Questões de Engenharia Civil do ano 2012

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Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

O Volume Médio Diário Anual (VMDa), em uma determinada seção de uma via é possível de ser determinado por meio de contagens contínuas ou permanentes durante

  • A.

    um conjunto de dias num mês típico, efetuadas por contagem manual ou por equipamentos eletrônicos.

  • B.

    um conjunto de dias de meses típicos, efetuadas normalmente por equipamentos eletrônicos.

  • C.

    o período de 3 (três) semanas típicas no ano, efetuadas por contagem manual ou por equipamentos eletrônicos.

  • D.

    o período de um ano, efetuadas normalmente por equipamentos eletrônicos, ou pelas praças de pedágio.

  • E.

    o período de 6 (seis) meses, efetuadas normalmente por equipamentos eletrônicos.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Na fase de reconhecimento para a escolha do traçado de uma rodovia, são levantados os dados necessários, analisados e definidos os

  • A.

    taludes de corte e/ou aterro, a indicação e localização de obras de arte, dispositivos de drenagem e áreas de corte e /ou aterro.

  • B.

    limites das obras de arte correntes e especiais, as cotas da linha de greide e as declividades das rampas em porcentagem.

  • C.

    cálculos de todos os elementos necessários para a definição do projeto em planta, perfil longitudinal e seções transversais.

  • D.

    raios das curvas horizontais, estaqueamento do traçado, levantamento do perfil do terreno e escolha das curvas verticais.

  • E.

    principais obstáculos topográficos, geológicos, hidrológicos e escolhidos os locais para o lançamento de anteprojetos.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Para realizar o movimento de ultrapassagem em curvas horizontais ou verticais, em rodovias de pista simples e sentido duplo de circulação, os veículos se utilizam da faixa contrária nesta manobra, necessitam de boa visibilidade e distância para garantir sua realização com segurança. Para a velocidade regulamentada de 80 km/h a distância mínima de visibilidade, em metros, é de

  • A.

    355.

  • B.

    320.

  • C.

    180.

  • D.

    245.

  • E.

    140.

Atenção: As questões de números 75 a 80 referem-se à Legislação.

A União pretende delegar ao Estado do Ceará a administração e exploração de rodovia federal. De acordo com a legislação que rege a matéria, deverá fazê-lo mediante

  • A.

    consórcio administrativo, pelo prazo necessário à amortização dos investimentos necessários.

  • B.

    contrato de concessão, pelo prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos, prorrogável por igual período.

  • C.

    convênio, pelo prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos, prorrogável por igual período.

  • D.

    convênio, pelo prazo máximo de 5 (cinco) anos, prorrogável por igual período.

  • E.

    contrato de concessão, pelo prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos, ou convênio, em caráter precário.

Com relação aos serviços de terraplenagem e ao projeto para execução de estradas, assinale a opção correta.

  • A.

    Quando o diagrama de massas de Bruckner é ascendente, verifica-se um declive no perfil longitudinal do terreno.

  • B.

    O greide é um dos elementos altimétricos de uma estrada, representado somente a partir do perfil longitudinal do terreno.

  • C.

    As sarjetas não integram a plataforma da estrada.

  • D.

    O fator de homogeneização de um aterro é a relação entre os vazios do solo espalhado e compactado.

  • E.

    Em terrenos de baixa capacidade de suporte, o trator de rodas é indicado para a execução dos serviços de terraplenagem.

A respeito da classificação das rodovias, assinale a opção correta.

  • A.

    Define-se como volume de projeto o volume estimado de tráfego que ocorrerá em determinado tipo de via durante o ano de projeto, que geralmente dar-se-á 10 ou 20 anos mais tarde.

  • B.

    O sistema coletor encerra rodovias das classes de projeto 0, I e II.

  • C.

    As rodovias vicinais integram o sistema coletor primário ou o sistema arterial.

  • D.

    Uma das funções do sistema local é atender o tráfego intermunicipal e os centros geradores de tráfego de menor vulto não servidos pelo sistema arterial.

  • E.

    De acordo com o Highway Capacity Manual (HCM), o nível de serviço “A” é o nível representativo da capacidade da via e ocorre quando há aumento nas condições de instabilidade do fluxo e a participação em pelotões ultrapassa 75% do tempo de viagem.

