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Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Quando se realiza um estudo de planejamento de transportes em uma grande área urbana, tradicionalmente, na modelagem clássica, os técnicos utilizam etapas sequenciais. Após a fase inicial de inventários dos sistemas de transporte coletivo, sistemas viários e uso do solo, pesquisa domiciliar de O/D (origem/destino), estão, ainda, nesta ordem:
expansão da amostra, geração, alocação, distribuição das viagens e divisão modal.
geração, expansão da amostra, divisão modal, alocação e distribuição das viagens.
expansão da amostra, geração, distribuição das viagens, divisão modal e alocação.
expansão da amostra, geração, distribuição das viagens, alocação e divisão modal.
geração, expansão da amostra, distribuição das viagens, divisão modal e alocação.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Para acompanhar e analisar a evolução das principais variações cíclicas médias da demanda, seja de clientes, num trecho de um sistema de transporte coletivo ou do fluxo de veículos, em um trecho de uma via urbana ou numa rodovia, são necessários dados e pesquisas representativas, em função, basicamente, de hora,
sentido do fluxo, manutenção na via, veículos quebrados e o mês.
sentido do fluxo, dia da semana, acidentes, condições climáticas e ano.
condições climáticas, manutenção na via e dia da semana.
sentido do fluxo, dia da semana, dia do mês, o mês e ano.
condições climáticas, manutenção na via e dia do mês.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Uma nova linha de metrô será inaugurada e, pelos estudos de previsão de demanda, atenderá de imediato cerca de 18.000 clientes/h, no trecho, sentido e hora de pico mais carregados, operando com trens de 6 carros, com capacidade máxima de 300 pessoas cada um. Para que se tenha um bom padrão de conforto, a ocupação desejada será de 50% da máxima, devendo, desta forma, a linha operar com um headway máximo de, em segundos,
300.
180.
360.
120.
240.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Um corredor exclusivo de ônibus urbano, com 25 km de extensão em cada sentido, operando com veículos biarticulados (Ocupação com conforto = 105 passageiros sentados), com velocidade comercial média de 30 km/h, com tempos parados no terminal principal de 12 minutos e no terminal secundário de 8 minutos e uma demanda de 8.400 passageiros/sentido na hora de pico, na seção mais carregada, em cada sentido, necessita de uma frota mínima, de
120 ônibus.
80 ônibus.
140 ônibus.
160 ônibus.
180 ônibus.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
O Secretário de Transportes de uma cidade com 2,5 milhões de habitantes e uma frota de 800 mil veículos, com o foco na mobilidade de pessoas, dará privilégio aos ônibus quando atenderem ao mesmo número de pessoas/h, que os automóveis usualmente conseguem transportar numa faixa de tráfego. Com base em pesquisas de contagem e ocupação, em vias com semáforo, verificou-se que nas faixas de tráfego de automóveis circulam entre 600 e 900 autos/h (Fluxo médio de 750 autos/h), com uma ocupação média de 1,4 pessoas/auto. Portanto, deverá implantar a faixa exclusiva de ônibus à esquerda ou à direita, a partir de uma frequência média de
Dados:
Ocupação média por ônibus = 35 clientes sentados
38 ônibus/h por sentido.
26 ônibus/h por sentido.
22 ônibus/h por sentido.
30 ônibus/h por sentido.
34 ônibus/h por sentido.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Em uma pesquisa de origem/destino, a ser realizada em uma Capital Nordestina, para modelagem de rede de transportes e de uso do solo, com amostra domiciliar, deverão constar nos formulários:
I. Os dados socioeconômicos de cada família.
II. Os dados socioeconômicos de todos os moradores.
III. Os dados de viagem de todos os moradores.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Nos editais de concessão rodoviária do DNIT, para fins de definição de tarifas e também, estudos de capacidade e estimativas de receitas das praças de pedágio, utiliza-se, segundo o manual de estudos de tráfego do DNIT a classificação de veículos dividida em
9 categorias.
11 categorias.
6 categorias.
12 categorias.
15 categorias.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Fez-se uma pesquisa de sobe e desce (E/D: embarque/desembarque com senha), por amostragem, em uma linha de ônibus urbano. É uma metodologia específica, obtendo-se após as expansões da amostra e tabulações:
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
As três variáveis fundamentais que explicam o tráfego, numa via com fluxo ininterrupto (via expressa ou rodovia) são: velocidade, densidade e fluxo/volume de tráfego, verificando-se na prática que um fluxo de tráfego
pode corresponder somente a uma densidade.
é máximo somente quando a densidade é a ótima.
pode corresponder somente a uma velocidade.
é máximo somente quando a velocidade é a máxima.
é máximo somente quando a densidade é a máxima.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
As contagens frequentes de tráfego realizadas numa via expressa em área urbana no Brasil, com 4 (quatro) faixas de tráfego por sentido e com tráfego misto de automóveis, ônibus e caminhões, operando com fluxo máximo (capacidade da via), no sentido mais carregado na hora de pico da tarde, registram com frequência um volume médio equivalente de veículos em UCP (Unidade de carro de passeio), por faixa de tráfego, variando entre
3.400 a 4.200 UCP/h.
200 a 1.000 UCP/h.
2.600 a 3.400 UCP/h.
1.000 a 1.800 UCP/h.
1.800 a 2.600 UCP/h.
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