Questões de Engenharia Civil do ano 2012

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Na sinalização horizontal, pode-se utilizar a marcação de faixas reversíveis (MFR) como uma alternativa para o controle do trânsito. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas sobre esse tipo de sinalização:

I. A MFR delimita a faixa que pode ter seu sentido de circulação invertido temporariamente, em função da demanda do fluxo de veículos.

II. A MFR é demarcada por duas linhas seccionadas paralelas.

III. As linhas devem ser colocadas somente nos limites internos das faixas sujeitas à reversão de sentido, sendo as linhas internas remanescentes marcadas de modo usual.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Para projetos de pontes de concreto armado, na avaliação da carga devida ao peso da pavimentação, deve ser adotado para peso específico do material empregado o valor mínimo de:

  • A.

    18 kN/m³;

  • B.

    20 kN/m³;

  • C.

    22 kN/m³;

  • D.

    24 kN/m³;

  • E.

    30 kN/m³.

De acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais (IPR 706 - 1999), o acréscimo total de largura da pista, ao longo das curvas de concordância horizontal, para possibilitar a manutenção dos afastamentos transversais necessários entre veículos em movimento, em condições de segurança, é denominado:

  • A.

    taper.

  • B.

    via marginal.

  • C.

    terceira faixa.

  • D.

    superelevação

  • E.

    superlargura.

Há algumas diferenças marcantes entre os projetos geométricos de uma ferrovia e uma rodovia. Dentre elas, pode-se citar o fato de que o projeto ferroviário:

  • A.

    possui inclinações maiores e raios maiores;

  • B.

    possui maiores variações de inclinação e raios maiores;

  • C.

    possui maiores variações de inclinação e raios menores;

  • D.

    possui menores variações de inclinação e raios maiores;

  • E.

    possui inclinações menores e raios menores.

Nas ferrovias, existe uma força de resistência que exerce bastante influência no movimento dos veículos, mas que tem pouco impacto no caso de veículos rodoviários. Esse tipo de força é a resistência:

  • A.

    das curvas;

  • B.

    do ar;

  • C.

    da temperatura;

  • D.

    da pressão;

  • E.

    da gravidade.

De acordo com a lei federal 12379/2011, as ferrovias integrantes do Subsistema Ferroviário Federal são designadas pelos símbolos “EF” ou “AF”. Desse modo, a ferrovia EF 354 é uma ferrovia:

  • A.

    longitudinal;

  • B.

    transversal;

  • C.

    diagonal;

  • D.

    de ligação;

  • E.

    de acesso.

A bitola de uma via férrea é uma característica fundamental tanto do seu traçado como da exploração econômica da ferrovia. Assim, em relação à bitola larga, uma via construída com bitola métrica usualmente:

  • A.

    possui curvas de maior raio;

  • B.

    tem maior resistência à tração;

  • C.

    demanda maior largura de plataforma;

  • D.

    possui material rodante mais barato;

  • E.

    demanda maiores gastos na construção de obras de arte.

Dormentes de madeira são amplamente empregados em vias férreas. Para garantir sua durabilidade, porém, é necessário realizar o tratamento químico da madeira, através de preservativos oleosos ou hidrossolúveis, de forma a torná-la tóxica a fungos e insetos. Um preservativo oleoso é:

  • A.

    CZA;

  • B.

    CCA;

  • C.

    Sal de Wolman UAR;

  • D.

    Woldanit CB;

  • E.

    Creosoto.

  • A.

    deenik;

  • B.

    GEO ou K;

  • C.

    pandrol;

  • D.

    grampo elástico simples;

  • E.

    grampo elástico duplo.

  • A.

    sublastro, lastro e leito;

  • B.

    sublastro, subleito e leito;

  • C.

    lastro, sublastro e subleito;

  • D.

    lastro, subleito e leito;

  • E.

    lastro, sublastro e leito.

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