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É correto o que consta em
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV. .
I, apenas.
Um projeto de restauração de um pavimento asfáltico foi conduzido com a utilização do procedimento DNER PRO 11/79. O projetista calculou a deflexão característica, resultando em 120 × 10−2 mm. Para o Número N igual a 1 × 107 solicitações do eixo padrão, a deflexão admissível, utilizando o modelo de fadiga do mesmo procedimento, resultou em 60 × 10−2 mm. Sendo assim, sabendo que log 2 = 0,3, a espessura do recapeamento projetado deve ser igual a
12 cm.
14 cm.
10 cm.
8 cm.
6 cm.
Ao se deparar com regiões de solos compressíveis (moles), o engenheiro deve estudar a melhor solução para obter o melhor desempenho do pavimento a ser implantado. Dependendo da espessura de ocorrência deste material, procede-se com a remoção. Caso contrário, deve-se intervir nesta região anteriormente à implantação do pavimento. Uma solução possível é a implantação de bermas de equilíbrio, que podem ser simplificadamente definidas como
aterros drenantes para equilibrar a umidade do maciço do aterro principal.
aterros executados para equilibrar o peso exercido pelo solo mole.
cortes laterais para drenar os solos moles saturados.
aterros laterais para equilibrar o peso exercido pelo maciço do aterro principal.
cortes combinados com drenos verticais na região de solo mole.
A avaliação estrutural de um pavimento asfáltico pode ser realizada por meio de ensaios não destrutivos, nos quais é avaliada a resposta do pavimento perante a um carregamento. Independentemente do equipamento utilizado, além da resposta direta sobre a aplicação da carga, a forma da área deformada deve ser observada. Os parâmetros utilizados no DNER PRO 11/79 para a caracterização da resposta estrutural sob a aplicação da carga e da forma da deformada são, respectivamente:
raio de curvatura e deslocamento superficial.
deformação máxima e raio de curvatura.
deflexão máxima e raio de curvatura.
deslocamento e diâmetro de curvatura.
deflexão máxima e deflexão mínima.
Um avanço na tecnologia das misturas asfálticas foi o SMA (Stone Matrix Asphalt ou Stone Mastic Asphalt). Com uma granulometria mais uniforme, com agregados mais graúdos e poucos finos, o SMA apresenta vantagens em relação ao CBUQ convencional e, dentre elas, pode-se citar:
maior resistência à deformação permanente; maior durabilidade e melhor resistência à derrapagem.
maior resistência à deformação permanente; menor custo e melhor resistência à derrapagem.
menor consumo de ligante; maior resistência à deformação permanente e melhor resistência à derrapagem.
menor consumo de ligante; maior durabilidade e eliminação da necessidade de ligantes modificados.
redução da lâmina d´água superficial, maior durabilidade e menor consumo de ligante.
Em um pavimento de concreto simples para um aeroporto, onde as solicitações não são canalizadas como em um pavimento rodoviário, o projeto deve contemplar alterações devido à configuração das solicitações. As juntas entre as placas devem conter:
barras de transferência somente nas juntas transversais.
barras de transferência nas juntas transversais e de ligação nas longitudinais.
barras de ligação nas juntas transversais e de transferência nas longitudinais.
barras de ligação nas juntas transversais e longitudinais.
barras de transferência nas juntas transversais e longitudinais.
Segue abaixo
36 + 10,00 m
36 + 15,00 m
37 + 15,00 m
37 + 10,00 m
37 + 5,00 m
Um projeto executivo de pavimento foi concebido na escala 1:250. Sabendo que a extensão total da intervenção é de 2,73 km e considerando que a folha A1 possui área útil de 780 mm de comprimento por 534 mm de largura, para a representação total do projeto, serão necessários, no mínimo, folhas tamanho A1 na quantidade igual a
15.
140.
14.
135.
13.
Em relação à manutenção de pavimentos asfálticos, uma solução de uso corrente é a fresagem com recomposição em concreto asfáltico. Esta solução visa restabelecer as condições funcionais e estruturais, quando executadas na espessura mínima necessária. As patologias que NÃO poderiam ser corrigidas somente com este tipo de intervenção são:
trincas couro de jacaré e panelas.
trincas em bloco e exsudação.
exsudação e escorregamento.
afundamento plástico e escorregamentos.
panelas e bombeamento de finos.
A questão da macrotextura superficial é importante em diversos aspectos operacionais dos pavimentos, em termos de qualidade e segurança de rolamento dos pavimentos. Para os pavimentos de concreto, pode-se obter uma macrotextura adequada com a execução de
concreto seco e alta resistência à compressão.
vibração e desempenamento do concreto fresco.
grooving ou vassouramento no concreto fresco.
agregados polidos e concreto seco.
concreto fluido e abatimento elevado.
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