Mediante a análise do volume, da velocidade e da densidade, características fundamentais dos aspectos dinâmicos do tráfego, pode-se avaliar globalmente a fluidez do movimento geral de veículos, bem como determinar o nível de serviço. Tendo essas informações como referência, assinale a opção correta a respeito das características do tráfego.

  • A.

    É adequado expandir a contagem de tráfego, independentemente do conhecimento de padrões de flutuação, visto que, apesar das variações de tráfego, o volume de veículos que passam por uma seção de uma via é praticamente uniforme ao longo do tempo.

  • B.

    A densidade de uma via aumenta linearmente, conforme o aumento de velocidade.

  • C.

    Define-se velocidade de fluxo livre como a mais alta velocidade atingida por um veículo em uma via, respeitando-se às limitações impostas pelo tráfego e não se excedendo a velocidade de projeto.

  • D.

    Denomina-se intervalo de tempo ou headway o tempo transcorrido entre a passagem de dois veículos sucessivos por determinado ponto.

  • E.

    Tempo de viagem é o período de tempo em que o veículo está em movimento.

Estudos de impacto do tráfego são realizados para avaliar a capacidade de uma rede viária de absorver o tráfego gerado pela construção de novo empreendimento com um nível aceitável de serviço. A respeito desses estudos, assinale a opção correta.

  • A.

    Não se deve utilizar a cobrança de taxas para a circulação como forma de arrecadar capital para custear as melhorias de maior porte.

  • B.

    A oferta de vagas de estacionamento é suficiente para combater os impactos causados à rede do entorno do empreendimento construído.

  • C.

    As medidas econômicas e financeiras mitigadoras dos impactos causados por empreendimentos ou polos geradores de tráfego incluem a realização de acordo para o desenvolvimento negociado, em que o custeio das obras necessárias é partilhado entre investidor e administração pública.

  • D.

    A elaboração de estudo de impacto de tráfego é sempre uma das exigências para a obtenção de licença ambiental.

  • E.

    As medidas mitigadoras relacionadas aos sistemas de transporte são mais efetivas do que as medidas mitigadoras relacionadas ao uso do solo, sendo, por isso, mais adotadas.

Com relação à sinalização das vias e às regras de trânsito, assinale a opção correta.

  • A.

    Os sinais de advertência possuem forma quadrada e fundo na cor amarela, sendo posicionados diagonalmente na vertical.

  • B.

    Os sinais de regulamentação, posicionados do lado maior na horizontal, são, na maioria das vezes, retangulares, com fundo na cor branca.

  • C.

    Considerada a ordem de prevalência, as indicações dos sinais precedem as indicações dos semáforos.

  • D.

    Afixar publicidade sobre sinalização de trânsito é permitido, desde que tenha sido devidamente autorizado.

  • E.

    A construtora incumbida de pavimentar, manter ou recuperar uma via também é responsável por realizar a sinalização, devendo fazê-lo no prazo máximo de três meses, contado da reabertura do tráfego.

Assinale a opção correta acerca do transporte ferroviário brasileiro.

  • A.

    A expansão da malha ferroviária brasileira ocorrida nos últimos anos possibilitará, a médio prazo, o aumento da competitividade dos produtos de alto valor agregado produzidos no Brasil.

  • B.

    No Brasil, tem-se intensificado o uso do modo de transporte ferroviário, em virtude da uniformidade de bitolas e da disponibilidade de linhas que cruzam o país desde o extremo Norte até a região Sul.

  • C.

    O transporte ferroviário brasileiro apresenta baixos custos fixos em localidades onde a malha é arrendada, baixo volume de capital imobilizado e baixos custos variáveis.

  • D.

    Uma das principais restrições regulatórias do setor ferroviário brasileiro consiste na inexistência de imposição legal às administrações ferroviárias quanto à obrigatoriedade de operar em tráfego mútuo ou, no caso de verificada a impossibilidade, de cumprir o direito de passagem dos outros operadores.

  • E.

    As operações acessórias à realização do transporte — tais como o carregamento, o descarregamento, o transbordo, a armazenagem, a pesagem e as manobras — são custeadas mediante a cobrança de taxas adicionais pela administração ferroviária, que negocia o pagamento dessa cobrança com o usuário.

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