Um avanço na tecnologia das misturas asfálticas foi o SMA (Stone Matrix Asphalt ou Stone Mastic Asphalt). Com uma granulometria mais uniforme, com agregados mais graúdos e poucos finos, o SMA apresenta vantagens em relação ao CBUQ convencional e, dentre elas, pode-se citar:

  • A.

    maior resistência à deformação permanente; maior durabilidade e melhor resistência à derrapagem.

  • B.

    maior resistência à deformação permanente; menor custo e melhor resistência à derrapagem.

  • C.

    menor consumo de ligante; maior resistência à deformação permanente e melhor resistência à derrapagem.

  • D.

    menor consumo de ligante; maior durabilidade e eliminação da necessidade de ligantes modificados.

  • E.

    redução da lâmina d´água superficial, maior durabilidade e menor consumo de ligante.

Em um pavimento de concreto simples para um aeroporto, onde as solicitações não são canalizadas como em um pavimento rodoviário, o projeto deve contemplar alterações devido à configuração das solicitações. As juntas entre as placas devem conter:

  • A.

    barras de transferência somente nas juntas transversais.

  • B.

    barras de transferência nas juntas transversais e de ligação nas longitudinais.

  • C.

    barras de ligação nas juntas transversais e de transferência nas longitudinais.

  • D.

    barras de ligação nas juntas transversais e longitudinais.

  • E.

    barras de transferência nas juntas transversais e longitudinais.

Segue abaixo

  • A.

    36 + 10,00 m

  • B.

    36 + 15,00 m

  • C.

    37 + 15,00 m

  • D.

    37 + 10,00 m

  • E.

    37 + 5,00 m

Um projeto executivo de pavimento foi concebido na escala 1:250. Sabendo que a extensão total da intervenção é de 2,73 km e considerando que a folha A1 possui área útil de 780 mm de comprimento por 534 mm de largura, para a representação total do projeto, serão necessários, no mínimo, folhas tamanho A1 na quantidade igual a

  • A.

    15.

  • B.

    140.

  • C.

    14.

  • D.

    135.

  • E.

    13.

Em relação à manutenção de pavimentos asfálticos, uma solução de uso corrente é a fresagem com recomposição em concreto asfáltico. Esta solução visa restabelecer as condições funcionais e estruturais, quando executadas na espessura mínima necessária. As patologias que NÃO poderiam ser corrigidas somente com este tipo de intervenção são:

  • A.

    trincas couro de jacaré e panelas.

  • B.

    trincas em bloco e exsudação.

  • C.

    exsudação e escorregamento.

  • D.

    afundamento plástico e escorregamentos.

  • E.

    panelas e bombeamento de finos.

A questão da macrotextura superficial é importante em diversos aspectos operacionais dos pavimentos, em termos de qualidade e segurança de rolamento dos pavimentos. Para os pavimentos de concreto, pode-se obter uma macrotextura adequada com a execução de

  • A.

    concreto seco e alta resistência à compressão.

  • B.

    vibração e desempenamento do concreto fresco.

  • C.

    grooving ou vassouramento no concreto fresco.

  • D.

    agregados polidos e concreto seco.

  • E.

    concreto fluido e abatimento elevado.

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