Lista completa de Questões de Engenharia Civil do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito dos elementos da via permanente de uma ferrovia, julgue os itens subsequentes.
As fixações são elementos que têm como função oferecer resistência ao deslocamento vertical do trilho, provocado por variação de temperatura ou frenagem dos veículos.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito dos elementos da via permanente de uma ferrovia, julgue os itens subsequentes.
O lastro tem como função amortecer parcialmente as vibrações e garantir a estabilidade vertical, horizontal e longitudinal da via.
Na pavimentação de uma rodovia, foi selecionada para a implantação do revestimento uma mistura asfáltica do tipo SMA (Stone Matrix Asphalt). Esta mistura apresenta diversas vantagens em relação ao CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), dentre as quais é correto citar:
o menor consumo energético, uma vez que é usinado a frio.
o menor consumo de ligante asfáltico.
a maior resistência à deformação permanente.
a menor resistência à derrapagem.
a menor durabilidade.
Em relação à drenagem de rodovias, considere:
I. Os bueiros de talvegue são dispositivos destinados a conduzir para locais de deságue seguro as águas captadas pelas caixas coletoras.
II. Dissipadores de energia são dispositivos destinados a dissipar energia do fluxo d'água, reduzindo consequentemente sua velocidade, quer no escoamento através do dispositivo de drenagem, quer no deságue para o terreno natural.
III. Nos drenos de pavimento, a presença de materiais finos nos agregados aumenta sobremodo sua condutividade hidráulica.
IV. As obras para transposição dos talvegues podem ser bueiros, pontilhões e pontes.
É correto o que consta em:
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
A reciclagem de pavimentos consiste em reutilizar os materiais existentes na construção de uma nova camada, mediante a desagregação dos mesmos numa certa profundidade, a adição de um ligante ou aglomerante, água (para a hidratação, pré-molhagem e compactação), eventualmente agregados (como correção granulométrica) e algum aditivo, em uma dosagem obtida em ensaios de laboratório. Dentre estes aglomerantes está o ligante, obtido por meio da injeção, em câmaras especiais, de uma quantidade controlada de água fria e ar ao cimento asfáltico de petróleo aquecido a 180 °C, denominado de
asfalto recortado.
emulsão catiônica.
emulsão aniônica.
asfalto diluído.
espuma de asfalto.
Ao especificar uma pavimentação para um estacionamento, o engenheiro optou, para o local, por peças de concreto pré-moldadas, conforme a NBR 9781:1987 (Peças de concreto para pavimentação Especificação).
Para que as condições de aceitabilidade do material sejam as recomendadas por essa norma, na inspeção visual dos lotes, as peças defeituosas não podem ultrapassar, em cada lote, a cota de1%
2%
3%
5%
10%
135
900
1.350
1.800
2.700
Para o aterro entre as estacas 480 e 481, será adotado o fator (coeficiente) de redução fr = 1,20, e 100% do material será oriundo de uma jazida de empréstimo.
Dessa forma, o volume (natural) geométrico do corte a ser realizado para atender ao empréstimo, em m3, é90
125
150
180
360
No desenvolvimento de uma curva horizontal circular, o conceito de grau G da curva se refere a(ao)
uma medida de comprimento do raio da curva
uma medida aleatória do raio, tomada pelo projetista
um determinado ângulo central no eixo da curva
próprio raio da curva, de acordo com o ângulo fixo
ângulo central correspondente a uma corda predefinida
O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, em seu Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana, descreve os principais levantamentos e pesquisa que podem ser empregados na elaboração do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade.
Tomando por base esse Caderno de Referência, no inventário físico de um projeto, coube a um dos engenheiros fazer os seguintes levantamentos:
1 Classificação e hierarquia viária
2 Descrição de dispositivos cicloviários
3 Estações de metrô
4 Localização de polos geradores de tráfego
5 Garagens das empresas de transporte
Considerando inventário de equipamentos urbanos associados ao serviço de transporte público como grupo I e inventário do sistema viário como grupo II, os levantamentos 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem, respectivamente, à sequência
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...