Questões de Engenharia Civil do ano 2011

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Comparando pavimentos de concreto de cimento Portland

com e sem acostamentos de concreto, analise as

assertivas, segundo o método da PCA/1984:

I. Pavimentos de concreto com acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

fadiga.

II. Pavimentos de concreto sem acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

fadiga.

III. Pavimentos de concreto com acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

erosão.

IV. Pavimentos de concreto sem acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

erosão.

É correto o que consta em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Para o dimensionamento de pavimentos aeroportuários, é necessário conhecer as características das aeronaves solicitantes, para posterior determinação da aeronave de projeto. Dentre estas características, NÃO pode se relacionar:

  • A.

    distância e pressão dos pneus.

  • B.

    tipo da aeronave.

  • C.

    peso máximo estrutural de decolagem.

  • D.

    tipo de trem de pouso.

  • E.

    peso máximo estrutural de aterrissagem.

Em um pavimento asfáltico, enquanto as trincas couro de jacaré estão associadas à repetição das cargas de tráfego (fadiga) e, portanto, se concentram nas trilhas de roda, as trincas em bloco não se relacionam com o tráfego, e, portanto, podem aparecer em qualquer região do pavimento. Em relação às trincas em bloco, sua ocorrência está correlacionada, entre outros aspectos, à

  • A.

    capacidade insuficiente do sistema de drenagem subsuperficial.

  • B.

    reflexão de trincas de base cimentada em estrutura semi-rígida.

  • C.

    aplicação da massa asfáltica a temperaturas baixas.

  • D.

    compactação insuficiente das camadas subjacentes ao revestimento.

  • E.

    faixa granulométrica do revestimento com excesso de fíler.

A qualidade do concreto é de suma importância para o sucesso da estrutura de pavimento rígido. O controle tecnológico durante a produção e execução assume grande importância. Dentre as propriedades do concreto fresco, devem receber atenção a segregação e exsudação do concreto. A ocorrência destes dois fenômenos implica na formação de uma película de nata de cimento na superfície, muito frágil. Do ponto de vista funcional, esta película de nata pode oferecer riscos. NÃO indica um risco relacionado aos fenômenos de segregação e exsudação:

  • A.

    aspecto superficial desfavorável após o desprendimento de lamelas.

  • B.

    ingestão, por turbinas de aeronaves, de lamelas e partículas desprendidas.

  • C.

    lançamento de partículas soltas, lateralmente ou sobre para-brisas de veículos.

  • D.

    área com maior suscetibilidade à aquaplanagem em chuvas intensas.

  • E.

    perda de texturização adequada para a aderência pneu-pavimento.

Usando-se a Técnica de Remendos, o tipo de preenchimento que deve ser aplicado para a recuperação de uma superfície com pavimento asfáltico, o qual apresenta trincas por fadiga, é:

  • A.

    solo com cal.

  • B.

    concreto magro com Fck 21 MPa.

  • C.

    uma fina camada de areia grossa.

  • D.

    mistura betuminosa a quente ou a frio.

  • E.

    mistura de solo cimento com traço 2:3.

O sistema de sinalização aeronáutica para aeródromos segue diretrizes internacionais da Organização de Aviação Civil Internacional − OACI − que estabelece, dentre outras, normas para a construção de sinais aeronáuticos. A “clareza e a visibilidade” do sinal estão entre os detalhes a serem observados pelos operadores das aeronaves, com o objetivo de promover o contraste com o fundo circunvizinho. As cores que podem ser utilizadas como sinalização de obstáculos são

  • A.

    vermelha e azul.

  • B.

    laranja e amarelo.

  • C.

    vermelha e branca.

  • D.

    laranja e vermelho.

  • E.

    vermelho e amarelo.

No EIA (Estudo de Impacto Ambiental) de uma obra ou empreendimento, são

  • A.

    considerados o diagnóstico ambiental da área, os prováveis impactos ambientais do projeto e a futura qualidade ambiental da área, com e sem a implantação do empreendimento.

  • B.

    confrontados os benefícios econômicos do projeto com os custos das medidas mitigadoras e compensatórias necessárias para o licenciamento ambiental.

  • C.

    efetuadas análises e projeções de impactos positivos e negativos da implantação da obra ou empreendimento, para avaliação de sua viabilidade econômica.

  • D.

    analisados para composição do relatório de impacto ambiental (RIMA), apenas os impactos físicos, bióticos, econômicos e sociais.

  • E.

    analisadas as justificativas do projeto e sua inserção nas políticas setoriais e planos governamentais para a área, critérios estes suficientes para a concessão das licenças de implantação e operação.

Na execução de um desvio rodoviário foi encontrado um trecho de solo com baixa capacidade de suporte para cargas e drenagem insuficiente. Entre as alternativas abaixo escolha a que melhor solucionaria essas dificuldades executivas:

  • A.

    Retirar o solo, colocar tubos de dreno.

  • B.

    Criar valas de drenagem, retirar solo, repor a camada com rachão.

  • C.

    Criar valas de drenagem, colocar tubos de dreno.

  • D.

    Colocar tubos de dreno.

  • E.

    Simplesmente executar o desvio.

Sabendo que os dormentes, um dos principais elementos das vias férreas, são utilizados para suportar os trilhos, manter o eixo da via constante e transmitir ao lastro as ações verticais e horizontais dos eixos dos veículos ferroviários, julgue os itens subsecutivos.

Em razão de os dormentes terem de apresentar faces com superfície retangular e limpa e apoio para trilhos plano e liso, não é permitido nenhum tipo de acabamento para dissimular defeitos nessas estruturas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao se executar a concretagem de uma estrutura submersa, deve-se

  • A.

    utilizar uma ensecadeira, com o propósito de manter constante o índice de água-cimento, pois nenhum método assegura esta condição necessária para a qualidade final da estrutura.

  • B.

    lançar o concreto na fôrma submersa apenas após o início da pega, para que não incorpore mais água na sua estrutura, propiciando um adensamento enérgico para assegurar o correto preenchimento da fôrma.

  • C.

    utilizar um concreto de alta plasticidade e uma caçamba dotada de alçapão inferior de descarga que despeje o concreto diretamente dentro da fôrma, a uma grande distância da superfície.

  • D.

    utilizar um concreto de consistência quase seca, para que, em contato com o líquido, associado a um adensamento enérgico, o concreto complemente a incorporação da água necessária à sua hidratação.

  • E.

    assegurar que o concreto seja auto-adensável, além de ser lançado diretamente dentro da fôrma ou sobre o concreto já lançado, com a utilização de um tubo, de forma a evitar sua queda livre e através do líquido.

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